Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Lubrificação da corrente
#45
olobo Escreveu:Ninguem aqui usa graxa branca? Todo mundo usa o óleo 90?

Pelos comentários a maioria aqui condena o uso da graxa branca, mas é o que eu uso regularmente meu caro.
Porque usar a graxa a base de cálcio?
A graxa a base de cálcio é o produto usado pelas autorizadas Honda, pois foi desenvolvida para mecanismos que necessitam das seguintes características:
- alta resistência a ação da água,
- grande resistência à oxidação,
- textura macia e aderente (ponto de gota por volta dos 95ºC),
- boa bombeabilidade,
- penetração¹ na ordem de 265 a 295, trabalhando na temperatura ambiente (25°)

A formação de resíduo na verdade não é um problema. É decororente da característica da aderêcia do lubrificante, que evita o escoamento do mesmo.
Melhor que a graxa a base de cálcio seriam as graxas a base de sabões de alumínio, que apesar de ser semelhantes se às graxas de cálcio na qualidade lubrificante e textura, são mais estáveis do que as graxas de cálcio, apresentando vantagens em presença de água. São graxas com custo bem mais elevado e portanto, pouco usadas (relação custo benefício).
Melhor ainda seria usar um produto a base de Bisulfeto de Molibdênio, mas o custo é também muito elevado, e se calcularmos o aumento da durabilidade da relação e o custo da sua aplicação nesse período, chegaremos em um resultado que mostrará ser menos vantajoso o uso de tal produto.
Não quero convencer ninguêm a usar graça a base de cálcio, muito pelo contrário. Creio que cada um deve usar o produto que julgar mais adequado, de acordo com a utilização que faz da motocicleta.
Só estou espondo a minha opinião, procurando ao máximo me isentar de "achismo" e me baseando nos conhecimentos de tribologia que adquiri nesses mais de 32 anos na área de mecânica.

1 - O teste de consistência é um controle mais importante na fabricação de uma graxa e é determinado pelo ponto de penetração. O ponto de penetração é determinada pela penetração de um cone especial, de aço ou latão, com vértice em forma de agulha, o qual é deixado cair na graxa a uma temperatura de 77ºF (25ºC) durante cinco segundos. A penetração é a medida da consistência da graxa e é expressa em décimo de milímetros.


Para quem usa a graxa a base de cálcio, estou apresentando aqui um lubrificador que coloquei na minha moto. Essa Gambitech facilita muito
lubrificação da corrente, e pode ser feita com a moto em movimento.
O custo é baixo e a confecção extremamente simples.
Material necessário:
- um sugador de solda (R$ 8,00)
- 15 cm de mangueira (R$ 0,50)
- duas abraçadeiras de nylon, do tipo "engasga gato"

Não foi preciso fazer nada complicado para a coisa funcionar. Basta retirar o pino interno do sugador (só abrir e puxar com alicate) e conectar a mangueira.
Eu recortei com estilete o botão de trava do embolo, já que o mesmo é saliente e não será usado no lubrificador. Recortando esse botão ficará mais fácil a remoção da tampa para recolocar graxa.

Segue uma foto do lubrificador montado:

[Imagem: vista_geral.jpg]

[Imagem: lubrificador.jpg]
Rá-1000-ton
=================================================================
Responder


Mensagens neste Tópico

Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 12 Visitante(s)