03-01-2008, 04:55 PM
Boa tarde galera,
Pelo jeito muitos aqui tiveram problemas com a trava do pinhão. Por enquanto não tive problemas com a minha e olha que ela está com um pouco mais de 112.000 km e com a mesma trava desde quando a peguei com 18.450 kms.
Como já foi citado por alguns, também uso o pinhão de 15 dentes e desde quando a peguei e a única alteração que fiz foi tirar aquele protetor/calço que vai atrás da tampa pois com o pinhão de 15D, ele ficava entre a parte interna e externa da corrente, bem no meio.
O único cuidado que se deve ter é de não deixar a corrente frouxa pois se ficar irá bater na carcaça do motor (experiência própria) e aí o prejuizo é grande. Percebi esse detalhe pois começava a fazer certos ruídos na tampa lateral pois sem o protetor a corrente batia no parafuso que segura a tampa (daí o barulho) e como não estiquei preventivamente, e quando o fiz observei um certo desgaste no mesmo.
Como já citei anteriormente, uso corrente KMC com retentor, coroa Riffel de 38D que é a menor existente para a Sahara e pinhão Riffel ou Vaz, quando não acho o primeiro. Mantenho também uma folga de 2,5 a 4,5 cm de folga na corrente; é só pedir para alguém com mais ou menos o seu peso sentar na moto, daí vc levanta a corrente e verifica se essa folga está em mais ou menos dois dedos, e se tiver vai bater mesmo na carcaça ou parafuso (bucha) da tampa do pinhão. Lubrifico com óleo 140 a cada 3 dias de trabalho (que no meu caso são 600 kms, pois trabalho em São Paulo e moro em Indaiatuba) e vou levando assim.
Só pra se ter uma idéia, troquei a relação com 95.560 kms e hoje ela está com um pouco mais de 112.000 Kms e não regulei ainda a relação, está exatamente onde foi colocada na regulagem 21. A relação anterior durou um poco mais de 26.000 KMs e sucessivamente. No caso da corrente KMC com retentor, ela possui 116 elos e retiro sempre 8 elos e outro detalhe importante, o problema pode não estar na trava e no pinhão, pois não sei se foi o caso mas muitas pessoas esquecem de trocar o parafuso da trava do pinhão e este sim, mantem o pinhão sem muita folga porque essa sempre vai existir.
Espero ter ajudado
Abraço a todos
Mar
Pelo jeito muitos aqui tiveram problemas com a trava do pinhão. Por enquanto não tive problemas com a minha e olha que ela está com um pouco mais de 112.000 km e com a mesma trava desde quando a peguei com 18.450 kms.
Como já foi citado por alguns, também uso o pinhão de 15 dentes e desde quando a peguei e a única alteração que fiz foi tirar aquele protetor/calço que vai atrás da tampa pois com o pinhão de 15D, ele ficava entre a parte interna e externa da corrente, bem no meio.
O único cuidado que se deve ter é de não deixar a corrente frouxa pois se ficar irá bater na carcaça do motor (experiência própria) e aí o prejuizo é grande. Percebi esse detalhe pois começava a fazer certos ruídos na tampa lateral pois sem o protetor a corrente batia no parafuso que segura a tampa (daí o barulho) e como não estiquei preventivamente, e quando o fiz observei um certo desgaste no mesmo.
Como já citei anteriormente, uso corrente KMC com retentor, coroa Riffel de 38D que é a menor existente para a Sahara e pinhão Riffel ou Vaz, quando não acho o primeiro. Mantenho também uma folga de 2,5 a 4,5 cm de folga na corrente; é só pedir para alguém com mais ou menos o seu peso sentar na moto, daí vc levanta a corrente e verifica se essa folga está em mais ou menos dois dedos, e se tiver vai bater mesmo na carcaça ou parafuso (bucha) da tampa do pinhão. Lubrifico com óleo 140 a cada 3 dias de trabalho (que no meu caso são 600 kms, pois trabalho em São Paulo e moro em Indaiatuba) e vou levando assim.
Só pra se ter uma idéia, troquei a relação com 95.560 kms e hoje ela está com um pouco mais de 112.000 Kms e não regulei ainda a relação, está exatamente onde foi colocada na regulagem 21. A relação anterior durou um poco mais de 26.000 KMs e sucessivamente. No caso da corrente KMC com retentor, ela possui 116 elos e retiro sempre 8 elos e outro detalhe importante, o problema pode não estar na trava e no pinhão, pois não sei se foi o caso mas muitas pessoas esquecem de trocar o parafuso da trava do pinhão e este sim, mantem o pinhão sem muita folga porque essa sempre vai existir.
Espero ter ajudado
Abraço a todos
Mar