12-12-2005, 09:26 AM
Kquilha, embora o manual recomende 1,3 L não use, o nível vai ficar no limiar no limite mínimo.... pelo menos na minha, não sei na sua... eu prefiro utilizar 1,5 L a 1,6L se for sem troca de filtro de óleo, fica entre as duas marcas (máximo e mínimo).
O mecânico tem um fundo de razão, talvez até esteja certo. Eu só comprei a briga porque ele foi muito estúpido comigo e eu queria trocar o filtro e o cara disse que iria buscar na outra loja, que demorava 10 minutos e demorou 40, tava puto da vida....
mas é o seguinte:
1- o procedimento de retirada do óleo velho influencia na quantidade e/ou nível do óleo. Mecanicos fazem tudo na correria, não esperam sair tudo. Quando eu retiro o óleo velho, dá uma diferença de quase 200 mL pra manter o mesmo nível. Sei disso porque sempre compro dois litros e guardo o restante. Quando mando trocar na oficina (1,5 L) o nível fica mais alto na vareta que quando eu troco e coloco a mesma quantidade...
2- Na minha moto, não sei se é igual pra todas, se eu trocar e colocar só 1,3 L, vai ficar baixo, próximo do limite mínimo. Arriscado, principalmente porque a sassa esquenta bastante.
3- Quando eu faço a troca, que realmente retiro todo o óleo velho e se quizer levar o nível lá no máximo, terei de colocar 1,7 L ou mais. Acho que é aí que tá o lance, os caras não esgotam direito, deve ficar uns 200 mL do óleo velho na moto, aí metem 1,7 L e a moto fica vazando óleo novamente, ou seja, deve ter entre 1,9 a 2 L de óleo no motor, quantidade que só deve ter quando se abre o baita ou 1,8 L ou um pouquinho
mais se trocar o filtro também.
Isso na minha moto, não sei se é igual pra todas, já que o próprio manual diz "aproximadamente" 1,3 L para troca de óleo, se não me engano 2 L quando abrir o motor. Ou seja, assumem com isso que o
motor esconde óleo.
Pra ficar no meio do caminho, coloco 1,5 L e verifico o nível a cada 400 km, aproximadamente. Detalhe, nunca precisei completar.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
![[Imagem: cachoeiracopy.jpg]](http://i37.photobucket.com/albums/e92/martinez1178/Avatar/cachoeiracopy.jpg)