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Pistão, paralelo vs original
#6
Piske, isso já é sabido.
Tem tópico falando sobre isso.

Retentores são sabó
Corrente de comando é DID
Rolamentos são NTI

Anéis não consegui descobrir na outra refífica que fiz qual é o fornecedor Honda,
apelei para os anéis Rick
Biela também não consegui descobrir quem fornece, apelei na época para TXK
mas a caiola e os roletes tem que ser originais.
Pistão é outro que não descobri quem fornece. Sei que as Honda de baixa cilindrada usam
pistão KMP, e foi um desse que coloquei na sahara e deu problema.

E por ai vai.

Veja o relato completo das dicas
Martinez Escreveu:Vamos lá turminha, dicas pra quem for fazer motor da saharita.

Eu estou fazendo compleitinho completinho.

Juntas originais - R$ 308,00
Juntas paralelas marca Valflex - R$ 22,00
Economia - R$ R$ 286,00

Corrente de comando original - R$ 186,00
Corrente de comando original mas comprada do fornecedor (DID) - R$ 135,00
Pinhão e coroa do comando não tem paralelo, mas, comprando original fora da honda
é mais barato.
Pinhão (munhão) na Honda - R$ 127,00
Pinhão original fora da honda - R$ 120,00
Coroa na Honda - R$ 137,00
Coroa fora da honda - R$ 105,00
Economia - R$ 90,00

Pistão original - R$ 296,00
Pino do pistão original - R$ 70,00
Jogo de anéis original - R$ 170,00
Pistão e pino KMP, mais jogo de anéis Rik - R$ 85,00
Economia - R$ 451,00

Rolamentos. São 8 rolamentos ao todo no motor da sahara.
4 são genéricos, de uso comum, 2 não são genéricos mas não são muito difíceis de encontrar,
mas 1 jogo, o do virabrequim é específico, caro e difícil de encontar.
O jogo completo com os 8 rolamentos na honda - R$ 992,00
O jogo completo da mesma marca (NTN) comprado do fabricante - R$ 350,00
Economia - R$ 642,00
Os rolamentos originais da sahara é marca NTN, mas pode-se comprar além desses, que são mais caros,
os da marca SNK, NACHI ou FAG são de primeira linha, pode comprar sem medo.

Biela original - R$ 345,00
Biela TXK - R$ 80,00
Mas tem que comprar a gaiola original honda, que custa R$ 50,00.
Os roletes podem ser os da TXK mesmo.
Economia - R$ 215,00

Retífica de cabeçote e passe no cilindro.
Leve você mesmo para fazer, pois se deixar para a honda fazer, eles terão que cortar nota fiscal,
e computa um imposto de 17,5%, mais porcentagem de garantia, mais uma taxa de 5 a 10% para lucro deles.
Melhor fazer por conta própria, vai economizar uns R$ 130,00 a R$ 180,00.

Mão-de-obra.
Mecânico fora da honda combram entre R$ 150,00 a R$ 200,00 para abrir e fechar.
Mecânico da honda cobra R$ 330,00. Como não tenho ninguém de confiança, eu particularmente
preferi pagar os 330...

No final das contas, com os ítens listados acima, um orçamento que ficaria em R$2.681,00 em peças,
ficou por R$ 997,00; com uma economia de R$ 1.684,00

É isso amigos, espero ter ajudado.
E falando em ajuda, Obrigado a todos que postaram anteriormente, foram de super-ultra-grande valia.

Abraços a todos e bons ventos.

Link dessa discussão ai
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=1620&start=0">http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2 ... 20&start=0</a><!-- m -->
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
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