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Como instalar uma bateria de no break na moto
#56
O Indomado Escreveu:Galera, galera, galera...

reles não diminuem o consumo de lampadas!

eles apenas evitam o derretimento de interruptores e fios por onde passa a corrente (se usar o rele com um fio de bitola adequada).

para usar corretamente um relé, você deve alimentá-lo com a corrente que vem do interruptor da lampada original. e para alimentar a lampada mais forte, deve-se puxar um fio mais grosso da bateria, passar pelo relé e entao para a lampada.

essa vale atá pra casa:
tomadas e interruptores que esquentam, estão gerando um consumo maior do que o calculado, pois o calor é oriundo da resistencia à passagem da corrente, seja ela qual for. mantenha as tomadas limpas e descarte interruptores muito velhos.

fios que aquecem, consequentemente terão o material isolante endurecido, ressecado e rachado, o que representa risco de curto e chamas.

Realmente atenção a esta dica do Indomado! ! !
O relê funciona como uma "chave" mais reforçada.
Para quem não quer colocar um botão muito grande/forte para ligar a luz ou buzina, etc., o recomendado é utilizar um relê.
mas é importante saber instalar, pois o mesmo (4 pólos) utiliza dois pólos que são o positivo e o negativo que acionam o próprio relê (neste caso o positivo é aquele que vêm do botão original da luz) e os outros dois pólos são utilizados para passagem da energia elétrica com grande amperagem, ou seja, vem um fio de bitola grande, da bateria e sai outro fio de bitola também grande para a lâmpada ou buzina, etc.
A bateria não será melhor ou pior carregada com ou sem relê.
Ele apenas reforça e protege a fiação utilizada.

Martinez Escreveu:Eu já testei a moto com a luz alta ligada e mais duas lâmpadas de 55, ou seja,
uma de 60 e duas de 55, e estava carregando a bateria normalmente.
Só não pode ligar tudo e ficar com a moto desligada ou mesmo na lenta, ai não carrega.

Outra dica importante:
Ao parar a moto desligue as luzes e quando for dar a partida tenha em mente que "é melhor" (não obrigatório) as luzes estarem apagadas também, pois na partida é que se consome boa parte da bateria.
Quando se anda muito na cidade em pequenos trechos, muitas vezes a bateria não dá conta de carregar suficientemente o que é gasto de energia, assim, é essencial que de vez em quando se faça uma viagem para dar uma boa carga na bichinha...
Em trechos acima de 100 km já existe um ganho considerável na carga da bateria.
O problema está nos pequenos trechos, haja vista a obrigatoriedade de andar com os faróis acesos, causando um desgaste da carga da bateria.

É o que tenho de conhecimento.

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