15-10-2007, 04:38 PM
Galera,
depois de uma certa desilusão com óleo mineral da Mobil e aconselhado por alguns amigos que possuem há anos motos, principalmente esportivas, resolvi mudar para o óleo sintético da Motul, o 5100. Estou economizando em torno de 10% em consumo de combustível, sempre com garupa, após esta troca. Uso escapamento esportivo na moto e ela bebe mais um pouquinho do que com escapamento original, porém vejo que a potência deu uma subita. Raramente, com duas pessoas, eu conseguia atingir os 8500 rpm (limite da faixa vermelha), entretanto agora ela chega rápido. Tenho que ficar ligado, para não chegar na faixa vermelha do conta-giros. Além desta vantagem, vejo que as trocas regulares diminuirão para menos da metade, pois vc pode trocar o óleo com 10.000km. O motor da Sahara é de média rotação e com baixa compressão e isto facilita o rendimento deste óleo. Ainda, não terei que ficar abrindo aquela tampa de acesso ao filtro, pois aqueles parafusos aleen são de matar. A Honda poderia ter colocado outro parafuso. Inclusive, para realçar, fui aconselhado por um mecânico experiente a acessar o mínimo possível esta tampa, pois é uma peça frágil da moto.
depois de uma certa desilusão com óleo mineral da Mobil e aconselhado por alguns amigos que possuem há anos motos, principalmente esportivas, resolvi mudar para o óleo sintético da Motul, o 5100. Estou economizando em torno de 10% em consumo de combustível, sempre com garupa, após esta troca. Uso escapamento esportivo na moto e ela bebe mais um pouquinho do que com escapamento original, porém vejo que a potência deu uma subita. Raramente, com duas pessoas, eu conseguia atingir os 8500 rpm (limite da faixa vermelha), entretanto agora ela chega rápido. Tenho que ficar ligado, para não chegar na faixa vermelha do conta-giros. Além desta vantagem, vejo que as trocas regulares diminuirão para menos da metade, pois vc pode trocar o óleo com 10.000km. O motor da Sahara é de média rotação e com baixa compressão e isto facilita o rendimento deste óleo. Ainda, não terei que ficar abrindo aquela tampa de acesso ao filtro, pois aqueles parafusos aleen são de matar. A Honda poderia ter colocado outro parafuso. Inclusive, para realçar, fui aconselhado por um mecânico experiente a acessar o mínimo possível esta tampa, pois é uma peça frágil da moto.