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Sahara vs XT 600 Z Ténéré
#20
Bom, como prometido...fiquei 2 anos e meio de sahara x um ano de tenere.

Relação ciclística.

Sahara e uma moto leve, robusta mas com autonomia muito pequena a minha fazia 240Km com um tanque, a Teneré faz mais 400kms com um tanque (nunca cheguei no limite), média de 21.5 na estrada carregada com garupa mais alforges, mais bauleto, média de consumo da cidade é de 18.5 a 19 km/l.

Realmente de inicio pra fazer curvas a sahara parecer ser melhor, mas qd eu acostumei com o tamanho da moto, pq muda tudo, faço as mesmas curvas com Te, alias eu prefiro fazer curvas com a te, acho a moto mais pesada e mais estável.

Em relação a pilotar na cidade, a sahara é show, até mesmo pq é uma moto menor, assim com a minha ex NX200 é muito melhor que sahara para centros urbanos, pois é uma moto menor e mais leve, entra em qq corredor etc...

Posição de pilotagem

Na tenere vc fica totalmente esticado em cima da moto, os braços esticados, pernas confortáveis, coluna muito bem confortável.... na sahara eu ficava encolhido em cima de moto, na sahara o meu braço ficava em posição de ‘L’ o banco da tenere é mais largo, no inicio em viagens a virilia doía, pq a moto é mais largar e o lugar do banco/tanque onde fica a perna exige que vc fique com a perna mais aberta por a moto ser mais larga, mas nada que em alguns dias eu já estivesse adaptado portanto banco mais largo menores dores na bunda.

Me lembro qd comprei a pedaleira da roncar, nossa foi o pior investimento que fiz pra uma moto até hoje na minha vida, coloquei ela na minha sahara na viagem pra Ubatuba do ano passado, fui daqui lá e coloquei as pernas nessa pedaleira uns 4 Kms, começou a doer tudo, perna coluna, braço...nossa como eu ficava encolhido em cima da moto....foi horrível, arranquei ela e nunca mais usei, vendi a moto e a pedaleira ta lá em casa, agora vou adaptar ela pra tenere...vou aumentar a “distancia” dela em relação a posição em que fico sentado na moto., a minha namorada ficava reclamando de dor na perna, a perna dela ficava encolhida na pedaleira na sahara, a tenere ela acha excelente, eu tenho 1.80m de altura a 70kg a minha namorada tem 1,65 acho de altura...hehehe

Mecânica: foi citado que a tenere dá problema com a placa de partida, concordo, a placa de partida é um lixo, mas a minha até agora naum apresentou porblemas e to tocando ela assim, já rodei 19000 kms de agosto do ano passado até agora...e não sei qt ela já era rodada qd peguei ela (não confio em velocímetros). Na minha opnião, o conjunto corrente de comando da sahara á um lixo e naum agüenta muita coisa, e c hoje vc for trocar tudo, pq qd vc troca a corrente tem que trocar as 2 engrenagens do conjunto eu garanto que naum sai por menos de R$400 pilas a brincadeira e a placa de partida da tenere vc gasta um pouco mais pra deixar ele zerada em ordem. Bom relação a peças, pasmem, mas o motor é idêntico ao da XT 2004, tudo, rolamentos, virabrequim, anéis, retentores tudo tudo, muda alguma coisinha, mas bem pouco, pra vcs terem idéia eu tive um problema sério na minha sahara, qd comprei não prestei atenção na maldita trava de pinhão e q o eixo tinha c desgastado e uma trava não agüentava 500kms e depois da minha 1º viagem percebi que maldita 5º marcha escapava e engatava de novo..bom assumi o risco...resolvi rodar e abri o motor mais pra frente pra fazer isso, fui comprando as peças aos poucos pasmem novamente, fiquei um ano atráz de peças pro motor, comprei:
Eixo do pinhão
Juntas
O conjunto de 5º marcha inteiro
Garfos seletores de cambio
Conjunto de corrente de comando
Rolamentos
Retentores
Disco de embreagem... etc
Foi um inferno, vieram peças de vários lugares de brasil pq eu naum achava elas em um único lugar e o kra da honda aqui em são carlos tava metendo a faca em mim pra encomendar elas aqui...

Bom, onde to querendo chegar, qd eu comprei a tenere mandei dar um trato geral e percebi que tinha que trocar a embreagem, qd fiu ver o manual, lá consta 8 discos aiii gelei, deu tremedeira, pq qd eu fui comprar os disco da embreagem da sahara a honda me cobrou só e só R$75.00 por disco e são 5, ai pensei...”vixi 8 discos, vo morre com uns R$500 pilas...”, passei na Yamaha ai o kra me falou que a minha embreagem é a mesma da XT 2004 deu tremedeira de novo....mas......ficou em R$145.00 os 8 discos com nota e original...então acho muito mais difícil achar peça pra sahara do que a tenere, um outro amigo ficou com a sahara dele parada 1 mês esperando os reparos do manete de freio dianteiro e qd chegou, veio faltando peças, semana passada eu fui na yamaha e os kras tem a pronta entrega todo o conjunto (manete, caixa de óleo, reparo, vedação etc).

Eu garanto que é muito mais facil achar peças pra tenere, claro que tem as exceções assim com a honda tb tem....

Acho que alguém deve estar c perguntado:”O kra fez tudo” fiz sim e pq eu vendi?? Pq maldita da 5º marcha que eu tinha trocado tudo, continuava dando problemas....ai meu fiquei irritado super irritado, mesmo assim fiquei com ela por mais um ano...bom ai surgiu outro problema, depois de ter rodado 14000kms, nas subidas qd era preciso dar uma “enroladinha” no cabo, o motor começou a fazer um tec tec tec...e isso tava aumentando, deixei a moto uma semana com o meu mecânico e ele rodou na estrada e ficou assustado com tec tec tec....ai kra sem chance, passei pra frente....a gente naum consegui chegar em uma opnião e o motor foi montado na minha frente, eu e o meu mecânico fizemos o trampo juntos.....

Falando da tenere:

Em relação estrada eu diminui a relação dela, coloquei coroa de 40 dentes (original é 45) então ela está mais alongada, então hoje eu rodo carregado a 120 km/h com 4500 a 5000 giros, na sahara a 120 km/h eu me lembro que ficava a mais de 6000 giros, diferença enorme 600cc a 4500/5000 giros pra 350cc 6000giros...aaaa ia me esquecendo, alguém comentou sobre e vibração....é mais forte sim, mas o giro é bem menor, então depois que vc sai da faixa de “ressonância” provocada pela vibração em uma acelerada, a moto fica bem macia, claro naum é uma 2 ciclindros, mas fica bem macia sim....um amigo meu rodou com ela na estrada esse domingo e ele acho que no inicio ela vibra mais que a XR200 mas depois da faixa de ressonancia ela fica mais macia.....mesmo pq a própria inercia dela devido a sua "massa" reduz a vibração da moto.

Portanto robustes de motor, naum tem comparação a teneré é muito mais robusta.

Qd vc está no vácuo de um caminhão praticamente vc naum sente, a moto naum balança etc....fica super firme....

Freio dela é ruim...naum gosto, mas estou adaptado....

Eu tenho 2 faróis em relação a 1 da sahara, e uso 2 lampadas de 75W ligada em relê direto, aumentando a potencia da iluminação.

Troca de óleo a cada 3000kms me possibilitando um maior percurso sem ter que parar pra troca de óleo, a minha sahara era a kda 1500kms.

Eu aconselho pra quem tem vontade de ir dar uma voltinha em uma tenere que vá, sinta a moto etc, são bem diferentes....

Agora, é uma moto maior, mas pesada etc etc etc, quem naum tem perna naum adianta, naum consegue ficar com a moto, mas eu acho super legal a moto, to adorando encho o tanque rodo pra dedéu.....naum tem erro....voltaria pra uma sahara em ultimo caso, enquanto puder manter a ténere vou tocando....lógico, comprar ela pro dia a dia é meio exagerado, mas eu uso a minha todos os dias, alías eu só tenho ela e mais nenhum meio de condução...rodo todos os dias com ela...

Outra coisa é preço, paguei R$10500, já tive R$12000 com ela montada com os alforges e baú.....

Conselho, eu fiquei procurando a minha 8 meses pra comprar, fui em vários lugares e cidades pra ver tenerés, portando, quem quiser adquirir uma, o meu conselho é q pesquise mesmo, todas, olhem, conversem com que tem ou teve, compre a moto qd estiverem totalmentes esclarecidos, eu garanto que irão comprar um excelente moto e não irão c arrepender....

Bom, acho que escrevi bastante, quem quiser mais detalhes pode me escrever q estarei a disposição.

Mais uma coisa: 91, 92, 93 e algumas poucas ano 90 são 2VG - 2 faróis, paralama baixo, tanque de 24L e as 86 até 89 são todas 2TY - uma farol paralama alto na frente tanque de 22L.

Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin
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