21-09-2007, 08:31 PM
PILOTAGEM COM CHUVA
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=G7zuMnRWTa8[/youtube]
PNEUS, UMA QUESTÃO DE SEGURANÇA
Numerosos testes demonstraram que geralmente é mais fácil controlar uma perda de aderência traseira do que dianteira;
Se o pneu dianteiro derrapar, o motociclista perderá, por um curto espaço de tempo, o controle da moto;
Se a perda de aderência ocorrer nas rodas traseiras, a situação será muito mais difícil de controlar.
Por isso, para uma segurança reforçada, a melhor prática é colocarmos pneus novos:
Para uma boa estabilidade na frenagem;
Para uma melhor aderência nas curvas.
Melhor não usar todo o limite de desgaste do pneu
Pela lei brasileira, a profundidade mínima dos sulcos é 1,6 mm.
Pneu tem data de validade!
A vida de útil de um pneu é de cerca de 5 anos.
Depois disso ocorre ressecamento da borracha, perda de flexibilidade, micro-rachaduras e tendência ao “estouro”.
A data de fabricação está na lateral do pneu com o código “DOT”.
DOT 5001 significa que o pneu foi fabricado na semana 50 de 2001.
E o descarte dos pneus?
Enquanto no mundo inteiro o pneu é considerado um grave problema ambiental, pois leva mais de 600 anos para se decompor, no Paraná, a Unidade de Negócio da Industrialização do Xisto da Petrobras (SIX), está reciclando o produto;
A SIX recebe os pneus inservíveis de empresas fabricantes e importadoras do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais;
Desde que a tecnologia foi implantada, em maio de 2001, a SIX já reciclou mais de 9 milhões de pneus;
No co-processamento de pneu e xisto, são obtidos gases, óleo combustível e enxofre;
Cada pneu fornece 52% de óleo, 2,4% de água, 3,6% de gás e 42% de resíduo que, misturado ao xisto já beneficiado, serve de insumo para termoelétricas ou pode retornar ao solo sem agredir o meio ambiente;
O arame dos pneus é levado para reciclagem nas indústrias siderúrgicas;
Essa é mais uma das formas que a Petrobras encontrou para contribuir com a melhoria da qualidade da vida urbana.
Texto adaptado de Milton jose de souza (Miltão), publicado no site <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.motoseguranca.com.br">www.motoseguranca.com.br</a><!-- w -->
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=G7zuMnRWTa8[/youtube]
PNEUS, UMA QUESTÃO DE SEGURANÇA
Numerosos testes demonstraram que geralmente é mais fácil controlar uma perda de aderência traseira do que dianteira;
Se o pneu dianteiro derrapar, o motociclista perderá, por um curto espaço de tempo, o controle da moto;
Se a perda de aderência ocorrer nas rodas traseiras, a situação será muito mais difícil de controlar.
Por isso, para uma segurança reforçada, a melhor prática é colocarmos pneus novos:
Para uma boa estabilidade na frenagem;
Para uma melhor aderência nas curvas.
Melhor não usar todo o limite de desgaste do pneu
Pela lei brasileira, a profundidade mínima dos sulcos é 1,6 mm.
Pneu tem data de validade!
A vida de útil de um pneu é de cerca de 5 anos.
Depois disso ocorre ressecamento da borracha, perda de flexibilidade, micro-rachaduras e tendência ao “estouro”.
A data de fabricação está na lateral do pneu com o código “DOT”.
DOT 5001 significa que o pneu foi fabricado na semana 50 de 2001.
E o descarte dos pneus?
Enquanto no mundo inteiro o pneu é considerado um grave problema ambiental, pois leva mais de 600 anos para se decompor, no Paraná, a Unidade de Negócio da Industrialização do Xisto da Petrobras (SIX), está reciclando o produto;
A SIX recebe os pneus inservíveis de empresas fabricantes e importadoras do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais;
Desde que a tecnologia foi implantada, em maio de 2001, a SIX já reciclou mais de 9 milhões de pneus;
No co-processamento de pneu e xisto, são obtidos gases, óleo combustível e enxofre;
Cada pneu fornece 52% de óleo, 2,4% de água, 3,6% de gás e 42% de resíduo que, misturado ao xisto já beneficiado, serve de insumo para termoelétricas ou pode retornar ao solo sem agredir o meio ambiente;
O arame dos pneus é levado para reciclagem nas indústrias siderúrgicas;
Essa é mais uma das formas que a Petrobras encontrou para contribuir com a melhoria da qualidade da vida urbana.
Texto adaptado de Milton jose de souza (Miltão), publicado no site <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.motoseguranca.com.br">www.motoseguranca.com.br</a><!-- w -->
Moto Grupo Sahara Maníacos Mototurismo.
Mototurismo entre amigos!!!
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