07-08-2007, 01:26 PM
Então André, mais algumas considerações que consegui com a ajuda de um amigo entendido em mecânica.
Só fará sentido com a moto PARADA... e lembrando que refrigerar o óleo não é refrigerar o motor... Nos radiadores dos carros o líquido a ser refrigerado é a água, que retém muito menos calor do que o óleo. Esse mesmo líquido passa pelas cavidades do bloco e cabeçote do motor e não somente nos dutos de lubrificação como faz o óleo. As aletas do motor são responsáveis pela refrigeração do mesmo e dessa forma faria sentido colocar a ventoinha nas aletas, assim como é feito nos motores dos VW refrigerado a ar. Pode até ser que o motor trabalhe alguns graus a menos... mas com uma diferença imperceptivel. Não vou entrar em discução aberta mas essa ventoinha na verdade é um placebo... ele realmente está convencido que a melhora é sensível.
O comportamento do óleo é completamente adverso em relação à água pois além do ponto de ebulição ser muito alto, também acontece um fenômeno associado à viscosidade. Quando mais fluido vai ficando o óleo mais rapidamente ele resfria e essa característica regula a temperatura do óleo. O óleo aquece mais e a viscosidade diminui. Maior fluidez mais rápido ele esfria.
Bom... tudo isso bastaria mas se olhar o radiador de um carro vai perceber que existe os difusores de ar com o objetivo de fazer a circulação controlada. A ventoinha só se torna eficiente no radiador se os difusores estiverem bem projetados.
Quer mais?... os difusores são tão importantes que no fusca a temperatura sobre assustadoramente se forem retiraras duas placas difusoras, feitas de fibra e que ficam na lateral do motor.
Mas ele disse que melhorou consideravalmente, como "consideravelmente" é relativo,
gostaria de tentar descobrir a melhora em números...
Tenho medo que essa lance da ventuinha seja igual ao engano que temos ao colocar escapamento esportivo.
A grande maioria diz que ao colocar escapamento esportivo a moto se transforma,
eu coloquei, mexi em carburação, bla bla bla, e não senti diferença alguma.
Eu acho que o Elvis Ricardo matou a charada. Se vc acelerar forte e parar repentinamente,
ai sim a ventuinha irá fazer a diferença, pois o óleo estará muito mais quente que o ar ambiente e
estando vc parado no sinal sem ventilação, uma ventuinha será muito bem vinda (para arrefecer o óleo).
Entrento, parado do sinal o motor não está fazendo esforço, por isso acho que o benefício pode não ser tão grande assim,
pois sem pressão do óleo tudo fica mais fácil.
Eu peguei minha sahara com 36 mil e hoje está com 87 mil. Já fiz de um tudo com ela,
trilhas, barro, serras, nivel do mar, estrada, uso urbano, etc.
Aqui em Pira o verão é muito quente, chegando a 37ºC no meio dia.
As únicas situações onde minha sahara esquenta a ponto de incomodar a perna é quando saio para uso
urbano com sol a pino e faço exatamente o que o Elvis disse ai, acelera forte e para logo em seguida.
Mas é notadamente sentido que na mesma rapidez que o motor esquenta quando tu acelera, também esfria.
O que faz o motor esquentar é alto rpm (ou alta exigência por força) associado com baixa velocidade.
Eu não ando a 7 mil rpm no corredor, ando no máximo a 4.500 a 5000 rpm, nunca tive superaquecimento do motor.
Já tive aquecimento subindo de ubatuba para Taubaté, na serra, já tive quando fui a Campos do Jordão,
também nas subidas, pois estava acompanhando o Padreco na XT600 e subi a serra com garupa e tirando o máximo da moto (alto rpm a baixas velocidades).
Mas sou da mesma opnião do Andresão, to doido pra saber da eficiência da gambitech.
Abraços.
Só fará sentido com a moto PARADA... e lembrando que refrigerar o óleo não é refrigerar o motor... Nos radiadores dos carros o líquido a ser refrigerado é a água, que retém muito menos calor do que o óleo. Esse mesmo líquido passa pelas cavidades do bloco e cabeçote do motor e não somente nos dutos de lubrificação como faz o óleo. As aletas do motor são responsáveis pela refrigeração do mesmo e dessa forma faria sentido colocar a ventoinha nas aletas, assim como é feito nos motores dos VW refrigerado a ar. Pode até ser que o motor trabalhe alguns graus a menos... mas com uma diferença imperceptivel. Não vou entrar em discução aberta mas essa ventoinha na verdade é um placebo... ele realmente está convencido que a melhora é sensível.
O comportamento do óleo é completamente adverso em relação à água pois além do ponto de ebulição ser muito alto, também acontece um fenômeno associado à viscosidade. Quando mais fluido vai ficando o óleo mais rapidamente ele resfria e essa característica regula a temperatura do óleo. O óleo aquece mais e a viscosidade diminui. Maior fluidez mais rápido ele esfria.
Bom... tudo isso bastaria mas se olhar o radiador de um carro vai perceber que existe os difusores de ar com o objetivo de fazer a circulação controlada. A ventoinha só se torna eficiente no radiador se os difusores estiverem bem projetados.
Quer mais?... os difusores são tão importantes que no fusca a temperatura sobre assustadoramente se forem retiraras duas placas difusoras, feitas de fibra e que ficam na lateral do motor.
Mas ele disse que melhorou consideravalmente, como "consideravelmente" é relativo,
gostaria de tentar descobrir a melhora em números...
Tenho medo que essa lance da ventuinha seja igual ao engano que temos ao colocar escapamento esportivo.
A grande maioria diz que ao colocar escapamento esportivo a moto se transforma,
eu coloquei, mexi em carburação, bla bla bla, e não senti diferença alguma.
Eu acho que o Elvis Ricardo matou a charada. Se vc acelerar forte e parar repentinamente,
ai sim a ventuinha irá fazer a diferença, pois o óleo estará muito mais quente que o ar ambiente e
estando vc parado no sinal sem ventilação, uma ventuinha será muito bem vinda (para arrefecer o óleo).
Entrento, parado do sinal o motor não está fazendo esforço, por isso acho que o benefício pode não ser tão grande assim,
pois sem pressão do óleo tudo fica mais fácil.
Eu peguei minha sahara com 36 mil e hoje está com 87 mil. Já fiz de um tudo com ela,
trilhas, barro, serras, nivel do mar, estrada, uso urbano, etc.
Aqui em Pira o verão é muito quente, chegando a 37ºC no meio dia.
As únicas situações onde minha sahara esquenta a ponto de incomodar a perna é quando saio para uso
urbano com sol a pino e faço exatamente o que o Elvis disse ai, acelera forte e para logo em seguida.
Mas é notadamente sentido que na mesma rapidez que o motor esquenta quando tu acelera, também esfria.
O que faz o motor esquentar é alto rpm (ou alta exigência por força) associado com baixa velocidade.
Eu não ando a 7 mil rpm no corredor, ando no máximo a 4.500 a 5000 rpm, nunca tive superaquecimento do motor.
Já tive aquecimento subindo de ubatuba para Taubaté, na serra, já tive quando fui a Campos do Jordão,
também nas subidas, pois estava acompanhando o Padreco na XT600 e subi a serra com garupa e tirando o máximo da moto (alto rpm a baixas velocidades).
Mas sou da mesma opnião do Andresão, to doido pra saber da eficiência da gambitech.
Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
![[Imagem: cachoeiracopy.jpg]](http://i37.photobucket.com/albums/e92/martinez1178/Avatar/cachoeiracopy.jpg)