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VENTOINHA NO RADIADOR DE ÓLEO
#12
Olá pessoal.
Gostaria de dar algumas opiniões a respeito, pois já pensei em algo parecido para resolver o "problema" da alta temperatura dos motores de nossas meninas.

Eu pensei exatamente em adaptar uma ventoinha mas esbarrei nos seguintes "poréns":

1 - Para ser eficaz, a ventoinha deve ser grande o suficiente para abranger quase todo o radiador de óleo. Dada a forma do radiador, e por não existir uma ventoinha nas mesmas proporções, seria necessária uma adaptação para canalizar o ar sugado pela ventoinha. Isso é até fácil de resolver usando o material (uma espécie de papelão) que é usado no sistema de arrefecimento de alguns carros, como no Gol por exemplo. O problema era fixar essa adaptação toda na moto.

2 - Para se conseguir a velocidade ideal de rotação na ventoinha para forçar a passagem do ar pelo radiador, é preciso uma corrente considerável. Para isso, teria de ser feita uma instalação totalmente independente do sistema elétrico da moto, pegando energia diretamente da bateria. Não fiz as contas, mas acho que isso iria sobrecarregar o sistema de retificação/carga da bateria.

3 - Pensei em instalar um sistema de ligação automática da ventoinha, onde, a partir de uma determinada temperatura, a mesma fosse ligada e desligada automaticamente. Isso envolveria a colocação de um sensor termoelétrico conjugado com um relê em algum ponto do motor, onde a temperatura tivesse uma variação grande entre os momentos de moto andando (motor mais frio) e moto parada (motor mais quente). Mais uma vez, o problema de fixação desse sensor me atrapalhou. Onde e como fixar? Furar algum ponto da estrutura do motor nem pensar... Colar acho que não daria certo pela falta de transferência de calor. Pensei em soldar um suporte em algum ponto do motor e parafusar o sensor no suporte. Mas não tenho coragem de meter solda em algum ponto do motor. Então...

4 - Por último, comecei a analisar os prós e contras: O ganho no arrefecimento não seria muito grande, pois estaríamos atuando na refrigeração do óleo que circula no motor e não no sistema de arrefecimento do motor propriamente dito. O óleo não tem como função principal resfriar o motor e sim lubrificá-lo. Por isso não atinge de forma efetiva os pontos onde a refrigeração deveria ser mais intensa. Como eu disse, a passagem do óleo pelo radiador até ajuda a resfriar o motor por tabele, mas a intenção não é bem essa. O óleo passa por lá para manter sua temperatura de trabalho em um nível que não o deteriore e não o torne fino (menos viscoso) demais.

Além disso tudo, essa parafernália toda atrás do radiador poderia até ajudar quando a moto estivesse em baixas velocidades, mas em altas, poderia até atrapalhar, tendo em vista que bloquearia a máxima passagem do vento pelo radiador.

Depois de muito pensar decidi que não valia a pena toda essa modificação.

Mas longe de mim desmotivar qualquer iniciativa... Eu estou até curioso para ver as soluções adotadas e o efetivo funcionamento dessa idéia. Eu quis apenas dar minha opinião...

Me desculpem pelo tamanho do post.... :oops: :oops: :oops:

Um grande abraço.
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