31-07-2007, 09:22 PM
jamesleepotta Escreveu:Estou usando Mobil Preto, o motor esquenta muito, to pensando em usar um óleo sintético de qualidade superior, tipo Motul, tem algum procedimento para fazer a troca do tipo de óleo, ou é só trocar o óleo e filtro e boa???
Na boa! Não esquecendo de tirar todo o óleo usado.
Olha, vou dar meu pitaco aqui, depois de comprovar o fato e depois de pesquisar muito em outros sites além do nosso aqui. Está comprovado que o Castrol Actevo 4T, um óleo semi-sintético é muito bom para as nossas saharas (não usei ainda outra marca de semi-sintético)
O procedimento mais correto, eu acho, e faço isso sempre no carro tb, é trocar o filtro junto. O filtro da sahara no paralelo é barato e vale a pena. Assim você tira quase todo o óleo sujo do motor. Veja que vai 1,7 L ou mais, com a troca do filtro. Com o Castrol Actevo a embreagem fica mais macia e o motor não dá nenhum tranco ao engatar a primeira marcha e nem nas trocas e reduções de marchas. Quanto aos KM rodados para troca, é necessário verificar, pois depende do motor como está e como se usa a moto no dia a dia. Digamos que já rodou 1000 km, você foi medir e o óleo tá "sujo", bem escuro, então já está na hora de trocar. Mas acredito que numa tocada normal, em um motor "normal" dá prá rodar tranquilo de 2 a 3 mil km até fazer a troca.