30-07-2007, 11:50 AM
xuxudamalmita Escreveu:Mas ainda não entendi COMO a oclusão do ar não ocasiona a falha na partida... já que o volume da câmara de combustão não varia na partida... a necessidade do volume do ar na mistura é a mesma (senão maior) na partida que no funcionamento normal...
Bom dia Xuxu.
O que acontece, na realidade, não é uma oclusão da entrada de ar e sim uma diminuição da quantidade de ar que entra no motor.
Quando o pistão desce para o mivimento de aspiração da mistura, causa um vácuo no coletor de admissão. Esse vácuo tende a ser preenchido com o ar que está fora do motor, passando pelo carburador. É nessa passagem que o carburador mistura o combustível com o ar. Em condições normais (motor quente ou temperatura ambiente mais elevada), a mistura já está em uma proporção adequada para provocar a explosão no interior do cilindro. Porém, com o motor frio e o ar ambiente também frio, a mistura se torna desproporcional: Ar frio significa ar mais denso, ou seja, maior quantidade de ar. Se tivermos maior quantidade de ar com a mesma quantidade de gasolina, a mistura fica pobre e o motor não pega. Precisamos, então, enriquecer a mistura, aumentando a quantidade de combustível e diminuindo a quantidade de ar. No final das contas, o volume aspirado pelo motor é sempre o mesmo. A única diferença é que, com o afogador acionado temos uma porcentagem maior de combustível na mistura do que sem acioná-lo. Prova disso é que, com o afogador acionado, as rotações do motor aumentam e o motor pode até mesmo morrer se já estiver quente o suficiente e insistirmos em usar o afogador, pois estaremos tornando a mistura rica em demasiado, "afogando" o motor.
Acho que compliquei tudo, né?
Ainda não achei o livro que tem um capítulo especial para carburadores. Quando achá-lo vou escanear algumas figuras e ficará mais fácil de entender.
Qq coisa, escreve aí...
Um grande abraço.