19-07-2007, 08:00 PM
Eu fiz o curso do Carpe Diem... muito bom.
Agora estou fazendo o da FMC - também muito bom.
Li todos os posts deste tópico, ótimo posicionamento dos SaharaManíacos neste assunto!
Somente com a intenção de contribuir para este importante tema é que gostaria de contrapor um certo parecer de alguns companheiros SM, sem contudo querer esgotar o tema:
Se eu puder sugerir, não usem o critério de "distância a se manter da moto da frente"... tipo "10 metros, 40 metros, etc, etc, etc..."
Primeiro porque é extremamente difícil avaliar distâncias numéricas visualmente com precisão.
Segundo que, para cada velocidade, se precisa de uma distância diferente para freagem com segurança.
Acredito piamente que o melhor a fazer, ao invés de adotar o critério proposto de distância fixa entre motos, seja adotar o critério de tempo mínimo entre motos
Como usar esse método?
Em um dado momento, marque visualmente um ponto na estrada pelo qual seu colega que está à frente passou.
Para sua segurança (e dele também) você deveria demorar no mínimo uns três segundos para passar pelo mesmo ponto.
Isso vai conferir uma distância entre as motos proporcional à velocidade de translado das motos!
Será que é difícil cronometrar mentalmente três segundos?
Aqui vai um macete:
Repita mentalmente, sem falar:
"Cinquenta e um
Cinquenta e dois
Cinquenta e três
Cinquenta e quatro"
Se você quiser verificar, pegue um relógio pra comparar. É batata...
Se, na estrada, você contou até "cinquenta e dois" você está muito perto... e se contou até "cinquenta e cinco" talvez possa se aproximar mais um pouco.
Não precisa ficar fazendo isso o tempo todo, é claro. Mas faça com frequência! Obrigue sua mente a sair da letargia que pode surgir depois de um tempo andando de moto... é uma boa maneira de se manter sempre a atenção no grupo durante o passeio.
E concordo com o postado: é muito melhor subgrupos de 4 ou 5 motos, cada um com seu "ponteiro" (aqui no SM eu sei que não ocorre vaidade, mas prefiro nunca usar palavras como "capitão da estrada" e "líder" como ouvi em outros lugares, com consequências "infantis" tipo: "quero ser o líder! - Não senhor, eu é que serei!..." Assim como já ouvi, com consequências "infantis" "quero ser o ferrolho! - Não senhor, eu é que o serei!..." - Lamentável...)
Essas são funções nada agradáveis, são um fardo pesado, de muita responsabilidade, pois quem as assume não pode aproveitar direito a viagem, não pode ficar empolgado com a paisagem... é atenção 100% do tempo, não se pode relaxar nessas posições.
Em cada parada é função do ponteiro contar as motos presentes, pra saber se alguém não ficou pra trás... em cada saída é função dele também contar as motos que estão saindo...
Ao fazer paradas, o ponteiro define o tempo de parada em alto e bom som para todos ouvirem, e é dever de todos respeitar esse tempo - isso é respeito para com os demais membros.
Cada sub-grupo tem de ter seu ponteiro e seu ferrolho.
E todos os ponteiros tem de estar inteirados dos pontos de parada que farão durante o translado.
Uma boa razão para os subgrupos, além das já propostas por outros companheiros SM, é facilitar o tráfego dos veículos. Porque é irritante para o motorista que quer ultrapassar um "bloco imenso de 100" motos (além de perigoso para o grupo)...
Pra fazer isso, ele vai ter de acelerar por muito tempo, o que aumentam as chances de acidentes por parte dele - seja por descontrole, seja por ser obrigado a correr pela contra-mão da estrada.
Os sub-grupos devem facilitar a ultrapassagem dos veículos. Para isso, devem manter uma distância grande entre os sub-grupos.
Nenhum sub-grupo deveria permitir que um carro entrasse dentro do sub-grupo, daí a necessidade de coesão entre os membros do sub-grupo, sem brigar por isso, é claro... tem horas que não tem jeito, e é sempre melhor ceder. Não espere que o motorista faça isso. Tome você a iniciativa. O tempo todo, a iniciativa deve ser sua!
Para tanto, o sub-grupo tem de estar atento ao que acontece.
Motos esportivas ou semi-esportivas no meio dos SM:
Sabemos que essas motos precisam de vento pra refrigeração, e em virtude da posição esportiva, se cansam mais facilmente, sobretudo a região do pescoço.
Se precisam ou querem desenvolver velocidade para resfriamento, saiam da formação, façam o que tiverem de fazer e voltem a seu sub-grupo, não mais na posição da qual você saiu, mas atrás! Isso não tem a intenção de puni-lo, é simplesmente uma questão de se manter a segurança do sub-grupo de onde você saiu.
Espero sinceramente ter podido ajudar aos amigos SM. Peço desculpas pelo texto longo e se fui prolixo, mas não tive saída.
Um abraço!
Agora estou fazendo o da FMC - também muito bom.
Li todos os posts deste tópico, ótimo posicionamento dos SaharaManíacos neste assunto!
Somente com a intenção de contribuir para este importante tema é que gostaria de contrapor um certo parecer de alguns companheiros SM, sem contudo querer esgotar o tema:
Se eu puder sugerir, não usem o critério de "distância a se manter da moto da frente"... tipo "10 metros, 40 metros, etc, etc, etc..."
Primeiro porque é extremamente difícil avaliar distâncias numéricas visualmente com precisão.
Segundo que, para cada velocidade, se precisa de uma distância diferente para freagem com segurança.
Acredito piamente que o melhor a fazer, ao invés de adotar o critério proposto de distância fixa entre motos, seja adotar o critério de tempo mínimo entre motos
Como usar esse método?
Em um dado momento, marque visualmente um ponto na estrada pelo qual seu colega que está à frente passou.
Para sua segurança (e dele também) você deveria demorar no mínimo uns três segundos para passar pelo mesmo ponto.
Isso vai conferir uma distância entre as motos proporcional à velocidade de translado das motos!
Será que é difícil cronometrar mentalmente três segundos?
Aqui vai um macete:
Repita mentalmente, sem falar:
"Cinquenta e um
Cinquenta e dois
Cinquenta e três
Cinquenta e quatro"
Se você quiser verificar, pegue um relógio pra comparar. É batata...
Se, na estrada, você contou até "cinquenta e dois" você está muito perto... e se contou até "cinquenta e cinco" talvez possa se aproximar mais um pouco.
Não precisa ficar fazendo isso o tempo todo, é claro. Mas faça com frequência! Obrigue sua mente a sair da letargia que pode surgir depois de um tempo andando de moto... é uma boa maneira de se manter sempre a atenção no grupo durante o passeio.
E concordo com o postado: é muito melhor subgrupos de 4 ou 5 motos, cada um com seu "ponteiro" (aqui no SM eu sei que não ocorre vaidade, mas prefiro nunca usar palavras como "capitão da estrada" e "líder" como ouvi em outros lugares, com consequências "infantis" tipo: "quero ser o líder! - Não senhor, eu é que serei!..." Assim como já ouvi, com consequências "infantis" "quero ser o ferrolho! - Não senhor, eu é que o serei!..." - Lamentável...)
Essas são funções nada agradáveis, são um fardo pesado, de muita responsabilidade, pois quem as assume não pode aproveitar direito a viagem, não pode ficar empolgado com a paisagem... é atenção 100% do tempo, não se pode relaxar nessas posições.
Em cada parada é função do ponteiro contar as motos presentes, pra saber se alguém não ficou pra trás... em cada saída é função dele também contar as motos que estão saindo...
Ao fazer paradas, o ponteiro define o tempo de parada em alto e bom som para todos ouvirem, e é dever de todos respeitar esse tempo - isso é respeito para com os demais membros.
Cada sub-grupo tem de ter seu ponteiro e seu ferrolho.
E todos os ponteiros tem de estar inteirados dos pontos de parada que farão durante o translado.
Uma boa razão para os subgrupos, além das já propostas por outros companheiros SM, é facilitar o tráfego dos veículos. Porque é irritante para o motorista que quer ultrapassar um "bloco imenso de 100" motos (além de perigoso para o grupo)...
Pra fazer isso, ele vai ter de acelerar por muito tempo, o que aumentam as chances de acidentes por parte dele - seja por descontrole, seja por ser obrigado a correr pela contra-mão da estrada.
Os sub-grupos devem facilitar a ultrapassagem dos veículos. Para isso, devem manter uma distância grande entre os sub-grupos.
Nenhum sub-grupo deveria permitir que um carro entrasse dentro do sub-grupo, daí a necessidade de coesão entre os membros do sub-grupo, sem brigar por isso, é claro... tem horas que não tem jeito, e é sempre melhor ceder. Não espere que o motorista faça isso. Tome você a iniciativa. O tempo todo, a iniciativa deve ser sua!
Para tanto, o sub-grupo tem de estar atento ao que acontece.
Motos esportivas ou semi-esportivas no meio dos SM:
Sabemos que essas motos precisam de vento pra refrigeração, e em virtude da posição esportiva, se cansam mais facilmente, sobretudo a região do pescoço.
Se precisam ou querem desenvolver velocidade para resfriamento, saiam da formação, façam o que tiverem de fazer e voltem a seu sub-grupo, não mais na posição da qual você saiu, mas atrás! Isso não tem a intenção de puni-lo, é simplesmente uma questão de se manter a segurança do sub-grupo de onde você saiu.
Espero sinceramente ter podido ajudar aos amigos SM. Peço desculpas pelo texto longo e se fui prolixo, mas não tive saída.
Um abraço!