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Ando preocupado com a segurança do grupo nas viagens
#63
Eu fiz o curso do Carpe Diem... muito bom.

Agora estou fazendo o da FMC - também muito bom.



Li todos os posts deste tópico, ótimo posicionamento dos SaharaManíacos neste assunto!

Somente com a intenção de contribuir para este importante tema é que gostaria de contrapor um certo parecer de alguns companheiros SM, sem contudo querer esgotar o tema:

Se eu puder sugerir, não usem o critério de "distância a se manter da moto da frente"... tipo "10 metros, 40 metros, etc, etc, etc..."

Primeiro porque é extremamente difícil avaliar distâncias numéricas visualmente com precisão.

Segundo que, para cada velocidade, se precisa de uma distância diferente para freagem com segurança.


Acredito piamente que o melhor a fazer, ao invés de adotar o critério proposto de distância fixa entre motos, seja adotar o critério de tempo mínimo entre motos

Como usar esse método?

Em um dado momento, marque visualmente um ponto na estrada pelo qual seu colega que está à frente passou.

Para sua segurança (e dele também) você deveria demorar no mínimo uns três segundos para passar pelo mesmo ponto.

Isso vai conferir uma distância entre as motos proporcional à velocidade de translado das motos!

Será que é difícil cronometrar mentalmente três segundos?

Aqui vai um macete:

Repita mentalmente, sem falar:
"Cinquenta e um
Cinquenta e dois
Cinquenta e três
Cinquenta e quatro"

Se você quiser verificar, pegue um relógio pra comparar. É batata... Wink

Se, na estrada, você contou até "cinquenta e dois" você está muito perto... e se contou até "cinquenta e cinco" talvez possa se aproximar mais um pouco.

Não precisa ficar fazendo isso o tempo todo, é claro. Mas faça com frequência! Obrigue sua mente a sair da letargia que pode surgir depois de um tempo andando de moto... é uma boa maneira de se manter sempre a atenção no grupo durante o passeio.

E concordo com o postado: é muito melhor subgrupos de 4 ou 5 motos, cada um com seu "ponteiro" (aqui no SM eu sei que não ocorre vaidade, mas prefiro nunca usar palavras como "capitão da estrada" e "líder" como ouvi em outros lugares, com consequências "infantis" tipo: "quero ser o líder! - Não senhor, eu é que serei!..." Assim como já ouvi, com consequências "infantis" "quero ser o ferrolho! - Não senhor, eu é que o serei!..." - Lamentável...)

Essas são funções nada agradáveis, são um fardo pesado, de muita responsabilidade, pois quem as assume não pode aproveitar direito a viagem, não pode ficar empolgado com a paisagem... é atenção 100% do tempo, não se pode relaxar nessas posições.

Em cada parada é função do ponteiro contar as motos presentes, pra saber se alguém não ficou pra trás... em cada saída é função dele também contar as motos que estão saindo...

Ao fazer paradas, o ponteiro define o tempo de parada em alto e bom som para todos ouvirem, e é dever de todos respeitar esse tempo - isso é respeito para com os demais membros.

Cada sub-grupo tem de ter seu ponteiro e seu ferrolho.

E todos os ponteiros tem de estar inteirados dos pontos de parada que farão durante o translado.

Uma boa razão para os subgrupos, além das já propostas por outros companheiros SM, é facilitar o tráfego dos veículos. Porque é irritante para o motorista que quer ultrapassar um "bloco imenso de 100" motos (além de perigoso para o grupo)...

Pra fazer isso, ele vai ter de acelerar por muito tempo, o que aumentam as chances de acidentes por parte dele - seja por descontrole, seja por ser obrigado a correr pela contra-mão da estrada.

Os sub-grupos devem facilitar a ultrapassagem dos veículos. Para isso, devem manter uma distância grande entre os sub-grupos.

Nenhum sub-grupo deveria permitir que um carro entrasse dentro do sub-grupo, daí a necessidade de coesão entre os membros do sub-grupo, sem brigar por isso, é claro... tem horas que não tem jeito, e é sempre melhor ceder. Não espere que o motorista faça isso. Tome você a iniciativa. O tempo todo, a iniciativa deve ser sua!

Para tanto, o sub-grupo tem de estar atento ao que acontece.


Motos esportivas ou semi-esportivas no meio dos SM:
Sabemos que essas motos precisam de vento pra refrigeração, e em virtude da posição esportiva, se cansam mais facilmente, sobretudo a região do pescoço.

Se precisam ou querem desenvolver velocidade para resfriamento, saiam da formação, façam o que tiverem de fazer e voltem a seu sub-grupo, não mais na posição da qual você saiu, mas atrás! Isso não tem a intenção de puni-lo, é simplesmente uma questão de se manter a segurança do sub-grupo de onde você saiu.

Espero sinceramente ter podido ajudar aos amigos SM. Peço desculpas pelo texto longo e se fui prolixo, mas não tive saída.

Um abraço!
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