Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Trava do pinhão
#86
Redirecionando

paulao Escreveu:Seguinte galera, desde que comprei, ela já vinha com a trava elástica, troquei a relação e tava tudo direitinho... até que um dia simplesmente a trava elástica sumiu!
percebi isso e coloquei outra.

aproveitando relatos, eu queria colocar o pinhão 15 dentes da vaz, comprei um e instalei, colocando direitinho a trava, e o anel elástico tudo na boa, ficou uma maravilha!
rodei só uns 200 km!
outro dia chegando em casa, simplesmente a moto não queria andar mais, achei que fosse algum problema na caixa, engatava a primeira e nada, tentei a segunda marcha, e a moto não andava!! até que olhei e vi que a trava elástica tinha desaparecido e a trava do pinhão não segurou, veio saindo junto com o pinhão e ele ficou ali exatamente naquele vão onde fica o rebaixo da trava, e estava todo comido e comendo também o eixo, já que ao acelerar o eixo girava mas o pinhão não tinha apoio suficiente nos dentes para girar, já que estava naquela posição onde o eixo é rebaixado para o encaixe da trava, então simplesmente foram-se os dentes!

ferrou todo o pinhão por dentro e um bocado do eixo na altura da colocação da trava!

levei a moto pra casa empurrada, lá desmontei, olhei e chorei!

fiquei dois dias pensando no que fazer, em encontrar alguma solução para a porcaria do pinhão não sair mais, pensei em trocar o eixo, mas isso além de caro teria o problema de acontecer tudo de novo... e ai?

como o eixo ficou um pouco comido só na parte do rebaixo, onde fica a trava, pensei em várias coisas que eu podia fazer para resolver este problema, como fazer um furo no eixo e colocar ali uma trava de verdade, como em alguns eixos de carro, ou um prego, já que não há espaço para fazer ali uma rosca...

mas o que me encasquetou foi o porque do anel elástico ter sido expulso dalí, por duas vezes já, e na segunda ter dado tal problema.

depois de muito pensar, analisar, verificar, com a moto no alto, colocando o pinhão, corrente, tudo legal mas sem a trava, percebi que se girarmos a roda no sentido normal, como a moto anda, o pinhão ia saindo do eixo naturalmente, e ao girarmos a roda para trás, ele entra para sua posição normal!

será que terei que andar com a moto de marcha a ré para o pinhão não sair mais?

Percebi também que a roda traseira tem um leve empeno, então penso que talvez, este empeno junto com a tendência natural do pinhão ir saindo pode ter provocado a expulsão do anel elástico, que permitiu então que a trava original se desgastasse e colocasse tudo a perder, então como fazer para o anel elástico não sair?

A solução que encontrei foi: coloquei o pinhão, uma trava original nova, o anel elástico, e outra trava do pinhão, mas usada e esmerilhada por dentro, sem dentes, para poder encaixar no eixo como uma arruela e servir de apoio ao anel elástico!

assim o anel elástico fica segurando a trava original, e a outra trava que coloquei por cima dele, teoricamente vai impedir que mesmo forçado ele saia da ranhura que o segura.

vou mandar também desempenar a roda... e torcer pra esta porcaria de trava não me sacanear mais, porque na boa, tá difícil de ter uma porcaria de moto a qual não se pode confiar nela!

hoje eu entendo porque alguns soldam o pinhão... desespero!

Ps: ainda existe o recurso de fazer um furo no eixo, para colocação de uma trava! qem for trocar o eixo, manda furar antes de instalar, não atrapalha em nada e fica o recurso ali, pronto, se um dia precisar... é só usar!

DALTON Escreveu:Eaê Paulão,, tudo na paz?
Olha,, os unicos motivos pelos quais o anel elástico está saindo são: ou o anel está folgado,, é muito grande,, ou entao, e o mais provável,, a causa seja o desgaste do vão ou o rebaixo onde é colocada a trava.
Moto Grupo Sahara Maníacos Mototurismo.
Mototurismo entre amigos!!!
Responder


Mensagens neste Tópico

Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)