11-05-2007, 12:23 PM
Salve moçada!
Parabéns pela iniciativa!
Eu realmente havia comentado com o Paulino, por ocasião do Passeio na Serra do Cipó que postaria algumas dicas sobre viagem em comboio, ou trem, mas vejo que já ficou desnecessário, vocês já se adiantaram hehehehe...
Mesmo assim vou passar algumas informações que podem ou não ser úteis... Afinal, prefiro pecar pelo excesso, hehehehehe.....
Em qqr viagem em grupo, a formação é super importante, porque é ela quem vai garantir a segurança de todos... Nem o "capitão"nem o "ferrolho" tem condições de tomar conta de todo o grupo, essa responsabilidade é, e tem de ser, compartilhada... o de tràs toma conta do da frente.... e vice versa....
Ser o Capitão (é até bonito o nome, mas a função é um porre) não é uma questão de status... ou porque "sou o presidente do clube" ou qqr coisa que o valha (não se deixe confundir vaidade com competência... ) quer dizer ser responsável pelo caminho correto e por manter a velocidade do grupo, bem como dar sinais de ocorrências na pista (mesmo porque ele é o primeiro a visualizá-las...ou não, hehehehe). Essa pessoa deve ser a mais experiente do grupo, ou a que mais conheça o caminho, os motivos são óbvios, né? hehehehe...
A velocidade a ser desenvolvida, deve ser por volta de 75% da velocidade final da moto de menor potência do comboio. A distância ideal entre as motos é a suficiente para que o motociclista que venha atrás enchergue a viseira do capacete do motociclista que vai à frente.
O Ferrolho é o limpa trilha do comboio. É o responsável por manter sua coesão. Sua moto normalmente é mais potente para poder se deslocar facilmente para qualquer posição do comboio para alertar os "desligados" que deixam a distância aumentar. Em rodovias de pistas duplas, é responsável por "fechar" a pista da esquerda para que nenhum carro vindo de traz fure o comboio. É outra função ingrata, e a pessoa escolhida deve ter responsabilidade e competência para executá-la a contento. Normalmente, o ferrolho tem um auxiliar que faz suas vezes quando tem que se deslocar a algum ponto do comboio.
Andar de moto é a melhor coisa do mundo (ou uma das, hehehehe...) pra quem gosta, mas é uma das mais perigosas também. As regras existem não para tornar chatas as viagens, mas para garantir a segurança...
Sou membro de um motoclube a 12 anos e nele, a única regra existente, é não ter regras, hehehehehe... Mas na estrada fazemos questão de manter a hierarquia e disciplina de deslocamento. Em todo este tempo, nunca tivemos um acidente na estrada...
Abraços a todos,
Cláudio Demolisher
Parabéns pela iniciativa!
Eu realmente havia comentado com o Paulino, por ocasião do Passeio na Serra do Cipó que postaria algumas dicas sobre viagem em comboio, ou trem, mas vejo que já ficou desnecessário, vocês já se adiantaram hehehehe...
Mesmo assim vou passar algumas informações que podem ou não ser úteis... Afinal, prefiro pecar pelo excesso, hehehehehe.....
Em qqr viagem em grupo, a formação é super importante, porque é ela quem vai garantir a segurança de todos... Nem o "capitão"nem o "ferrolho" tem condições de tomar conta de todo o grupo, essa responsabilidade é, e tem de ser, compartilhada... o de tràs toma conta do da frente.... e vice versa....
Ser o Capitão (é até bonito o nome, mas a função é um porre) não é uma questão de status... ou porque "sou o presidente do clube" ou qqr coisa que o valha (não se deixe confundir vaidade com competência... ) quer dizer ser responsável pelo caminho correto e por manter a velocidade do grupo, bem como dar sinais de ocorrências na pista (mesmo porque ele é o primeiro a visualizá-las...ou não, hehehehe). Essa pessoa deve ser a mais experiente do grupo, ou a que mais conheça o caminho, os motivos são óbvios, né? hehehehe...
A velocidade a ser desenvolvida, deve ser por volta de 75% da velocidade final da moto de menor potência do comboio. A distância ideal entre as motos é a suficiente para que o motociclista que venha atrás enchergue a viseira do capacete do motociclista que vai à frente.
O Ferrolho é o limpa trilha do comboio. É o responsável por manter sua coesão. Sua moto normalmente é mais potente para poder se deslocar facilmente para qualquer posição do comboio para alertar os "desligados" que deixam a distância aumentar. Em rodovias de pistas duplas, é responsável por "fechar" a pista da esquerda para que nenhum carro vindo de traz fure o comboio. É outra função ingrata, e a pessoa escolhida deve ter responsabilidade e competência para executá-la a contento. Normalmente, o ferrolho tem um auxiliar que faz suas vezes quando tem que se deslocar a algum ponto do comboio.
Andar de moto é a melhor coisa do mundo (ou uma das, hehehehe...) pra quem gosta, mas é uma das mais perigosas também. As regras existem não para tornar chatas as viagens, mas para garantir a segurança...
Sou membro de um motoclube a 12 anos e nele, a única regra existente, é não ter regras, hehehehehe... Mas na estrada fazemos questão de manter a hierarquia e disciplina de deslocamento. Em todo este tempo, nunca tivemos um acidente na estrada...
Abraços a todos,
Cláudio Demolisher