06-05-2007, 08:11 PM
Andarilho Escreveu:E por ultimo ele pingava Militech,ai meu amigo , ele fcava em pé em cima do freio e não conseguia faze para,só conseguiu quando o reloginho marca va 15/20 sei lá,na verdade o militech reduzia quase totalmente o atrito daquele"FREIO",
Bom pessoal, eu já fiz alguns cursos de tribologia¹ e tenho algumas considerações. Realmente esse teste citado acima é real e não tem truques. Esse tipo de aditivo é chamado de EP, ou seja, Extrema Pressão.
Prá que servem?... para gerar uma película entre elementos rotativos de baixa rotação e baixa temperatura (nada a ver com motores a explosão). Foram desenvolvidos para uso em transmissões de torque elevado, onde a pressão entre os dentes das engrenagens e elementos rotativos podem causar desgaste prematuro. Hoje grande parte dos óleos para transmissão já são EP (exemplo: TEXACO MULTIGEAR EP 90).
Porque no teste parece ser a descoberta da roda?...Vamos aos fatos, um disco girando a média velocidade.. a baixa temperatura e tentando ser freado não se parece em nada com a situação que temos em nossos motores.
deleon_galvin Escreveu:Nossas motos tem o mesmo óleo que lubrifica o motor, banhando os discos de embreagem e a caixa de marchas. Não é separado.
Conversando com um mecânico sobre o Actevo e outros aditivos para óleo, ele falou que já havia trocado embreagens de algumas motos em estado de novas, mas vitrificadas, principalmente motos que usavam este óleo desde novas.
BINGO...
Esses aditivos podem até causar problemas pois a embreagem precisa funcionar exatamento inversa ao teste aplicado na demonstração, podendo inclusive causar ressecamento e vitrificação do disco, como disse o nosso amigo Deleon.
Já pensei em adicionar no óleo um aditivo para alta carga térmica, já que o motor da Sassa esquenta demais em algumas condições. A primeira dúvida surgiu quando fui tentar descobrir qual o tipo de filtro de óleo é usado na Sahara. Esses tipos de aditivos somente funcionam bem em sistemas que usam filtros acima de 5 micron, o que acredito não ser a condição dos filtros usados em motores de motocicletas. Resumindo, os aditivos ficariam retidos no filtro, dificultando assim a circulação do óleo.
Resolvi não arriscar e ficar com o velho e confiável Mobil, que foi testado e homologado pela Honda.
É isso ai... desculpem pelo romance que escrevi... hehe
1- Tribologia é o ramo da ciência e da tecnologia que estuda o atrito, o desgaste e a lubrificação.
Rá-1000-ton
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