03-05-2007, 10:27 AM
Realmente existem esses detalhes de pelicula protetora...
Se for visto no site, ele explica quais as reações que ocorrem e a forma de funcionamento... Ele nao fica simplesmente disperso no óleo, mas sim "adere" ao metal.
Só que ai vem uma nova dúvida.
Nossas motos tem o mesmo óleo q lubrifica o motor, banhando os discos de embreagem e a caixa de marchas. Não é separado.
Conversando com um mecânico sobre o Actevo e outros aditivos pra óleo, ele falou que já havia trocado embreagens de algumas motos em estado de novas, mas vitrificadas, principalmente motos que usavam este óleo desde novas.
O motivo? Simples, o Actevo por exemplo, é sintético e possui agentes que formam uma película protetora, evitando a abrasão e atrito entre os metais, e pois é, os discos de embreagem precisam se atritar pra funcionar. E como essa pelicula protetora impede isso, acabava vitrificando os discos e inutilizando mesmo os discos estando praticamente novos, pois patinavam, aqueciam e acabavam nao conseguindo fazer a obrigação deles.
Então ele aconcelhou apenas a usar o Mobil homologado pela Honda mesmo.
Fica ai mais uma questão a ser debatida
Um abraço!
Se for visto no site, ele explica quais as reações que ocorrem e a forma de funcionamento... Ele nao fica simplesmente disperso no óleo, mas sim "adere" ao metal.
Só que ai vem uma nova dúvida.
Nossas motos tem o mesmo óleo q lubrifica o motor, banhando os discos de embreagem e a caixa de marchas. Não é separado.
Conversando com um mecânico sobre o Actevo e outros aditivos pra óleo, ele falou que já havia trocado embreagens de algumas motos em estado de novas, mas vitrificadas, principalmente motos que usavam este óleo desde novas.
O motivo? Simples, o Actevo por exemplo, é sintético e possui agentes que formam uma película protetora, evitando a abrasão e atrito entre os metais, e pois é, os discos de embreagem precisam se atritar pra funcionar. E como essa pelicula protetora impede isso, acabava vitrificando os discos e inutilizando mesmo os discos estando praticamente novos, pois patinavam, aqueciam e acabavam nao conseguindo fazer a obrigação deles.
Então ele aconcelhou apenas a usar o Mobil homologado pela Honda mesmo.
Fica ai mais uma questão a ser debatida

Um abraço!