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Problemas na partida, as vezes...
#12
depois de decifrar um diagrama prá lá de confuso, chguei a um resumo de como funciona o circuito de partida, ele está dividido em duas partes, uma a partida convencional por botão de partida conjugado ao ponto morto e o segundo botão de partida e acionador da embreagem. Ai vai..

A alimentação (12 Vcc) que vem da chave geral é enviada para um contato do botão de partida e tambem para um polo da lâmpada do Ponto morto. O outro polo da lâmpada é ligado ao interruptor do P morto dentro da caixa de cambio. Veja que quando se coloca em P morto, aterra-se a lampada e esta acende indicando neutro.

Ao se acionar o botão de partida, é enviado uma tensão ao relé auxiliar de partida, a corrente passando pela sua bobina de atracação vai direto ao diodo de bloqueio e este aterra o mesmo pelo interruptor de P morto. Se estiver em neutro, o relé auxiliar fecha o contato principal acionando o motor de partida. caso não esteja no neutro, não é fechado circuito e não há atracação (sem fechamento do contato principal).

No caso de se acionar a embreagem, note que o terra que é preciso para se fechar o circuito é fornecido pelo interuptor do manete da embregam, este interuptor bypassa o diodo e o interruptor de neutro. Mesmo com a marcha engatada , conseque-se dar partida pois a embreagem está acionada, e a moto não sairá andando.

O diodo funciona como um bloqueio, a corrente elétrica só passa por ele em um único sentido, ele está lá por uma só razão, da lâmpada de neutro não ficar acendendo toda vez que se aciona a embreagem. Mas a falta dele (defeito) não deixa o acionamento do motor de partida mesmo com a moto em neutro e a lampada acesa, (caso do martinez, com agravante de ser intermitente), no caso de não se conseguir partir engatado mesmo com a embreagem acionada, o provável defeito deve ser o interruptor da embreagem no guidão ou fiação rompida, aposto mais no interruptor. Um WD40 provávelmente resolva o problema.

no caso de não funcionar men por embreagem acionada ou por neutro, ai pode ser várias outra causas que pode ser relé auxiliar com defeito, botão de partida com defeito, fiação rompida além dos mencionados acima como diodo aberto ou com mau contato, e interuptor no manete da embreagem. Espero ter ajudado a entender o sistema elétrico de partida, temto colocar um esquema elérico junto com o post para melhor entendimento ok ?
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