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problema no virabrequim
#2
Fala Juarez, beleza?

Bom, antes de mais nada, esse toc toc pode ser várias coisas. Sim, o virabrequim é uma das possibilidades, mas antes de pensar em algo caro (abrir o motor da sassá é caro pacas) vamos pensar em coisas mais baratas.

Como o barulho só começa depois do motor aquecer, um dos problemas pode estar em uma peça que já passou demais pelo processo de expansão/contração (um dos tipos possíveis de desgaste) e o material agora, após aquecido, não mantém a mesma estrutura que anteriormente. Esse tipo de problema pode acontecer em qualquer peça do motor com o tempo.

Sobre o barulho em si, talvez o barulho esteja na parte debaixo do motor mas esteja "ecoando" de outra parte. Possibilidade pequena, mas como eu disse, temos que pensar em todas as possibilidades mais baratas antes de ir direto para a mais cara.

Possíveis problemas "baratos" podem incluir:

- Folga na corrente de comando (desgaste);
- Desgaste de retentores;
- Rolamentos estourados;
- Peças com excesso de atrito.

Mesmo um desgaste nas válvulas pode estar desregulando seu motor e fazendo ele funcionar incorretamente.

No virabrequim, além destes problemas acima, você pode ter um desgaste nos espaçadores (bronzinas) entre alguns outros problemas.

Sobre o preço que você falou, não adianta querer pagar barato para moto antiga. Mecânico bom cobra caro, mas dá garantia sobre o serviço e não vai te fazer abrir um motor mais de uma vez.

Minhas possíveis recomendações:

- Ir para uma autorizada Honda, fazer uma revisão do desgaste das peças e pedir ao mecânico da honda para verificar todas que precisam de troca e/ou retífica. Não faça o serviço na Honda porque o preço que irão cobrar será praticamente de uma moto nova, mas a revisão bem feita, mesmo que custe mais de R$200, te dará uma ideia de tudo que você tem que mudar na moto. Caro, mas válido se você mesmo não consegue fazer os diagnósticos e medições;

- Ir para um mecânico de extrema confiança e que tenha as ferramentas apropriadas para um trabalho de precisão. Isso inclui paquímetro, torquímetro, calibre de lâminas e ferramentas especiais honda. Pergunte ao mecânico também se ele tem uma tabela dos torques e desgastes permitidos para a Sahara. Uma boa forma de analisar a qualidade de um mecânico é ver a qualidade das ferramentas que ele usa e a organização da oficina. Meu professor de mecânica costumava dizer que quem tem muitas motos acumuladas na verdade é um mecânico que não sabe fazer diagnóstico de problemas e muito menos trabalhar bem. Afinal, um mecânico de entrada na Honda consegue desmontar e montar um motor de uma 150 em aproximadamente 30 minutos;

- Fazer você mesmo. Lógico, essa é a opção que nem todos são capazes de seguir. Porém, é também a mais segura, onde você garante que todas as etapas sejam respeitadas, assim como todas as medições. Disponível neste fórum está o manual de manutenção da Sahara que vai te orientar para todos os desgastes possíveis. Você terá de obter as ferramentas necessária para o trabalho, sendo que as ferramentas especiais e as de precisão (torquímetro, paquímetro e/ou micrômetro) podem ser bem caras.

Por fim, mantenha sua manutenção preventiva em dia até ter o dinheiro necessário para o reparo na sassá. Se possível, deixe a moto parada, pois estes problemas podem acabar resultando em danos mais caros para sua moto. E lembre-se sempre que mecânico bom é mecânico caro. Não faça economia com a sassá, ou você vai se arrepender como eu (estou restaurando a moto inteira sozinha depois de várias cagadas de mexânicos).

Qualquer ajuda, é só pedir!
I been up, I been down.
Take my word, my way around.
I ain't askin' for much.
I said, Lord, take me downtown,
I'm just lookin' for some tush.
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