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Pedal seletor de marchas...
#4
A idéia do Rá é a mesma que tive quando quase desesperei por causa do maldito eixo...

Graças aos deuses, ainda sobrou umas merrecas de estrias no eixo, e, embora eu tenha que reapertar toda semana (incluindo hoje mesmo) o pedalzinho seletor ainda fica lá.

2 observações:

1) Pedais paralelos não aguentam o tranco - já coloquei 3 e mesmo com as estrias do eixo quase sumindo, as estrias do pedal paralelo acabam espanando. Gaste mais, espere 10 dias, mas use um pedal original;

2) Uma grande dica - e o que salvou minha vida, por enquanto - é a seguinte: com uma lima, aumente a área vazada do aperto do pedal. Com uma broca para aço, aumente o buraco do parafuso (ambos os lados, elimine a rosca do pedal). Use um parafuso de aço, passante, com porca e arruela de pressão.

A idéia aumentando a área vazada é que o diâmetro interno possa ser menor, aumentando as chances de adaptação a eixos desgastados; o aumento do furo é para evitar a quebra ou desvio do parafuso; arruela de pressão para diminuir os apertos de manutenção (infelizmente, necessários).

Na verdade, se conversarem com mecânicos verão que é um probleminha crônico das XL 125, XLX 250, XLX 350 e NX 350 - nas Falcons, a ponta do eixo é quadrada, dando muito mais firmeza pro pedal; nas TW, a mudança é feita por um sistema de varõezinhos, fazendo com que a força do pé do piloto não seja transmitida ao eixo... É, nossas Sassas tem um projeto antigo, né?

Um grande conselho: NUNCA JAMAIS utilize o pedal com folga. Depois do desgaste das estrias do eixo, pouco se pode fazer.
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