29-08-2012, 09:41 AM
Fala André,
Esse defeito no regulador pode ter sido causado por picos de tensão gerados no estator.
Pode acontecer o seguinte, alguma falha no isolamento do estator (com o desgaste de uso) faz com que os enrolamentos entrem em curto circuito com a carcaça do motor. Esse curto circuito tem duração de frações de segundo, mas quando ele termina surge um pico de tensão de amplitude muito alta.
Esses picos acabam danificando o retificador/regulador de tensão que por fim acabam danificando a bateria e outros dispositivos elétricos conectados na moto.
Geralmente é impossível verificar essa falha visualmente, é necessário equipamentos para isso. No caso desse problema, geralmente o que fazem é reforçar o isolamento.
Como você já está com a moto funcionando, acho que agora vale a pena continua usando e ficar atento se o problema não ocorre novamente. Pode ser que o defeito tenha sido apenas no retificador/regulador. Se falhar mais um vez, precisa investigar o estator.
Esse defeito no regulador pode ter sido causado por picos de tensão gerados no estator.
Pode acontecer o seguinte, alguma falha no isolamento do estator (com o desgaste de uso) faz com que os enrolamentos entrem em curto circuito com a carcaça do motor. Esse curto circuito tem duração de frações de segundo, mas quando ele termina surge um pico de tensão de amplitude muito alta.
Esses picos acabam danificando o retificador/regulador de tensão que por fim acabam danificando a bateria e outros dispositivos elétricos conectados na moto.
Geralmente é impossível verificar essa falha visualmente, é necessário equipamentos para isso. No caso desse problema, geralmente o que fazem é reforçar o isolamento.
Como você já está com a moto funcionando, acho que agora vale a pena continua usando e ficar atento se o problema não ocorre novamente. Pode ser que o defeito tenha sido apenas no retificador/regulador. Se falhar mais um vez, precisa investigar o estator.