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1º Rally Sertões-Dakar do Mundo - RELATOS CONCLUÍDOS
Dia 35 - 19/10/2010 - Santa Cruz de La Sierra-BO à Corumbá-MS - 727 Km

Acordei às 08:00 hrs e o sol já se fazia presente, prometendo um dia lindo de muito calor. Rapidamente arrumei minhas bagagens e desci para tomar o fraco café da manhã do hotel, que consistiu somente em uma xícara de café com leite e um pão redondo, mas até que estava bom.

Saí com facilidade da cidade, graças ao auxílio do GPS, logo parei para abastecer, já na rodovia, e comprei uma garrafa de água, pois o calor já estava forte, rodei pouco e parei na próxima cidade, em Cotoca-BO, para lubrificar a corrente visto que meu óleo já tinha acabado, era uma oficina bem simples, mas eles montavam motos chinesas para venda.

Logo cheguei em uma grande ponte nova e parei para tirar algumas fotos, bem ao lado fica a antiga ponte onde passava todo o trânsito de trem e veículos em que passamos um perrengue em 2008, onde quase caí dentro da ponte (a gente trafegava sobre vigas de madeira) e o Ed caiu logo que terminou a ponte, ao passar sobre os trilhos do trem.

Um pouco mais adiante, em Três Cruzes, parei para abastecer, só tinha rodado pouco mais de 100 km, mas era melhor não vacilar e procurar andar sempre com o tanque cheio.

Continuei na belíssima estrada, toda em concreto e perfeita, só com muita atenção com os animais (cavalos, vacas, etc) que são abundantes naquela região e ficam soltas a beira de estrada, o trecho ainda estava em obras, mas só de acabamento.

Mais adiante acabou a parte pavimentada e chegou o trecho de terra (que haviam me informado que seriam 120 km), logo no início uma grande reta, com muito buraco e poeira além de vários caminhões nos dois sentidos, rodei um pouco e parei sob algumas árvores, estava uma sombra agradável e próximo do meio dia, aproveitei para "almoçar", ou seja, comer algumas bolachas que tinham sobrado dos dias anteriores e beber água.

Alimentado, me preparei para o grande trecho de terra, a estrada permaneceu reta e plana por uns 10 km, com muitos buracos, depois de uma curva a direita começou o trecho sinuoso, com subidas e descidas, só que com menos buracos, eu andava rápido, ainda tinha muito para rodar, em um trecho com areia quase caí por duas vezes, fiz a curva e a roda dianteira derrapou, só dei a famosa "patada" e acelerei novamente, a moto escorregou de novo e tive que corrigir novamente, daí percebi que o trecho de areia era grande e diminui a velocidade para atravessar.

Logo começou o trecho em obras onde tinha que andar pelas laterais da pista, em desvios, com muitas pedras e alguns locais alagados, com grandes poças d´água em que o piso era muito liso, mas fui com cuidado e atravessei sem problemas, para minha surpresa cheguei em uma ponte e o trecho pavimentado voltou, fora apenas 48 km de terra, rapidamente cheguei em São José de Chiquitos-BO, nem entrei na cidade, só abasteci a motoca e tomei um refri e um red bull (não havia nada para comer no posto).

Toquei até Roboré-BO, agora bem mais tranquilo, entrei na cidade, tirei algumas fotos na praça da cidade e procurei um local para comer, mas já era tarde e não tinha nada disponível, só tomei mais um refri e um sorvete e fui procurar o posto de gasolina.

A fila era grande e a única bomba de combustível era escoltada pelo exército, conversei com vários motociclistas e fiquei torrando sob o forte sol, depois de abastecido, não queria voltar pelo mesmo caminho e fui desbravar novos caminhos, fui até a entrada da base do exército, depois segui a indicação do GPS que, com certeza, é o trajeto da estrada velha, toda em terra, andei um pouco e cheguei em um rio, tinha que atravessar por dentro e não tinha noção da profundidade, já estava até pensando em retornar, mas estava vindo dois homens com cachorros e perguntei como passar, me falaram para passar pela direita que era mais raso, fui contando que teria ajuda caso caí-se com a motoca dentro do rio, pela parte mais rasa ainda deu uns 40 cms de água mas a motoca passou de boa, só que molhei minhas botas, mas faz parte.

Segui até El Carmen, achei um boné na estrada e voltei para pegar, depois parei ao lado da estação ferroviária da cidade, onde passa o famoso "Trem da Morte", comi uma Tortilla e tomei um refri, depois fui procurar gasolina, não tinha posto mas encontrei um gasolineiro (é só ficar atento, onde tem moto, tem gasolina) e só comprei 3 litros, pois estava cobrando 7 bolivianos o litro, ou seja, o dobro do preço no posto de gasolina.

Cheguei em Puerto Suarez-BO já no final da tarde, a corrente estava horrível, estralando bastante, fui até a cidade e tentei comprar uma corrente nova e um pneu traseiro, mas não tinha nada para moto grande, somente para motos pequenas.

Fui até um local que faz troca de óleo e consegui uma bela limpeza e lubricação na corrente, além de regulá-la, em seguida fui até a Aduana, que ainda estava aberta, fiz os tramites de saída da motoca, o policial encrencou com a sujeira da licença (placa) da moto, mas falei que não tinha com que limpar (não tinha mesmo), ele deixou quieto e liberou minha saída, mas a Imigração já estava fechada, dessa forma eu teria que voltar no dia seguinte para fazer a minha saída.

Passei pela Aduana brasileira sem problema algum, nem me pararam para ver documentação ou revista, tudo tranquilo, só cumprimentei os políciais e segui em frente, fui procurar um posto de gasolina e só coloquei R$ 20,00 pois a gasolina estava muito cara (em Puerto Suarez não havia combustível), em seguida fui até a praça central de Corumbá-MS e liguei para o amigo Beto Corumbá, já estava instalado em uma lanchonete e pedi uma Skol estupidante gelada (estava a dias sem poder beber, pois estava tomando remédios devido ao problema de garganta que tive no Chile).

Logo o Beto chegou, tomamos várias cervejas, comi um lanche enorme e porção de batatas fritas, conversamos bastante sobre motos e viagens, bebemos mais um pouco e ele foi me levar até o hotel, deixei minhas coisas lá e voltei para a rua, era uma felicidade enorme estar de volta ao meu país, liguei para a família do meu celular (já estava a muito dias usando só como relógio e para ouvir músicas) e fui procurar outro buteco para beber mais um pouco (a lanchonete já tinha fechado).

Voltei para o hotel já era quase 03:00 hrs da manhã, estava sem preocupação, pois não adiantava acordar cedo, porque teria que voltar à Bolívia para carimbar a saída no meu passaporte.

Vista do Hotel Suíça
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Café da Manhã "Ralo"
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Oficina em Cotoca-BO
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Ponte Nova
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Ponte Antiga
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Pausa para "almoço" na sombra
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Primeiros 10 km do trecho de terra
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Trecho sinuoso
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Poça nos "desvios"
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San José de Chiquitos
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Trecho Pavimentado
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Muitos animais na pista
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Paisagens maravilhosas
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Roboré-BO
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Roboré-BO
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Posto de Gasolina com escolta do exército
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Trecho na estrada antiga
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El Carmen-BO
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Puerto Suarez-BO
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Fronteira Bolívia-Brasil
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Lanche no capricho em Corumbá-MS
[Imagem: pa191740.jpg]

NelsonBad e Beto Corumbá
[Imagem: pa191741.jpg]

MOTO:
Mobi 81; DT180 83; XLX250 85; Dakar 88; XLX250 85; Elefantre 89; DT200 95; XT600 97; Falc 00; Biz 99; NX200 99; Torn 02; XR 200 96; Tenere 600 90; Torn 06; XT66 08; Falc 06; Torn 05; Fazer250 05; XT66 05; Falc 01; Falc 08; XT66 08; G650GS 10; F800GS 10
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