25-07-2011, 10:01 AM
Dia 35 - 19/10/2010 - Santa Cruz de La Sierra-BO à Corumbá-MS - 727 Km
Acordei às 08:00 hrs e o sol já se fazia presente, prometendo um dia lindo de muito calor. Rapidamente arrumei minhas bagagens e desci para tomar o fraco café da manhã do hotel, que consistiu somente em uma xícara de café com leite e um pão redondo, mas até que estava bom.
Saí com facilidade da cidade, graças ao auxílio do GPS, logo parei para abastecer, já na rodovia, e comprei uma garrafa de água, pois o calor já estava forte, rodei pouco e parei na próxima cidade, em Cotoca-BO, para lubrificar a corrente visto que meu óleo já tinha acabado, era uma oficina bem simples, mas eles montavam motos chinesas para venda.
Logo cheguei em uma grande ponte nova e parei para tirar algumas fotos, bem ao lado fica a antiga ponte onde passava todo o trânsito de trem e veículos em que passamos um perrengue em 2008, onde quase caí dentro da ponte (a gente trafegava sobre vigas de madeira) e o Ed caiu logo que terminou a ponte, ao passar sobre os trilhos do trem.
Um pouco mais adiante, em Três Cruzes, parei para abastecer, só tinha rodado pouco mais de 100 km, mas era melhor não vacilar e procurar andar sempre com o tanque cheio.
Continuei na belíssima estrada, toda em concreto e perfeita, só com muita atenção com os animais (cavalos, vacas, etc) que são abundantes naquela região e ficam soltas a beira de estrada, o trecho ainda estava em obras, mas só de acabamento.
Mais adiante acabou a parte pavimentada e chegou o trecho de terra (que haviam me informado que seriam 120 km), logo no início uma grande reta, com muito buraco e poeira além de vários caminhões nos dois sentidos, rodei um pouco e parei sob algumas árvores, estava uma sombra agradável e próximo do meio dia, aproveitei para "almoçar", ou seja, comer algumas bolachas que tinham sobrado dos dias anteriores e beber água.
Alimentado, me preparei para o grande trecho de terra, a estrada permaneceu reta e plana por uns 10 km, com muitos buracos, depois de uma curva a direita começou o trecho sinuoso, com subidas e descidas, só que com menos buracos, eu andava rápido, ainda tinha muito para rodar, em um trecho com areia quase caí por duas vezes, fiz a curva e a roda dianteira derrapou, só dei a famosa "patada" e acelerei novamente, a moto escorregou de novo e tive que corrigir novamente, daí percebi que o trecho de areia era grande e diminui a velocidade para atravessar.
Logo começou o trecho em obras onde tinha que andar pelas laterais da pista, em desvios, com muitas pedras e alguns locais alagados, com grandes poças d´água em que o piso era muito liso, mas fui com cuidado e atravessei sem problemas, para minha surpresa cheguei em uma ponte e o trecho pavimentado voltou, fora apenas 48 km de terra, rapidamente cheguei em São José de Chiquitos-BO, nem entrei na cidade, só abasteci a motoca e tomei um refri e um red bull (não havia nada para comer no posto).
Toquei até Roboré-BO, agora bem mais tranquilo, entrei na cidade, tirei algumas fotos na praça da cidade e procurei um local para comer, mas já era tarde e não tinha nada disponível, só tomei mais um refri e um sorvete e fui procurar o posto de gasolina.
A fila era grande e a única bomba de combustível era escoltada pelo exército, conversei com vários motociclistas e fiquei torrando sob o forte sol, depois de abastecido, não queria voltar pelo mesmo caminho e fui desbravar novos caminhos, fui até a entrada da base do exército, depois segui a indicação do GPS que, com certeza, é o trajeto da estrada velha, toda em terra, andei um pouco e cheguei em um rio, tinha que atravessar por dentro e não tinha noção da profundidade, já estava até pensando em retornar, mas estava vindo dois homens com cachorros e perguntei como passar, me falaram para passar pela direita que era mais raso, fui contando que teria ajuda caso caí-se com a motoca dentro do rio, pela parte mais rasa ainda deu uns 40 cms de água mas a motoca passou de boa, só que molhei minhas botas, mas faz parte.
Segui até El Carmen, achei um boné na estrada e voltei para pegar, depois parei ao lado da estação ferroviária da cidade, onde passa o famoso "Trem da Morte", comi uma Tortilla e tomei um refri, depois fui procurar gasolina, não tinha posto mas encontrei um gasolineiro (é só ficar atento, onde tem moto, tem gasolina) e só comprei 3 litros, pois estava cobrando 7 bolivianos o litro, ou seja, o dobro do preço no posto de gasolina.
Cheguei em Puerto Suarez-BO já no final da tarde, a corrente estava horrível, estralando bastante, fui até a cidade e tentei comprar uma corrente nova e um pneu traseiro, mas não tinha nada para moto grande, somente para motos pequenas.
Fui até um local que faz troca de óleo e consegui uma bela limpeza e lubricação na corrente, além de regulá-la, em seguida fui até a Aduana, que ainda estava aberta, fiz os tramites de saída da motoca, o policial encrencou com a sujeira da licença (placa) da moto, mas falei que não tinha com que limpar (não tinha mesmo), ele deixou quieto e liberou minha saída, mas a Imigração já estava fechada, dessa forma eu teria que voltar no dia seguinte para fazer a minha saída.
Passei pela Aduana brasileira sem problema algum, nem me pararam para ver documentação ou revista, tudo tranquilo, só cumprimentei os políciais e segui em frente, fui procurar um posto de gasolina e só coloquei R$ 20,00 pois a gasolina estava muito cara (em Puerto Suarez não havia combustível), em seguida fui até a praça central de Corumbá-MS e liguei para o amigo Beto Corumbá, já estava instalado em uma lanchonete e pedi uma Skol estupidante gelada (estava a dias sem poder beber, pois estava tomando remédios devido ao problema de garganta que tive no Chile).
Logo o Beto chegou, tomamos várias cervejas, comi um lanche enorme e porção de batatas fritas, conversamos bastante sobre motos e viagens, bebemos mais um pouco e ele foi me levar até o hotel, deixei minhas coisas lá e voltei para a rua, era uma felicidade enorme estar de volta ao meu país, liguei para a família do meu celular (já estava a muito dias usando só como relógio e para ouvir músicas) e fui procurar outro buteco para beber mais um pouco (a lanchonete já tinha fechado).
Voltei para o hotel já era quase 03:00 hrs da manhã, estava sem preocupação, pois não adiantava acordar cedo, porque teria que voltar à Bolívia para carimbar a saída no meu passaporte.
Vista do Hotel Suíça
![[Imagem: pa191673.jpg]](http://img23.imageshack.us/img23/8830/pa191673.jpg)
Café da Manhã "Ralo"
![[Imagem: pa191674.jpg]](http://img580.imageshack.us/img580/6885/pa191674.jpg)
Oficina em Cotoca-BO
![[Imagem: pa191675.jpg]](http://img23.imageshack.us/img23/9881/pa191675.jpg)
Ponte Nova
![[Imagem: pa191680.jpg]](http://img6.imageshack.us/img6/128/pa191680.jpg)
Ponte Antiga
![[Imagem: pa191682.jpg]](http://img38.imageshack.us/img38/2685/pa191682.jpg)
Pausa para "almoço" na sombra
![[Imagem: pa191685.jpg]](http://img641.imageshack.us/img641/9174/pa191685.jpg)
Primeiros 10 km do trecho de terra
![[Imagem: pa191686.jpg]](http://img703.imageshack.us/img703/9026/pa191686.jpg)
Trecho sinuoso
![[Imagem: pa191688.jpg]](http://img155.imageshack.us/img155/5091/pa191688.jpg)
Poça nos "desvios"
![[Imagem: pa191695.jpg]](http://img854.imageshack.us/img854/9536/pa191695.jpg)
San José de Chiquitos
![[Imagem: pa191698.jpg]](http://img607.imageshack.us/img607/3236/pa191698.jpg)
Trecho Pavimentado
![[Imagem: pa191702.jpg]](http://img52.imageshack.us/img52/7245/pa191702.jpg)
Muitos animais na pista
![[Imagem: pa191704.jpg]](http://img217.imageshack.us/img217/9466/pa191704.jpg)
Paisagens maravilhosas
![[Imagem: pa191713.jpg]](http://img600.imageshack.us/img600/2834/pa191713.jpg)
Roboré-BO
![[Imagem: pa191719.jpg]](http://img269.imageshack.us/img269/108/pa191719.jpg)
Roboré-BO
![[Imagem: pa191722.jpg]](http://img856.imageshack.us/img856/295/pa191722.jpg)
Posto de Gasolina com escolta do exército
![[Imagem: pa191726.jpg]](http://img585.imageshack.us/img585/7492/pa191726.jpg)
Trecho na estrada antiga
![[Imagem: pa191728.jpg]](http://img12.imageshack.us/img12/598/pa191728.jpg)
El Carmen-BO
![[Imagem: pa191733.jpg]](http://img84.imageshack.us/img84/8281/pa191733.jpg)
Puerto Suarez-BO
![[Imagem: pa191736.jpg]](http://img192.imageshack.us/img192/9562/pa191736.jpg)
Fronteira Bolívia-Brasil
![[Imagem: pa191738.jpg]](http://img30.imageshack.us/img30/9021/pa191738.jpg)
Lanche no capricho em Corumbá-MS
![[Imagem: pa191740.jpg]](http://img717.imageshack.us/img717/299/pa191740.jpg)
NelsonBad e Beto Corumbá
![[Imagem: pa191741.jpg]](http://img827.imageshack.us/img827/2574/pa191741.jpg)
Acordei às 08:00 hrs e o sol já se fazia presente, prometendo um dia lindo de muito calor. Rapidamente arrumei minhas bagagens e desci para tomar o fraco café da manhã do hotel, que consistiu somente em uma xícara de café com leite e um pão redondo, mas até que estava bom.
Saí com facilidade da cidade, graças ao auxílio do GPS, logo parei para abastecer, já na rodovia, e comprei uma garrafa de água, pois o calor já estava forte, rodei pouco e parei na próxima cidade, em Cotoca-BO, para lubrificar a corrente visto que meu óleo já tinha acabado, era uma oficina bem simples, mas eles montavam motos chinesas para venda.
Logo cheguei em uma grande ponte nova e parei para tirar algumas fotos, bem ao lado fica a antiga ponte onde passava todo o trânsito de trem e veículos em que passamos um perrengue em 2008, onde quase caí dentro da ponte (a gente trafegava sobre vigas de madeira) e o Ed caiu logo que terminou a ponte, ao passar sobre os trilhos do trem.
Um pouco mais adiante, em Três Cruzes, parei para abastecer, só tinha rodado pouco mais de 100 km, mas era melhor não vacilar e procurar andar sempre com o tanque cheio.
Continuei na belíssima estrada, toda em concreto e perfeita, só com muita atenção com os animais (cavalos, vacas, etc) que são abundantes naquela região e ficam soltas a beira de estrada, o trecho ainda estava em obras, mas só de acabamento.
Mais adiante acabou a parte pavimentada e chegou o trecho de terra (que haviam me informado que seriam 120 km), logo no início uma grande reta, com muito buraco e poeira além de vários caminhões nos dois sentidos, rodei um pouco e parei sob algumas árvores, estava uma sombra agradável e próximo do meio dia, aproveitei para "almoçar", ou seja, comer algumas bolachas que tinham sobrado dos dias anteriores e beber água.
Alimentado, me preparei para o grande trecho de terra, a estrada permaneceu reta e plana por uns 10 km, com muitos buracos, depois de uma curva a direita começou o trecho sinuoso, com subidas e descidas, só que com menos buracos, eu andava rápido, ainda tinha muito para rodar, em um trecho com areia quase caí por duas vezes, fiz a curva e a roda dianteira derrapou, só dei a famosa "patada" e acelerei novamente, a moto escorregou de novo e tive que corrigir novamente, daí percebi que o trecho de areia era grande e diminui a velocidade para atravessar.
Logo começou o trecho em obras onde tinha que andar pelas laterais da pista, em desvios, com muitas pedras e alguns locais alagados, com grandes poças d´água em que o piso era muito liso, mas fui com cuidado e atravessei sem problemas, para minha surpresa cheguei em uma ponte e o trecho pavimentado voltou, fora apenas 48 km de terra, rapidamente cheguei em São José de Chiquitos-BO, nem entrei na cidade, só abasteci a motoca e tomei um refri e um red bull (não havia nada para comer no posto).
Toquei até Roboré-BO, agora bem mais tranquilo, entrei na cidade, tirei algumas fotos na praça da cidade e procurei um local para comer, mas já era tarde e não tinha nada disponível, só tomei mais um refri e um sorvete e fui procurar o posto de gasolina.
A fila era grande e a única bomba de combustível era escoltada pelo exército, conversei com vários motociclistas e fiquei torrando sob o forte sol, depois de abastecido, não queria voltar pelo mesmo caminho e fui desbravar novos caminhos, fui até a entrada da base do exército, depois segui a indicação do GPS que, com certeza, é o trajeto da estrada velha, toda em terra, andei um pouco e cheguei em um rio, tinha que atravessar por dentro e não tinha noção da profundidade, já estava até pensando em retornar, mas estava vindo dois homens com cachorros e perguntei como passar, me falaram para passar pela direita que era mais raso, fui contando que teria ajuda caso caí-se com a motoca dentro do rio, pela parte mais rasa ainda deu uns 40 cms de água mas a motoca passou de boa, só que molhei minhas botas, mas faz parte.
Segui até El Carmen, achei um boné na estrada e voltei para pegar, depois parei ao lado da estação ferroviária da cidade, onde passa o famoso "Trem da Morte", comi uma Tortilla e tomei um refri, depois fui procurar gasolina, não tinha posto mas encontrei um gasolineiro (é só ficar atento, onde tem moto, tem gasolina) e só comprei 3 litros, pois estava cobrando 7 bolivianos o litro, ou seja, o dobro do preço no posto de gasolina.
Cheguei em Puerto Suarez-BO já no final da tarde, a corrente estava horrível, estralando bastante, fui até a cidade e tentei comprar uma corrente nova e um pneu traseiro, mas não tinha nada para moto grande, somente para motos pequenas.
Fui até um local que faz troca de óleo e consegui uma bela limpeza e lubricação na corrente, além de regulá-la, em seguida fui até a Aduana, que ainda estava aberta, fiz os tramites de saída da motoca, o policial encrencou com a sujeira da licença (placa) da moto, mas falei que não tinha com que limpar (não tinha mesmo), ele deixou quieto e liberou minha saída, mas a Imigração já estava fechada, dessa forma eu teria que voltar no dia seguinte para fazer a minha saída.
Passei pela Aduana brasileira sem problema algum, nem me pararam para ver documentação ou revista, tudo tranquilo, só cumprimentei os políciais e segui em frente, fui procurar um posto de gasolina e só coloquei R$ 20,00 pois a gasolina estava muito cara (em Puerto Suarez não havia combustível), em seguida fui até a praça central de Corumbá-MS e liguei para o amigo Beto Corumbá, já estava instalado em uma lanchonete e pedi uma Skol estupidante gelada (estava a dias sem poder beber, pois estava tomando remédios devido ao problema de garganta que tive no Chile).
Logo o Beto chegou, tomamos várias cervejas, comi um lanche enorme e porção de batatas fritas, conversamos bastante sobre motos e viagens, bebemos mais um pouco e ele foi me levar até o hotel, deixei minhas coisas lá e voltei para a rua, era uma felicidade enorme estar de volta ao meu país, liguei para a família do meu celular (já estava a muito dias usando só como relógio e para ouvir músicas) e fui procurar outro buteco para beber mais um pouco (a lanchonete já tinha fechado).
Voltei para o hotel já era quase 03:00 hrs da manhã, estava sem preocupação, pois não adiantava acordar cedo, porque teria que voltar à Bolívia para carimbar a saída no meu passaporte.
Vista do Hotel Suíça
![[Imagem: pa191673.jpg]](http://img23.imageshack.us/img23/8830/pa191673.jpg)
Café da Manhã "Ralo"
![[Imagem: pa191674.jpg]](http://img580.imageshack.us/img580/6885/pa191674.jpg)
Oficina em Cotoca-BO
![[Imagem: pa191675.jpg]](http://img23.imageshack.us/img23/9881/pa191675.jpg)
Ponte Nova
![[Imagem: pa191680.jpg]](http://img6.imageshack.us/img6/128/pa191680.jpg)
Ponte Antiga
![[Imagem: pa191682.jpg]](http://img38.imageshack.us/img38/2685/pa191682.jpg)
Pausa para "almoço" na sombra
![[Imagem: pa191685.jpg]](http://img641.imageshack.us/img641/9174/pa191685.jpg)
Primeiros 10 km do trecho de terra
![[Imagem: pa191686.jpg]](http://img703.imageshack.us/img703/9026/pa191686.jpg)
Trecho sinuoso
![[Imagem: pa191688.jpg]](http://img155.imageshack.us/img155/5091/pa191688.jpg)
Poça nos "desvios"
![[Imagem: pa191695.jpg]](http://img854.imageshack.us/img854/9536/pa191695.jpg)
San José de Chiquitos
![[Imagem: pa191698.jpg]](http://img607.imageshack.us/img607/3236/pa191698.jpg)
Trecho Pavimentado
![[Imagem: pa191702.jpg]](http://img52.imageshack.us/img52/7245/pa191702.jpg)
Muitos animais na pista
![[Imagem: pa191704.jpg]](http://img217.imageshack.us/img217/9466/pa191704.jpg)
Paisagens maravilhosas
![[Imagem: pa191713.jpg]](http://img600.imageshack.us/img600/2834/pa191713.jpg)
Roboré-BO
![[Imagem: pa191719.jpg]](http://img269.imageshack.us/img269/108/pa191719.jpg)
Roboré-BO
![[Imagem: pa191722.jpg]](http://img856.imageshack.us/img856/295/pa191722.jpg)
Posto de Gasolina com escolta do exército
![[Imagem: pa191726.jpg]](http://img585.imageshack.us/img585/7492/pa191726.jpg)
Trecho na estrada antiga
![[Imagem: pa191728.jpg]](http://img12.imageshack.us/img12/598/pa191728.jpg)
El Carmen-BO
![[Imagem: pa191733.jpg]](http://img84.imageshack.us/img84/8281/pa191733.jpg)
Puerto Suarez-BO
![[Imagem: pa191736.jpg]](http://img192.imageshack.us/img192/9562/pa191736.jpg)
Fronteira Bolívia-Brasil
![[Imagem: pa191738.jpg]](http://img30.imageshack.us/img30/9021/pa191738.jpg)
Lanche no capricho em Corumbá-MS
![[Imagem: pa191740.jpg]](http://img717.imageshack.us/img717/299/pa191740.jpg)
NelsonBad e Beto Corumbá
![[Imagem: pa191741.jpg]](http://img827.imageshack.us/img827/2574/pa191741.jpg)
MOTO:
Mobi 81; DT180 83; XLX250 85; Dakar 88; XLX250 85; Elefantre 89; DT200 95; XT600 97; Falc 00; Biz 99; NX200 99; Torn 02; XR 200 96; Tenere 600 90; Torn 06; XT66 08; Falc 06; Torn 05; Fazer250 05; XT66 05; Falc 01; Falc 08; XT66 08; G650GS 10; F800GS 10
Mobi 81; DT180 83; XLX250 85; Dakar 88; XLX250 85; Elefantre 89; DT200 95; XT600 97; Falc 00; Biz 99; NX200 99; Torn 02; XR 200 96; Tenere 600 90; Torn 06; XT66 08; Falc 06; Torn 05; Fazer250 05; XT66 05; Falc 01; Falc 08; XT66 08; G650GS 10; F800GS 10