Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Um F@vero pela Estrada Real julho 2010
Quinta dia 8

Tomamos nosso café da manhã e fomos buscar as motos na garagem da pousada que ficava do outro
lado da Praça Tiradentes, então aproveitamos para fotografar o que não conseguimos na noite
anterior.

[Imagem: 100_7837.jpg]
[Imagem: 100_7838.jpg]
[Imagem: 100_7839.jpg]
[Imagem: 100_7840.jpg]
[Imagem: 100_7841.jpg]
[Imagem: 100_7842.jpg]
[Imagem: 100_7843.jpg]
[Imagem: 100_7844.jpg]
[Imagem: 100_7845.jpg]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=940zLku1e4A[/youtube]

após passarmos por Mariana, onde não consegui tirar fotos, passamos por Camargos. Eu nem
imaginava que havia uma bela igreja cravada no meio do nada com 4 ou 5 casas em volta. Coisas que
só vemos quando entramos no coração de Minas Gerais.

[Imagem: 100_7847.jpg]
[Imagem: 100_7848.jpg]
[Imagem: 100_7849.jpg]
[Imagem: 100_7850.jpg]
[Imagem: 100_7851.jpg]
[Imagem: 100_7852.jpg]
[Imagem: 100_7853.jpg]
[Imagem: 100_7854.jpg]
[Imagem: 100_7855.jpg]
[Imagem: 100_7856.jpg]

Neste trecho chegávamos em Bento Rodrigues/MG e estávamos mortos de sede. Um sol quentissimo
mas que não nos permitia pilotarmos sem proteção tanto pelo vento frio da estrada como tbm pelo
piso irregular que nos derrubaria ao chão sem qualquer piedade eheheh.

[Imagem: 100_7857.jpg]
[Imagem: 100_7858.jpg]
[Imagem: 100_7859.jpg]
[Imagem: 100_7860.jpg]

Continuamos caminho por mais estrada de terra e seguimos pelo Morro d´Água Quente, uma das vistas
mais lindas, áridas e porque não dizer até assustadoras que já vi rsss..........tudo porque ao passar por
uma trilhazinha perdida no meio do mato com céu muito azul sem nenhuma nuvem e nem jaguatirica,
eheheh, um estrondo enorme quase me derruba da moto de susto.......primeira coisa que
pensei....trovão.....estamos fu.... agora.....somos para raios ambulantes kkkkkkkkk..........que nada......o que o Seny havia visto vindo atrás era o que talvez poderia ser uma enorme placa de aço tampando algum buraco enorme no solo.........susto passado, gargalhadas dadas algumas fotos no fim do morro e seguimos viagem eheheh

[Imagem: 100_7862.jpg]
[Imagem: 100_7863.jpg]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=VXPms6czFCs[/youtube]

[Imagem: 100_7864.jpg]
[Imagem: 100_7865.jpg]
[Imagem: 100_7866.jpg]
[Imagem: 100_7867.jpg]
[Imagem: 100_7868.jpg]
[Imagem: 100_7869.jpg]

Seguimos sentido Catas Altas onde paramos para almoçar.....o Seny registrou as fotos do local muito gostoso por sinal

[Imagem: 100_7870.jpg]
[Imagem: 100_7871.jpg]
[Imagem: 100_7872.jpg]
[Imagem: 100_7873.jpg]
[Imagem: 100_7874.jpg]
[Imagem: 100_7875.jpg]
[Imagem: 100_7876.jpg]
[Imagem: 100_7877.jpg]

Achando que estávamos certos do caminho, entramos no sentido do Santuário do Caraça, uma vez que
explicando novamente, totem a esquerda vire a esquerda, totem a direita vire a direita, o totem
indicava que deveríamos seguir tal sentido.Chegamos a um portal onde o segurança nos informou que ali era apenas um braço da ER, e que lá dentro, cerca de 15km de estrada asfaltada e bem sinuosa, deveríamos pagar um ingresso simbólico de 5,00, mas teríamos que voltar pois de lá não havia caminho para continuar. Eu já havia lido alguma coisa sobre o local em alguma revista motociclistica e como estávamos de férias, porque não visitar ? eheheh

http://www.santuariodocaraca.com.br/

Um lugar muito lindo e tranquilo com um hotel e um centro de visitação para quem gosta de um local
com a religiosidade aflorada.

[Imagem: 100_7878.jpg]
[Imagem: 100_7879.jpg]
[Imagem: 100_7880.jpg]
[Imagem: 100_7881.jpg]
[Imagem: 100_7882.jpg]
[Imagem: 100_7883.jpg]
[Imagem: 100_7884.jpg]
[Imagem: 100_7886.jpg]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=6kJw5OAQD9s[/youtube]

[Imagem: 100_7888.jpg]
[Imagem: 100_7889.jpg]
[Imagem: 100_7890.jpg]
[Imagem: 100_7891.jpg]
[Imagem: 100_7892.jpg]
[Imagem: 100_7893.jpg]

o que nos deixou indignados mesmo foi o totem da ER que se encontrava dentro do Santuário. Se o
Caraça não faz parte da ER o que fazia um totem lá ?.....Ok que o Governo de Minas Gerais resgatou a
ER para incentivar o turismo e trazer mais renda para as comunidades por onde a ER passa, mas até
onde vai o interesse entre o que é a ER verdadeira e o que os comerciantes queriam para sí. Em várias
cidades que passávamos, muitos moradores não sabiam o que era a ER, não sabiam sobre os totens de
demarcação da estrada e sempre tentavam ajudar da melhor forma indicando o caminho mais rápido
pelo asfalto, o que realmente não procurávamos, mas isso é assunto para outro tópico....vamos ao que
interessa eheheh.

[Imagem: 100_7894.jpg]

Nosso destino era tentar pernoitar em Itambé do Mato Dentro, então voltamos a ER original !!!
Como já estava tarde, evitei paradas para fotos e outras coisas, pois como o Seny estava com a
câmera pendurada em seu pescoço deixei por conta dele as fotos deste trecho.
Chegamos em Bom Jesus do Amparo por volta das 17:30, ai aproveitei para tirar umas fotos do Museu
do Tropeiro que já havia visto no Globo Rural, pena que já estava fechado.

[Imagem: 100_7895.jpg]
[Imagem: 100_7896.jpg]
[Imagem: 100_7897.jpg]
[Imagem: 100_7898.jpg]

Passamos por Ipoema e já anoitecendo conseguimos chegar a Senhora do Carmo.
Sujos, com fome, cansados e sonhando com aquela brejinha gelada, demos uma voltinha pela única rua
da cidade a procura de um lugar para dormir. A única pousada que havia na cidadezinha estava com
todas as vagas preenchidas e a dona vendo nosso cansaço e preocupada por não podermos seguir
viagem nos ofereceu alguns colchonetes, mas como estávamos preparados para um problema deste,
perguntei se ela teria um quintal onde pudéssemos montar nossas barracas. Assim pudemos tomar um
delicioso banho, armarmos as barracas e ainda sair para um jantar excelente com um pf fantástico do
que talvez seria o único restaurante da cidade tbm.

[Imagem: 100_7899.jpg]

Ainda tivemos tempo de tomar umas brejas e jogar uma sinuca em um bar local.
de volta a pousada, já com tudo preparado para dormir, coloquei meus fones e ouvi pelo menos uma
meia hora de Stone Temple Pilots, minha banda preferida antes de apagar.
Por volta das 3 da manhã, acordei com um som vindo do meu alforge que estava dentro do sobreteto
da minha barraca e fiquei preocupado de ter algum animal silvestre ali mexendo nas minhas coisas.
"Xô....sai........sai pra lá........"....dando tapas pelo lado de dentro da minha barraca e nada do som
cessar.......abri o zíper interno e vi que meu alforge estava intacto.......então abri o zíper externo e vi que o Seny estava levantando. Então voltei a dormir.

Sexta dia 9

No dia seguinte perguntei o que havia acontecido com o Seny e ele me disse que na verdade estava
levantando aquele horário pq estava com muito frio, uma vez que a sua barraca tinha sobreteto
apenas no topo da barraca, deixando a friagem e a umidade atravessar o tecido e esfriando muito
dentro da sua barraca...........Disse tbm que riu muito com os tapas que eu havia dado na minha barraca pensando se tratar de um pesadelo com as costelas das estradas kkkkkkkk

Tomamos nosso café, acertamos o valor de 10,00 pelo uso do chuveiro e do café da manha,
agradecemos a Dna. Neves e seu esposo pelo espaço emprestado e corri para tentar fazer a moto
pegar no tranco logo de manha......meu exercício matinal.....dificultado ainda mais pelas minhas fortes
dores nas costelas...........só no Dorflex eheheh....e vamos q vamos

[Imagem: 100_7900.jpg]
[Imagem: 100_7901.jpg]
[Imagem: 100_7902.jpg]
[Imagem: 100_7903.jpg]
[Imagem: 100_7904.jpg]
[Imagem: 100_7905.jpg]
[Imagem: 100_7906.jpg]
[Imagem: 100_7908.jpg]
[Imagem: 100_7909.jpg]
[Imagem: 100_7910.jpg]

Chegamos em Itambé do Mato Dentro e paramos no primeiro posto para esticar e lubrificar as
correntes. Fiquei na dúvida se deveria realmente fazer isso pois teríamos muito trecho de terra ainda
para rodar, mas fiz assim mesmo....acho q acertei rssss........depois das regulagens, vi a placa do Seny
quebrada e achamos melhor achar algum lugar para rebitar a danada antes que ela ficasse por Minas
Gerais rssssssss.

[Imagem: 100_7911.jpg]
[Imagem: 100_7912.jpg]
[Imagem: 100_7913.jpg]
[Imagem: 100_7914.jpg]
[Imagem: 100_7915.jpg]
[Imagem: 100_7916.jpg]

trabalho efetuado, seguimos viagem
[Imagem: 100_7917.jpg]

Já na região da Serra do Cipó, com certeza tivemos um brinde ao que existe de mais belo em nosso
país, uma cadeia de montanhas lindas, um lugar onde muitos caminhantes e ciclista realizam seus
passeios e onde tbm a natureza se mostra exuberante quando quer mostrar seu cartão postal a
alguém rssss.........

http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_do_Cip%C3%B3
http://www.serradocipo.com/inicio

[Imagem: 100_7918.jpg]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=y9wl2iuNb_8[/youtube]

Um pouco a frente deste trecho, avistamos um gaviãozinho brigando com uma cobra, como foi muito
rápido e estávamos em movimento, não deu tempo de registrar, mas o gaviãozinho se deu bem e
partiu levando a cobra como seu almoço.....paramos e disse ao Seny que lembrei do Marião na hora
pois ele, como corinthiano roxo, não aceitaria um gavião abocanhando uma cobra eheheheh........coisas
da natureza.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=dSsoomGZBik[/youtube]

[Imagem: 100_7921.jpg]
[Imagem: 100_7922.jpg]
[Imagem: 100_7923.jpg]
[Imagem: 100_7924.jpg]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=JA5JvDxwq1g[/youtube]

[Imagem: 100_7926.jpg]
[Imagem: 100_7927.jpg]
[Imagem: 100_7928.jpg]
[Imagem: 100_7929.jpg]
[Imagem: 100_7930.jpg]
[Imagem: 100_7931.jpg]
[Imagem: 100_7932.jpg]

Já em Morro do Pilar, o sol era forte, o vento gelado, a poeira secava nossas gargantas, a sede era
grande e de repente do nada aparece uma biquinha.....e mais incrível, apareceu uma pick up onde o
motorista disse que aquela água era potável e nos deixou alguns copos plásticos........mesmo
preocupado com alguma contaminação, não resisti e tomei um copo que desceu geladinha e
saborosa.......confesso que fiquei preocupado, mas pelo menos a minha sede havia cessado um pouco.

[Imagem: 100_7933.jpg]
[Imagem: 100_7934.jpg]
[Imagem: 100_7935.jpg]

Flagrei sem querer o Seny tirando água do joelho eheheh.......ele me deu o troco....depois confiram no
tópico dele kkkkkk

[Imagem: 100_7936.jpg]
[Imagem: 100_7937.jpg]
[Imagem: 100_7938.jpg]
[Imagem: 100_7939.jpg]
[Imagem: 100_7940.jpg]
[Imagem: 100_7941.jpg]
[Imagem: 100_7942.jpg]

Um dos lugares mais lindos da viagem foi esse vale, com as pedras esculpidas pela água e pelo
vento....cheio de calangos escondidos pelos vão das pedras e tbm local de acampamento para muitos
visitantes, infelizmente visitantes porcos, pois havia muito lixo jogado pelo gramado que cercava o
local......coisa de gente que não sabe o que significa educação.

[Imagem: 100_7943.jpg]
[Imagem: 100_7944.jpg]
[Imagem: 100_7945.jpg]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=sf3Ssla4v4I[/youtube]
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=w_e16WCwBL0[/youtube]

[Imagem: 100_7948.jpg]
[Imagem: 100_7949.jpg]
[Imagem: 100_7950.jpg]

Seguimos viagem passando por Conceição do Mato Dentro, Córregos e Sto Antonio do Norte, onde
passamos da entrada pelo marco da ER. Um morador nos indicou o caminho seguindo o cavaleiro que
aparecia ai na foto abaixo.........

[Imagem: 100_7951.jpg]
[Imagem: 100_7952.jpg]

Vcs não fazem idéia de como estava a estrada.....o Seny deve ter fotografado, mas realmente não
seria fácil, ladeiras enormes, com espaço apenas para os pneus, passando por pedras e valetas
enormes que realmente fariam vc cair....graças a Deus, segundo o Seny que vinha logo atrás, eu subia
feito cobra, derrapando a traseira da moto e tentando fugir dos buracos, pedras e valetas. Mas lá em cima uma paisagem de tirar o fôlego nos foi dado como premio pela aventura eheheh

[Imagem: 100_7953.jpg]
[Imagem: 100_7954.jpg]
[Imagem: 100_7955.jpg]
[Imagem: 100_7956.jpg]
[Imagem: 100_7957.jpg]
[Imagem: 100_7958.jpg]
[Imagem: 100_7959.jpg]
[Imagem: 100_7960.jpg]

Nosso objetivo estava quase no fim....faltavam cerca de 100 km para o fim e chegaríamos a noite com
certeza em Diamantina.
Depois do meu segundo chão que não foi registrado aqui ( passando em um mata burro, com 5 barras de ferro no sentido vertical, eu teria que atravessar com a roda dianteira na terceira barra para poder apoiar meus pés na 1ª e 5ª barra, mas passei pela 2º e perdi o apoio do lado esquerdo e se eu não pulo realmente teria terminado a viagem ali para mim.) bati meu recorde com um terceiro terreno. Tratores haviam remexido a terra da estrada e tudo estava muito fofo e com muitas pedras grandes soltas....tanto nas subidas quanto nas descidas...Em uma dessas descidas, devagar e com os dois pés no chão, não consegui desviar a roda dianteira de outra pedra......resultado....moto no chão e manete de freio quebrado pela metade......registrado pelo Seny. paramos na cidade e trocamos o bendito.
Em Itapanhoacanga (eita trava língua desgranhento eheheh) tínhamos duas opções......23km até Serro
pela verdadeira ER ou 9km pelo caminho novo, tbm de terra......lógico que nosso objetivo, por mais
cansados que estávamos era apenas a ER........e tivemos 23km de reta que pareciam não acabar mais
de costelas e mais costelas, onde sentia a minha Sassá querer desmanchar, quebrar quadro, perder
parafuso, soltar carenagem em um trecho com muito trânsito de caminhões, carros e ônibus, já que
não existia estrada asfaltada até Serro. Tbm sentia minhas costelas doendo muito devido ao esforço.
Tentei pilotar um pouco em pé para poder amenizar um pouco a dor, mas a tremedeira era muita
eheheheh.

[Imagem: 100_7961.jpg]
[Imagem: 100_7962.jpg]

As 17:43 do sexto dia chegamos ao portal de entrada de Diamantina, já pegando asfalto desde Três
Barras, passando por Milho verde, São Gonçalo do Rio das Pedras e Vau, onde abastecemos já na
reserva.

[Imagem: 100_7963.jpg]
[Imagem: 100_7964.jpg]
[Imagem: 100_7965.jpg]

Demos uma volta no centro da cidade a procura do último marco e nos indicaram este abaixo.

[Imagem: 100_7966.jpg]
[Imagem: 100_7967.jpg]
[Imagem: 100_7968.jpg]

Procuramos uma pousada para podermos descarregar nossas coisas e saciar nossa fome e sede.
Encontramos uma excelente e tbm a mais cara até aqui mas merecíamos o melhor para fechar com
chave de ouro a viagem.

http://www.pousadareliquiasdotempo.com.br/

Descarregamos as motos e fomos até a garagem para guarda-las. Tomamos um belo banho e fomos
para a noite......por incrível que pareça mais festa eheheh......aniversário da banda de axé BatCaverna...

http://www.karnaval.com.br/c_bat_caverna/index.html

mas antes um chopp e uma porção de carne com mandioca para matar a fome e a sede dos viajantes.

[Imagem: 09072010377.jpg]
[Imagem: 09072010375.jpg]
[Imagem: 09072010374.jpg]
[Imagem: 09072010373.jpg]
[Imagem: 09072010372.jpg]
[Imagem: 09072010371.jpg]
[Imagem: 09072010370.jpg]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=DjxcHXtroIU[/youtube]
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=xROREINblsY[/youtube]
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Mc_tGQOjbd0[/youtube]

[Imagem: 09072010378.jpg]
[Imagem: 09072010376.jpg]

Continua

Responder
Favero.

Lindas fotos e que espetáculo de passeio, hein?? Parabéns pelo relato detalhado.

Peço permissão para postar aquí, algumas fotos que tirei no Seminário do Caraça. Um dos atrativos mais festejados pelos visitantes, mas vocês não puderam ver, porque não pernoitaram lá.
Nos finais de tarde, após o jantar, os padres arrastam uma bandeja com carne de frango, no átrio da igueja, e ficam chamando o Lobo Guará, até que o macho sobe, come e saí; depois vem a fêmea, mas na noite em que estava lá, apareceu essa Jaritataca e colocou a família dos desconfiados Lobos Guarás pra correr.

[Imagem: DSC01257.jpg]
[Imagem: DSC01248.jpg]
[Imagem: DSC01249.jpg]
[Imagem: DSC01251.jpg]
[Imagem: DSC01254.jpg]
[Imagem: DSC01263.jpg]
Responder
Pinheirinho, mas como você reclama de terra, tá louco ...kkkkkkk
Terra é vida meu querido, se sujar faz bem!

Adorei sua cara na foto em Diamantina.
Nem precisava ler o relato para entender o seu sentimento naquela hoje.

Tentei duas vezes ver todas as fotos, mas são muitas e não está carregando, depois tentarei novamente.
A descrição está show de roda.
As fotos na montanha e no vale estão invejaveis, parabéns novamente.

Martinez
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
Nelson MG Escreveu:Favero.

Lindas fotos e que espetáculo de passeio, hein?? Parabéns pelo relato detalhado.

Peço permissão para postar aquí, algumas fotos que tirei no Seminário do Caraça. Um dos atrativos mais festejados pelos visitantes, mas vocês não puderam ver, porque não pernoitaram lá.
Nos finais de tarde, após o jantar, os padres arrastam uma bandeja com carne de frango, no átrio da igueja, e ficam chamando o Lobo Guará, até que o macho sobe, come e saí; depois vem a fêmea, mas na noite em que estava lá, apareceu essa Jaritataca e colocou a família dos desconfiados Lobos Guarás pra correr.

Tá permitido Nelsão eheheh.......realmente tivemos essa informação por lá.....mas como não nos hospedamos por la ficamos sem essa imagem.....graças que temos vc para ilustrar essa falta de registro......Vlw Nelsão....brigadão Big Grin Big Grin Big Grin

Responder
Martinez Escreveu:Pinheirinho, mas como você reclama de terra, tá louco ...kkkkkkk
Terra é vida meu querido, se sujar faz bem!

Adorei sua cara na foto em Diamantina.
Nem precisava ler o relato para entender o seu sentimento naquela hoje.

Tentei duas vezes ver todas as fotos, mas são muitas e não está carregando, depois tentarei novamente.
A descrição está show de roda.
As fotos na montanha e no vale estão invejaveis, parabéns novamente.

Martinez

não é reclamação não tio....é surpresa mesmo....minha reclamação mesmo era em relação as dores nas costelas do lado direito.......isso me irritava muito.....nada que um dorflex não resolvesse eheheh

Responder
F@avero,

Parabéns a você e ao Seny pela viagem e pelos relatos.
Minha viagem pela Estrada Real, que estava programada para o mês de junho passado, teve que ser adiada.
O trabalho consumiu todo o meu tempo.
Meus planos são mais leves que os seus. As dicas e relatos por aqui vão nos ajudar muito.

F@vero Escreveu:[Imagem: 100_7629.jpg]
uma parada em Trindade para podermos almoçar.......foi um peixe ao molho de camarão muito bom
.......merecíamos esta regalia para abrirmos a viagem.
e aproveitamos para tirar algumas fotos.
Que dia bonito, na semana que passei em Trindade, faz um ano, só vi chuva!
F@vero Escreveu:[Imagem: 100_7642.jpg]
Até já me deu saudade de subir esta serra de novo! Já passei por aí várias vezes, com sol e com chuva, mas de motocicleta ainda não!

Felipe.
[Imagem: 5736907.jpg?album=34987]
Responder
Caraca maluco... que show de fotos e de relato.
Nossa estou babando nas paisagens...
Vocês dois estão de parabéns.....
Parabéns mesmo.
Valeu Favero e Seny.
Um ditado Tuareg:

"Faça como as palmeiras. Quando alguém lhe joga pedras, ela ofereçe Tâmaras!!"
[Imagem: Imagem075.jpg]
Responder
F@vero Escreveu:[Imagem: 100_7681.jpg]
Peguei um pedacinho desta estrada de terra, acho que uns 5 km dos 40 km entre Cruzília-MG e São Thomé das Letras-MG.
Uh! Que poeirada!
http://www.saharamaniacos.com.br/forum/v...10#p157819

F@vero Escreveu:Mais um imprevisto em nossa viagem....passamos por vários mata burros que realmente não estavam
em boas condições. Mas neste aqui não teve como o Seny escapar.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=eBUbAyK_Ybs[/youtube]
Nada danificado seguimos caminho.
Mas também com este mata-burro instalado de atravessado!

F@vero Escreveu:[Imagem: 06072010366.jpg]
Está dando saudade de novo, de quando passei por São João Del Rey-MG, em 1994, no retorno de minha primeira viagem para Belo Horizonte-MG, passando pelas cidades históricas de Minas Gerais.

Felipe.
[Imagem: 5736907.jpg?album=34987]
Responder
Sábado dia 10
Acordamos ainda extasiados da festa da noite anterior e por estarmos muito satisfeitos com o
objetivo alcançado, então resolvemos tirar a manhã para uma volta a pé em Diamantina, fazer
algumas compras, tirar alguma fotos. A começar pela pousada que realmente era show de bola.

[Imagem: 100_7969.jpg]
[Imagem: 100_7970.jpg]
[Imagem: 100_7971.jpg]
[Imagem: 100_7972.jpg]
[Imagem: 100_7973.jpg]
[Imagem: 100_7974.jpg]
[Imagem: 100_7975.jpg]
[Imagem: 100_7976.jpg]
[Imagem: 100_7977.jpg]
[Imagem: 100_7978.jpg]
[Imagem: 100_7979.jpg]
[Imagem: 100_7980.jpg]
[Imagem: 100_7981.jpg]
[Imagem: 100_7982.jpg]
[Imagem: 100_7983.jpg]
[Imagem: 100_7985.jpg]
[Imagem: 100_8057.jpg]
[Imagem: 100_8062.jpg]

aqui o local do café da manhã, muito bem servido por sinal, com bolos, pães, sucos, frios....só de
lembrar da água na boca eheheh

[Imagem: 100_7984.jpg]
[Imagem: 100_7986.jpg]

As chaves dos quartos eram antigas, pesadas e grandes, todas de ferro.

[Imagem: 100_7987.jpg]
[Imagem: 100_7988.jpg]
[Imagem: 100_7989.jpg]
[Imagem: 100_7990.jpg]
[Imagem: 100_7991.jpg]
[Imagem: 100_7992.jpg]
[Imagem: 100_7993.jpg]
[Imagem: 100_7995.jpg]
[Imagem: 100_7996.jpg]

Aqui funciona o prédio que cuida dos interesses da ER em Diamantina. Buscamos informações sobre
algum totem, marco, placa de chegada ao fim da ER, mas o rapaz que la trabalhava nos disse que era
somente por aquele em que havíamos passado na noite anterior. Confesso que me senti meio frustrado
pois com a grandiosidade que essa Estrada trás para o Estado de Minas Gerais, apenas um totenzinho
para marcar a chegada ao fim de um caminho árduo e longo era pouco.

[Imagem: 100_7994.jpg]
[Imagem: 100_7997.jpg]
[Imagem: 100_7998.jpg]
[Imagem: 100_7999.jpg]
[Imagem: 100_8000.jpg]
[Imagem: 100_8001.jpg]

Banco do Bra"z"il eheheh

[Imagem: 100_8002.jpg]
[Imagem: 100_8003.jpg]
[Imagem: 100_8004.jpg]
[Imagem: 100_8005.jpg]
[Imagem: 100_8006.jpg]
[Imagem: 100_8007.jpg]

Aqui o Bar onde saboreamos aquela maravilhosa carne com mandioca da noite anterior

[Imagem: 100_8008.jpg]
[Imagem: 100_8009.jpg]
[Imagem: 100_8010.jpg]
[Imagem: 100_8011.jpg]
[Imagem: 100_8012.jpg]
[Imagem: 100_8013.jpg]
[Imagem: 100_8014.jpg]
[Imagem: 100_8015.jpg]
[Imagem: 100_8016.jpg]
[Imagem: 100_8017.jpg]
[Imagem: 100_8018.jpg]
[Imagem: 100_8019.jpg]
[Imagem: 100_8020.jpg]
[Imagem: 100_8021.jpg]
[Imagem: 100_8022.jpg]
[Imagem: 100_8023.jpg]

Aqui a casa de Chica da Silva, onde ela morou com regalias até seu marido João Fernades de Oliveira
deixa-la. Mudou-se então para Ouro Preto fugindo da perseguição por ser a única negra a gozar dos
mesmos privilégios das mulheres brancas de sua época. Hoje só existe mesmo o casarão onde morou.

[Imagem: 100_8026.jpg]
[Imagem: 100_8024.jpg]

Loja Maçônica

[Imagem: 100_8027.jpg]
[Imagem: 100_8028.jpg]
[Imagem: 100_8029.jpg]
[Imagem: 100_8030.jpg]
[Imagem: 100_8032.jpg]

Hoje em dia se vc quiser privacidade em sua residência, vc tasca um vidrão fumê na sua janela e
ninguém te vê, mas naquela época usava-se as famosas treliças de madeira.

[Imagem: 100_8034.jpg]
[Imagem: 100_8033.jpg]
[Imagem: 100_8035.jpg]

Aqui a praça onde rolou o show de gravação do DVD de 25 anos do Bat Caverna na noite
anterior....estava lotado.

[Imagem: 100_8036.jpg]
[Imagem: 100_8037.jpg]

O mercado municipal

[Imagem: 100_8038.jpg]
[Imagem: 100_8039.jpg]

na noite anterior tirei foto dessa placa pensando ser algum ponto final da ER mas não, foi apenas um
engano, tratava-se de outro caminho.

[Imagem: 100_8040.jpg]

Paramos em uma lojinha para o Seny comprar uma lembrança e começamos uma conversa com o Dono
do estabelecimento de porque não havia nada sobre a ER a venda na cidade, e a informação era a
seguinte: Mesmo com os lojistas oferecendo-se para pagar os royalties sobre o uso da imagem, a
concessionária se negava por ter loja própria. E mesmo usando apenas o mapa da estrada bordada em
camisetas, teriam problemas com processos. Nos informou tbm que o ponto final era em frente a uma
das pousadas mais caras da cidade e não aquele totem fotografado na noite anterior.
Por isso as perguntas que ficaram em minha cabeça em grande parte da viagem foram:
Qual o verdadeiro interesse da ER?
Seria mesmo este o caminho verdadeiro ou haviam desvios favorecendo comerciantes ?
bom.....isso tbm é assunto para outro tópico.
e vamos ao que interessa

um cão mineiro legitimo comendo um pão de queijo legitimo eheheh

[Imagem: 100_8041.jpg]
[Imagem: 100_8042.jpg]

Casa da Intendência onde funciona a Prefeitura de Diamantina.

[Imagem: 100_8045.jpg]
[Imagem: 100_8043.jpg]

Homenagem ao cidadão ilustre de Diamantina, JK.

[Imagem: 100_8046.jpg]

Pousada onde estávamos hospedados

[Imagem: 100_8047.jpg]
[Imagem: 100_8048.jpg]
[Imagem: 100_8049.jpg]
[Imagem: 100_8050.jpg]
[Imagem: 100_8051.jpg]

depois de muitas ladeiras, subidas e descidas, um calor danado apesar de eu estar de moletom,
procurávamos nosso ultimo ponto para fotografar. O Passadiço do Colégio. Conta a história que as
alunas para não terem que sair a rua para atravessar ao outro prédio, as irmãs mandaram erguer uma
passarela fechada para as internas não terem contato com os de fora.

[Imagem: 100_8052.jpg]
[Imagem: 100_8053.jpg]
[Imagem: 100_8054.jpg]
[Imagem: 100_8055.jpg]

Quem disse que ele mora na Lapônia ?????

[Imagem: 100_8056.jpg]

Voltamos para a pousada para arrumar as malas e seguir até o totem final da viagem e de lá
rumarmos para Morada Nova de Minas, cidade natal do Seny. Lá em baixo a garagem e as magrelas
nos aguardando.

[Imagem: 100_8058.jpg]
[Imagem: 100_8059.jpg]
[Imagem: 100_8060.jpg]
[Imagem: 100_8061.jpg]
[Imagem: 100_8063.jpg]
[Imagem: 100_8064.jpg]
[Imagem: 100_8065.jpg]

Chegamos ao Totem final de uma viagem marcada por paisagens fantásticas e por um povo
hospitaleiro bão di mais.

[Imagem: 100_8068.jpg]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=fW0Llm7Pk4Y[/youtube]

[Imagem: 100_8067.jpg]
[Imagem: 100_8069.jpg]
[Imagem: 100_8070.jpg]
[Imagem: 100_8071.jpg]

Saímos de lá e paramos na primeira oficina/loja de motos que avistamos, Falci Motos onde fomos muito bem tratados e respondemos a perguntas de alguns motociclistas que lá estavam. Precisava verificar o óleo, esticar e lubrificar as correntes e aproveitei para trocar meu par de luvas por um novo, pois com toda terra e poeira da estrada, meus dedos haviam rachado dentro das luvas.
Seguimos viagem com a intenção de chegar a Balsa do Rio São Francisco antes de anoitecer, passando
pelo sertão de Guimarães Rosa, lógico que agora só pelo asfalto.

[Imagem: 100_8072.jpg]
[Imagem: 100_8073.jpg]
[Imagem: 100_8074.jpg]

No meio do caminho uma surpresa.......uma das muitas Saharas que vimos pelo caminho.....demos um
adesivo pequeno ao dono e o convidamos a entrar no fórum........o descuido foi em não lembrar o nome
do rapaz.

[Imagem: 100_8075.jpg]

Chegamos quase a noitinha na balsa e para o deleite da gente um pôr do sol mais lindo ao fundo com
direito a cervejinha eheheh.

[Imagem: 100_8076.jpg]
[Imagem: 100_8077.jpg]
[Imagem: 100_8080.jpg]
[Imagem: 100_8081.jpg]
[Imagem: 100_8082.jpg]
[Imagem: 100_8083.jpg]
[Imagem: 100_8084.jpg]
[Imagem: 100_8088.jpg]
[Imagem: 100_8089.jpg]

Chegamos na casa da mãe do Seny em Morada Nova de Minas, com uma jantinha pronta por ela.
descarregamos as tralhas, lavamos as motos, tomamos um banho, jantamos e saímos para uma volta
na cidade.

Fotos no tópico do Seny pois estava sem pilhas carregadas.

Domingo dia 11

Tomamos um café com pão de queijo depois de uma boa noite de sono e fomos dar uma volta.
Visitamos alguns parentes do Seny, uma familia muito bacana mesmo, e fui conhecer um pouco da
cidade com ele.

[Imagem: 100_8090.jpg]
[Imagem: 100_8091.jpg]
[Imagem: 100_8092.jpg]
[Imagem: 100_8093.jpg]
[Imagem: 100_8094.jpg]
[Imagem: 100_8095.jpg]
[Imagem: 100_8096.jpg]
[Imagem: 100_8097.jpg]
[Imagem: 100_8098.jpg]
[Imagem: 100_8099.jpg]
[Imagem: 100_8100.jpg]
[Imagem: 100_8101.jpg]
[Imagem: 100_8102.jpg]
[Imagem: 100_8103.jpg]
[Imagem: 100_8104.jpg]
[Imagem: 100_8105.jpg]
[Imagem: 100_8106.jpg]
[Imagem: 100_8107.jpg]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=OGOEYfnmcQA[/youtube]

[Imagem: 100_8108.jpg]
[Imagem: 100_8109.jpg]
[Imagem: 100_8110.jpg]

Aqui a casa onde o Seny nasceu !

[Imagem: 100_8112.jpg]
[Imagem: 100_8113.jpg]

Saborear um peixe frito pela mãe do Seny com uma cervejinha não tem preço !!!

[Imagem: 100_8114.jpg]
[Imagem: 100_8115.jpg]

Segunda dia 12
Hora de ir embora. Nos despedimos da mãe do Seny e tocamos para casa, confesso que já estava com
saudades da minha familia tbm.

[Imagem: 100_8117.jpg]
[Imagem: 100_8118.jpg]
[Imagem: 100_8119.jpg]

uma parada para sacar uma graninha eheheh

[Imagem: 100_8120.jpg]

trevo de Três Corações, cidade do maior jogador de futebol de todos os tempos.

[Imagem: 100_8121.jpg]
[Imagem: 100_8122.jpg]

Após 8 dias de muito sol e poeira de terra vermelha, Deus resolveu lavar nossas almas antes de
sairmos de Minas e nos presenteou com dois arco íris lindos na região de Pouso Alegre.

[Imagem: 100_8127.jpg]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=e3c3Mc9VcdA[/youtube]

Cheguei em casa por volta das 20:30, foram 2865 km rodados de uma viagem inesquecível

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Dpt5RmSjn3s[/youtube]

Foram 8 dias na estrada com um dos caras que realmente fez a diferença, com um censo de
navegação apurado e uma amizade tremenda. Conheci lugares quem nem imaginava que existiam, passei por apuros que logo foram contornados, passei por alguns sustos tbm, tivemos que abortar a volta para o Rio, pois eu nem imaginava que seria tão árdua a viagem. Minhas costelas ainda doiam muito mesmo após o fim da viagem, mas por opção, não queria abortar nosso projeto e decidi tocar assim mesmo. Estive em lugares que só via na televisão, capas de livros, dvds e que realmente são lindos mesmo ao vivo.
Conheci um povo que realmente é muito hospitaleiro e que esta sempre pronto para um auxilio.
Uma viagem que ficara marcada por muito tempo em minha memória.
Uma viagem única na vida.
A viagem

vlw

Responder
dalma.felipe Escreveu:F@avero,

Parabéns a você e ao Seny pela viagem e pelos relatos.
Minha viagem pela Estrada Real, que estava programada para o mês de junho passado, teve que ser adiada.
O trabalho consumiu todo o meu tempo.
Meus planos são mais leves que os seus. As dicas e relatos por aqui vão nos ajudar muito.

opa...vlw Felipe, espero que nossas informações possam ajudar muito e que vc possa realizar essa viagem q é única !

Responder

Pular para Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 6 Visitante(s)