Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Viagem solitária Fortaleza / Guaramiranga
Senhores após muito tempo ausente retorno para relatar minha pequena viagem registrada a Guaramiranga e levar nossa família ao ponto mais alto do Ceará.
Postarei fotos e comentários aos poucos devido ao tempo.
Coloque agora informações mais direcionadas.

Muito apropriadamente Guaramiranga é denominada a Cidade das Flores. Há quem a chame de Suíça Brasileira quando não a Cidade Jardim. O fato é que ela é uma cidade que atrai. Mais que isso enfeitiça. Seu nome é de origem tupi que significa Pássaro Vermelho. Guaramiranga está acima de Baturité no meio do Maciço com altitude de 865m. Sua temperatura varia da máxima de 25ºC e da mínima de 18ºC e é esse clima o principal causador de todo esse espetáculos de flores que acabam brotando na cidade. É o que se pode denominar de uma cidadezinha que teima por não crescer muito para ficar sempre bonitinha. É uma cidade aconchegante gostosa de se passar e fácil de se locomover. Numa só caminhada você pode conhecer toda a cidade em si. Sua área corresponde a 107 60 quilômetro quadrados limitando-se ao norte com Pacoti ao sul com Mulungu à leste com Baturité e à oeste com Caridade. Está a 123 km de Fortaleza com acesso pelas rodovias CE-060 CE-356 e CE-065. Rodeada da natureza Guaramiranga encanta quem por ela passa. Seu povo é acolhedor e gosta de recepcionar quem a visita. A sua população é de cerca de 5 5 mil habitantes. Sua criação data do dia 01 de setembro de 1890 com instalação em 17 de outubro do mesmo ano sendo ela um desmembramento de Baturité. Assim como Guaramiranga se mostra não há quem resista. Desse modo é uma cidade preparada para o turismo com uma infra-estrutura toda voltada para agradar quem a visita. São hotéis de várias modalidades e classificações pousadas spas e restaurantes temáticos. A cidade vem crescendo de forma intensa apostando nessa economia que dá certo. O Ecoturismo então já tem seus guias treinados para nos levar à aventuras e trilhas nos ensinando a preservar a natureza. Enfim só indo até lá para saber realmente o que é Guará.

Aniversário da Cidade

1º de Setembro

CARACTERÍSTICAS

Menor município do Ceará Guaramiranga esbanja beleza e boa acolhida. Localizada no Maciço de Baturité a cidade possui temperaturas tipicamente serranas entre 15º e 23º C e uma faixa de Mata Atlântica com palmeiras imperiais bromélias e bambus transformada em área de proteção ambiental. No Pico Alto o segundo ponto mais elevado do Ceará (1.114 m) a temperatura oscila entre 12º e 15º. De lá é possível ter uma ampla visão do sertão e do mar. Entre as atrações de Guaramiranga que em indígena quer dizer pássaro vermelho estão a nascente do Rio Pacoti e a Gruta da Natividade. A cidade possui ótimas pousadas e hotéis que ficam cheios durante o Carnaval e em setembro quando são realizados respectivamente o Festival de Jazz/Blues e o Festival Nordestino de Teatro Amador. Para os comilões Guaramiranga oferece doces geléias e licores produzidos localmente.

Clima

Ameno com temperaturas tipicamente Serranas

Temperatura Média

18º C

COMO CHEGAR

Município da Região Norte do Estado do Ceará

Limites

Pacoti, Mulungu, Baturité e Caridade

Distâncias

92 Km da Capital

TURISMO

Guaramiranga possui muitos atrativos turísticos que são mais explorados pela população de Fortaleza para feriados e fins de semana, não existindo um fluxo turístico mais significativo.
O nível de exploração é baixo frente ao potencial explorável, considerando sua inserção na parte mais alta da Serra de Baturité.
Seus principais sítios de valor paisagístico são as fontes e cascatas e a cobertura vegetal (matas úmidas) na faixa serrana.

Principais Pontos Turísticos

Atrativos Naturais

A serra de Guaramiranga é uma atração natural. De sua rua principal partem algumas mais - não muitas - como pequenas variantes. Mais a frente estaremos em direção ao famoso Pico Alto ponto culminante do Maciço de Baturité com 1115m de altitude. Dali podemos ter uma visão espetacular do sertão lá em baixo em meio ao verde da vegetação das serras também podemos ver uma parte do rio Pacoti que nasce em Guaramiranga mesmo a 6km da sede. É emocionante e imperdível. Você pode ir até lá pelas trilhas ecológicas ou ainda existe um acesso por estrada asfaltada. Não podemos é claro esquecer que as flores que alegram e embeleza a cidade não deixam de ser uma atrativo natural. O acesso Guaramiranga-Pernambuquinho dá a uma sucessão de sítios e árvores gigantescas. Uma viagem que vale a pena. Existe o Parque Ecológico de Guaramiranga uma área de proteção ambiental assim conciderada oficialmente pelo Dec. de 30 de fevereiro de 1979. Sem contar com as Cachoeiras de São Paulo e do Urubu. Outros atrativos são a Linha da Serra e o Parque das Trilhas.

Atrativos Culturais

Guaramiranga tem grande destaque no seu artesanato de trançados taboca cipó vime e arranjos florais o que não podia faltas na Cidade das Flores. Conta com grupos de teatro danças folclóricas e a Banda Municipal de Música. Tem como destaque uma casa de espetáculos o Teatro Raquel de Queiroz. Outros atrativos culturais importantes são as Igrejas de Nossa Senhora de Loudes e Nossa Senhora da Conceição e o Convento dos Capuchinos que já foi um seminário e hoje é uma agradável pousada tão boa que até parece que foi construída para receber visitantes.

Teatro Raquel de Queiroz e praça principal repleta de flores

As principais manifestação e tradições culturais são: Festival Nordestino de Teatro Amador que acontece todo o ano em setembro onde reúnem os melhores grupos teatrais do Nordeste e ali saindo premiado a melhor peça teatral; o Dia do Município em 22 de setembro; Festa da Pacroeira Nossa Senhora da Codeição em 8 de dezembro; Coroação de Nossa Senhora de Fátima com a realização de novenas durante todo o mês de maio; Arte em Flor em agosto; e a última novidade em carnaval no Brasil com classe e diferenciação no Festival de Jazz e Blues que já está fazendo o maior sucesso e não adianta chegar de última hora na cidade estará com todos os leitos esgotados tendo você que recorrer para pousadas em Mulungu Pacoti ou Baturité.

Serra de Guaramiranga

A Serra de Guaramiranga está localizada no Maçico de Baturité, a 865 metros de altitude, e sua principal atração é o Pico Alto, ponto mais elevado do Ceará, com 1.115 m. A temperatura oscila entre 12º e 15º, e do local temos uma ampla visão do sertão e do mar. A faixa de 0,1% de Mata Atlântica ainda existente no Ceará está em Guaramiranga e foi transformada em área de proteção ambiental (APA).

Pico Alto

O Pico Alto é o segundo ponto mais elevado do Estado do Ceará, diante de seus 1.115 metros de altitude, pode-se deslumbrar um pôr-de-sol inesquecível, de uma vista magnífica que não possui adjetivos precisos para descrever a imensidão que se vislumbra do alto, a sensação de paz e liberdade junta-se ao desejo de voar ao lado de beija-flores e outros pássaros que nos recebem com boas vindas.
Para se chegar ao Pico Alto, saindo de Guaramiranga, pega-se a direção do distrito de Pernambuquinho, antes passando por Botija e Forquilha. No caminho de subida ao Pico, vê-se grandes árvores que protegem as encostas, como eucaliptos, ingazeiras, mulungus e até pinheiros; lá em cima, depois de passar por um caminho íngreme de pedras, não sentimos vontade de voltar, e sim de contemplar durante horas a incrível beleza do local.

Casas e sobrados antigos

Do século passado e início deste século, período áureo da atividade cafeeira.

EVENTOS

- Festival de quadrilhas com barracas de comidas típicas - realiza-se em praça pública.

- Festival de Música Arte em Flor - Acontece em julho com características 100% acústicas (não utilizam microfones e
amplificadores); reúne pessoas de todo e Estado.

- Festival Nordestino de Teatro - Mostra competitiva de espetáculos teatrais de todo o Nordeste realiza-se em setembro.

Outubro

- Oktoberfest

Novembro

- Festival do vinho e chocolate quente.
- Vídeo Nordeste - Festival Nordestino de Vídeo -

Festival de Dezembro

- Apresentações de teatro, música e dança, exposição de artes plásticas e artesanato. Dramas, Operetas Populares e Teatro Popular. Apresentados em escolas, teatro, praças e sítios.

Como vemos um mapa mal feito pelo nosso amigo google que não faz o registro corretamente do trajeto.

[Imagem: Capturadetela2011-04-27s235505.png]

Após algumas tentativas frustadas de tornar uma viagem de encontros, fui sozinho.

Abaixo saída pela CE 065 com destino a primeira cidade Maranguape, ao fundo a Feira mas conhecida do Ceará A feira de Parangaba, nela vc pode comprar um Patel com Caldo de Cana, cortar o cabelo por R$ 3,00 ou R$ 5.00 sentado e ainda comprar um carro seminovo por R$ 10.000.

[Imagem: DSC00037.jpg]

Bem na saída de Maranguape um bar que da a noção do tamanho do declive, por sinal uma curva muito perigosa e fechada.

[Imagem: DSC00046.jpg]

Logo após me deparo com uma toda de decisão clássica com aventura ou sem aventura enquanto pessava fui comer a melhor coxinha de galinha do mundo, ninguém come somente uma ?
Adivinhem!!!

[Imagem: DSC00048.jpg]

Cara, eu deveria ter pneus biscoitos

No início da serra antes de chegar em Palmácia uma pequena amostra do o que viria pela frente.

[Imagem: DSC00051.jpg]

[Imagem: DSC00052.jpg]

[Imagem: DSC00053.jpg]

Mas ia surgindo os primeiro sinais de recompensa... ( Há sim, esses dois pauzinho são indicadores que a pista acabou )

[Imagem: DSC00060.jpg]

E mais sofrimento

[Imagem: DSC00057.jpg]

[Imagem: DSC00058.jpg]

[Imagem: DSC00064.jpg]

Então após alguns quilômetros uma placa de sinalização...

[Imagem: DSC00063.jpg]

Pronto nessa foto da para perceber o que diabos era essa obra, nada mais que escavando o pé da serra para alargar a pista a ase de dinamite.

[Imagem: DSC00066.jpg]

Finalmente chego em Palmácia depois de um bom tempo devido a paradas para registros.

[Imagem: DSC00068.jpg]

Abaixo o monumento da tal Pedra fundamental.

[Imagem: DSC00070.jpg]

Palmacia é uma cidadezinha bem estruturada praticamente toda ladrinhada quase sem asfalto e bem limpa. Mas vamos para próxima. Pacoti, que na minha opnião a cidade mais charmosa de Todo Maciço de Baturité.

Abaixo porte que marca entrada da cidade por onde passa o rio Pacoti.

[Imagem: DSC00073.jpg]

Logo depois um restaurante bem atrativo, pelo preço e ambiente aproveitei para pedir o almoço.

[Imagem: DSC00071.jpg]

A já ia esquecendo em Pacoti estava acontecendo o festival do chocolate café e vinhos, por isso o restaurate lotado.

[Imagem: DSC00083.jpg]

[Imagem: DSC00082.jpg]

[Imagem: DSC00077.jpg]

[Imagem: DSC00078.jpg]

Como se diz no Ceará de bucho cheio vamos pra frente que atrás vem gente!

[Imagem: DSC00074.jpg]

[Imagem: DSC00085.jpg]

Finalmente chego em Guaramiranga e essa é umas da entradas.
Como estava um pouco cansado não regristrei muito!

[Imagem: DSC00087.jpg]

Entrada para o Camping!

[Imagem: DSC00088.jpg]

[Imagem: DSC00090.jpg]

[Imagem: DSC00089.jpg]

Em seguida uma pequena amostra das casas e bares.

[Imagem: DSC00097.jpg]

[Imagem: DSC00100.jpg]

[Imagem: DSC00098.jpg]

E essa Igreja que literalmente que fica lá no alto vai encarar?

[Imagem: DSC00171.jpg]

Subindo em segunda marcha o topo.
E uma cena curiosa, roupas estendidas nas escadarias.

[Imagem: DSC00094.jpg]

Então vamos olha lá para baixo. Não da nem para ver o final da rua.

[Imagem: DSC00096.jpg]

Senhores o Pico Alto é um lugar de fácil acesso para carros com tração traseira e 1.6 abaixo disso somente queimando disco de embreagem.
Segundo o guia são 372 curvas de Palmácia até O Pico.

No mais as imagens falam por si só (Ah, eu com uma bandeira)...

[Imagem: DSC00103.jpg]

[Imagem: DSC00104.jpg]

[Imagem: DSC00105.jpg]

[Imagem: DSC00106.jpg]

[Imagem: DSC00107.jpg]

[Imagem: DSC00108.jpg]

[Imagem: DSC00109.jpg]

[Imagem: DSC00112.jpg]

[Imagem: DSC00113.jpg]

[Imagem: DSC00114.jpg]

[Imagem: DSC00115.jpg]

[Imagem: DSC00117.jpg]

Esse ai é sou eu querendo pegar a mina no por do sol.

[Imagem: DSC00119.jpg]

Que por do sol!
É impressionante como a temperatura cai rápido quando o sol se vai. Ou detalhe que esqueci de mencionar é o leve desconforto nos ouvidos na subida da serra.

[Imagem: DSC00122.jpg]

A Tal mina que fique só na vontade ao fundo.

[Imagem: DSC00124.jpg]

[Imagem: DSC00129.jpg]

[Imagem: DSC00136.jpg]

E o ultimo raio de sol.

[Imagem: DSC00140.jpg]

Bora pra frente...

Um pouco da noite em Guará e praças que estavam em reforma.

[Imagem: DSC00142.jpg]

[Imagem: DSC00143.jpg]

[Imagem: DSC00144.jpg]

[Imagem: DSC00145.jpg]

[Imagem: DSC00151.jpg]

E a noite em Pacoti

[Imagem: DSC00152.jpg]

[Imagem: DSC00154.jpg]

Para que gosta de Chocolate

[Imagem: DSC00156.jpg]

[Imagem: DSC00157.jpg]

[Imagem: DSC00159.jpg]

Desculpa tia pelo Flash na cara
[Imagem: DSC00161.jpg]

Não podia faltar aquela velha sinuca

[Imagem: DSC00163.jpg]

[Imagem: DSC00167.jpg]

Preparando as malas para Volta.

[Imagem: DSC00169.jpg]

[Imagem: DSC00170.jpg]

Os famosos pedalinhos em Pacoti

[Imagem: DSC00172.jpg]

[Imagem: DSC00173.jpg]

E o restaurante do lago.

[Imagem: DSC00175.jpg]

Vamos indo

[Imagem: DSC00176.jpg]

E esta foi minha ultima parada antes de um pequeno imprevisto.

[Imagem: DSC00181.jpg]

Bem galera na decida de Palmácia sofri um acidente leve e a Sasá quebrou a carenagem do lado esquerdo, assim como a camera.

Depois de um tempo Adquiri uma Xt 600 E no preço, e posso dizer a vocês que a XT 600 só ganha das nossas meninas pelo torque.

Deixei este depoimento por fim devido a gravidade do acidente que sofri com a XT, onde sobrei em uma curva a 120km, sem costume achei poderia fazer a curva da mesma forma que na Sahara, perdi o ponto de tangência e sai batendo em 2 meio fiu e duas Carnaúbas cai a uns 15 metros da moto e sofri poucos arranhões a moto teve os dois aros totalmente empenados com vários raios partidos, sorte eu tinha colocado matacachorro.
Esta semana eu terminei de reformar e descobri o motivo do acidente.
descobri que várias Xts tem um problema de estabilidade na dianteira, até hoje não existe uma explicação. Estou fazendo várias modificações entre para lamas e suportes para resolver o problema.
Hoje descobri que aro não tinha sido balanceado com disco, então retirei os chumbos e melhorou bastante.

Antes que alguém pergunte, não vedi a a Sásá e nem vou vender, e depois de ter andado na Xt tenho a certeza que ainda não inventaram uma moto substituir nossas Saharas.

[Imagem: DSC00174.jpg]
Responder
.

Eita que tá deixando a gente com agua na boca....

Vaos seguir o teu "passeio"... pode ter certeza!!! E essa estrada de terra, a galera adora.

.
[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
Responder
Show de bola!!!
Mas cadê as fotos de guaramiranga? Da serra. Teleférico.....
Posta mais aí!!!!
Um ditado Tuareg:

"Faça como as palmeiras. Quando alguém lhe joga pedras, ela ofereçe Tâmaras!!"
[Imagem: Imagem075.jpg]
Responder
[Imagem: DSC00171.jpg]

Adoro a imagem da cadeirinha na porta, só vendo a vida passar.

Ô da Moita! Bela sequência. Que saudade do NE. Sad
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.

Responder
CAraca, que lugarzinho mais agradável.......parabéns Sergio, esperamos mais fotos !

Responder
Big Grin
Saudades da minha passagem por essa região.Fui com um casal amigo de Fortaleza,e passamos a noite em uma pousadinha simpática.Fez um frio danado,porque Guaramiranga é alto.Na época,a estrada não estava tão ruim(há uns 20 anos).Na ida,passamos em uma cidade que tem um observatório,e nome de um filho dela,não me lembro.Jotace está com meu álbum.

Continue a postar,a gente viaja denovo.
Motociclismo é uma doença crônica,contagiosa e incurável!.
[Imagem: Diversos2011279.jpg]
Responder
Este é o Brazil ou melhor o Céara, Lindo!

tião cunha
Motociclismo Ciclismo e Radioamadorismo faiz parte da minha vida.
paseioem piracicaba eu fui
churrasco na casa do Just eu fui.
aniversario em mogi das cruzes fui tambem 2011
Araial em Itu 2011 fui
Festa fantasia em mariporan 2011 tambem fui
7º aniversario em guararema sp em 2012 fui de ybr
Araial em Itu 2012 fui de twister

Confraternisação fac Rio praia do maua 2011 eu Fui
aniversario 2012 em Guararema SP
Arraial em Porto Feliz SP 2014 fui de carro
Responder
Muito legal seu relato e suas fotos, ao poucos a gente vai conhecendo um pouquinho mais do Brasil e do mundo; através das lentes e relatos dos irmãos saharamaníacos aventureiros...
Abraço e tudo de bom pra voces Wink Wink Wink
Uma moto na garagem faz você sonhar; uma moto na estrada faz você realizar.
Responder
Sergio show de aventura, é bem isto que nossa Sahara nos proporciona é só coloca-la para rodar. Estou esperando o proximo capítulo.
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.
Responder
Muito 10 sua viagem e as fotos ... aguardamos mais mais mais...abraços.

RICO.
[Imagem: DSCF6438.jpg][Imagem: SDC13454-1.jpg][Imagem: DSCF6358-2.jpg][Imagem: DSC03032-1.jpg]
Responder

Pular para Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 5 Visitante(s)