28-12-2006, 01:38 PM
Manos Saharentos:
Cá estou eu novamente com o coração nas mãos e o carburador em frangalhos...
Pobre mortal de nascença, sonho com o impossível: comprar um carburador NOVO e ORIGINAL!
Vamos brincar de somar?
peças originais:
- Carburador: R$ 1.500,00 (ninguém sabe informar se é COMPLETO!)
- Pistonete: R$ 270,00
- Bóia: R$ 180,00
- Gicleur da Lenta: R$ 28,00
- Pulverizador: R$ 42,00
peças paralelas:
- Kit de Reparo: R$ 25,00
- Diafragma: R$ 3,00
Realmente inviável, não? Pois é... Vamos ao título do Tópico: BORBOLETA PSICODÉLICA...
Resolvi abrir o carbura pra me certificar do que ocorria: logo encontrei o problema. No corpo do carburador, na cavidade onde se situa a borboleta, existia um desgaste, causado exatamente pela borboleta.
O problema é de projeto: a mesma mola que faz com que a borboleta retorne à posição "fechada" tensiona a borboleta contra a parede da cavidade - com o passar do tempo, a Borboleta acaba "cavando" uma depresssão na cavidade, impedindo a total vedação da mesma. Eureka: entrada de ar...
A solução para não perder o carburador seria mandá-lo à um torneiro, que retiraria a Borboleta e o seu eixo, preencheria a tal depressão e deixaria a cavidade como nova.
Solução definitiva, porém mais cara e menos prática.
Tentei estanho, mas não é compatível com o alumínio do carburador...
Adivinhem: ARALDITE... Preenchi a depressão, foi tirado o excesso, lixado minunciosamente: aparentemente, problema resolvido. O kit de reparo foi usado, troquei também o diafragma compensador da mistura (cuidado: paralelos costumam ter o pino mais comprido e a mola muito mais dura que a original).
Fase de testes: postarei aqui o resultado em breve (desempenho / consumo).
Eu tive um Uno Mille Brio, com carburador Weber de corpo duplo... e o problema também acontecia nele! Borboleta Psicodélica (ou erro de projeto mesmo...) A idiferença é que troquei o carburador do Uninho por um novo, e nem me lembro quanto custou (provavelmente um preço razoável, pois não fiquei traumatizado como fico com a Honda).
Cá estou eu novamente com o coração nas mãos e o carburador em frangalhos...
Pobre mortal de nascença, sonho com o impossível: comprar um carburador NOVO e ORIGINAL!
Vamos brincar de somar?
peças originais:
- Carburador: R$ 1.500,00 (ninguém sabe informar se é COMPLETO!)
- Pistonete: R$ 270,00
- Bóia: R$ 180,00
- Gicleur da Lenta: R$ 28,00
- Pulverizador: R$ 42,00
peças paralelas:
- Kit de Reparo: R$ 25,00
- Diafragma: R$ 3,00
Realmente inviável, não? Pois é... Vamos ao título do Tópico: BORBOLETA PSICODÉLICA...
Resolvi abrir o carbura pra me certificar do que ocorria: logo encontrei o problema. No corpo do carburador, na cavidade onde se situa a borboleta, existia um desgaste, causado exatamente pela borboleta.
O problema é de projeto: a mesma mola que faz com que a borboleta retorne à posição "fechada" tensiona a borboleta contra a parede da cavidade - com o passar do tempo, a Borboleta acaba "cavando" uma depresssão na cavidade, impedindo a total vedação da mesma. Eureka: entrada de ar...
A solução para não perder o carburador seria mandá-lo à um torneiro, que retiraria a Borboleta e o seu eixo, preencheria a tal depressão e deixaria a cavidade como nova.
Solução definitiva, porém mais cara e menos prática.
Tentei estanho, mas não é compatível com o alumínio do carburador...
Adivinhem: ARALDITE... Preenchi a depressão, foi tirado o excesso, lixado minunciosamente: aparentemente, problema resolvido. O kit de reparo foi usado, troquei também o diafragma compensador da mistura (cuidado: paralelos costumam ter o pino mais comprido e a mola muito mais dura que a original).
Fase de testes: postarei aqui o resultado em breve (desempenho / consumo).
Eu tive um Uno Mille Brio, com carburador Weber de corpo duplo... e o problema também acontecia nele! Borboleta Psicodélica (ou erro de projeto mesmo...) A idiferença é que troquei o carburador do Uninho por um novo, e nem me lembro quanto custou (provavelmente um preço razoável, pois não fiquei traumatizado como fico com a Honda).