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Sahara não passa de 120km/h.
#41
Olá amigos!!! Adquiri uma Sahara 95 em fevereiro... Ela está com 46000km e muito bem conservada. Troquei apenas a relação que já estava ruim. Infelizmente, deparo-me com o mesmo problema... Não passa de 120 km/h. Achei até que poderia ser normal e que eu estivesse superestimando o desempenho dela, mas lendo o tópico, vejo que são apenas algumas que apresentam esse defeito... Ao trocar a relação, preferi um pinhão de 15 dentes, mas não alterou muita coisa não: a vel. final é a mesma, apenas com giro menor.
Fico aguardando alguém que apresente uma solução!!!
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#42
Galera:

Hoje busquei um kit para testes para a motoca: Bobina de faísca (magnetron), cachimbo de vela (NGK) e CDI (Servitec) para testar na moto neste final de semana:


[Imagem: imagem032.jpg]

Antes de trocar os componentes, refiz as medições de resistência nas peças da moto.

No post anterior, mencionei que o teste de resistência entre o terra da bobina de faísca e o cachimbo de vela deu um resultou inferior ao padrão do manual:

Teste Resistência Bobina Secundária e Cachimbo de Vela


Valores no manual: 7,3 a 4,4 Ohm
Valor aferido na moto: 3,14 Ohm

Resolvi então desmontar o cachimbo de vela. Descobri que o terminar´l que encosta na vela estava um pouco desrosqueado. MAs como tem uma mola interna para fazer o contato, tal fato não deveria trazer dificuldades para a passagem de corrente.

Desmontei o cachimbo para verificar o estado dos componentes internos e remontei:


[Imagem: imagem023o.jpg]

Fiz nova medição e o valor aumentou de 3,14 para 7,51 Ohm, ficando bem mais próximo do valor mínimo de fábrica que é de 3,6 Ohm.

Mas ocorreu outra coisa que pode ter alterado esse valor: Descobri que a placa que serve de suporte para a bobina de faísca estava com os parafusos frouxos. Isso poderia ocasionar problema de aterramento na bobina. Mas o novo teste da bobina apresentou o mesmo valor de antes, portanto, o aterramento ocorria mesmo assim.

Uma coisa que me agradou foi que, ao tirar a vela, ela apresentou coloração normal e não mais esbranquiçada como antes da viagem à Curitiba (quando criei este tópico):


[Imagem: imagem010h.jpg]

Com relação as peças novas, fiz os mesmos testes (testei as peças fora da moto e ainda não instalei pra dar uma volta e verificar possíveis melhoras).

Na bobina de fásica, o valor do teste de continuidade do terminal primário e a placa de aterramento foi o mesmo do que está na moto. Mas o teste de resistência do cabo de vela e a placa de aterramento foi um pouco menor na peça nova (3,14 na bobina que está na moto e 3,08 na bobina nova).

Já o teste entre a bobina de faísca e o cachimbo de vela, o valor aumentou nas peças novas (conjunto bobina + cachimbo): 8,03 Ohms no conjunto novo contra 7,51 Ohms no conjunto que está na moto (padrão de fábrica fica entre 7,3 a 11 Ohms.

Ou seja, embora o teste do cabo de vela da bobina nova tenha dado um valor abaixo do que a bobina que está na moto, com o cachimbo de vela novo instalado nessa bobina nova, o valor foi bem mais alto que no kit da moto.

Assim, fica descartado o problema na bobina de faísca. Amanhã farei a medição da bobina velha com o cachimbo novo.

Um detalhe interessante é que, mesmo o cachimbo de vela novo ser da NGK que fornece para a Honda, o material isolante não é tão flexível quanto o cachimbo que está na moto.

Agora minha atenção ( e orações) estão voltados para o cachimbo de vela. Tomara que este maldito defeito seja só nele mesmo.

Por via das dúvidas, vou testar o CDI de novo, mas desta vez um apropriado para a Sahara (da outra vez, fis o teste com CDI's para XR 200 e NX 200 como alguns amigos aqui do SM haviam mencionado melhoras significativas na moto).

Amanhã mando notícias dos testes.

Só por curiosidade. Valores da peças:
Cachimbo de vela NGK: R$ 32,15;
CDI Servitec Sahara até 1997: R$ 124,75;
Bobina de Ignição MAgnetron: R$ 31,35.
Total................................R$ 188,25

Abraço!
Tudo que é bom e barato é raro.
Tudo que é raro, tende a ser caro.
Logo, tudo que é bom e barato, sai caro!
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#43
Passando aqui rapidamente para informar que os testes com as peças novas deram em...............................nada... Confusedad:

Fui a uma concessionária Honda e falei com os mecânicos. Expliquei o problema e mencionei tudo o que foi testado e trocado na moto.

Durante os testes verifiquei a vela novamente e apresentou sinal de falta de combustível.

Além dos mecânicos nunca terem deparado com problema similar, disseram que o que poderiam sugerir para mim testar eu já fiz.

O próximo passo é testar a compressão do motor e depois fuçar no carburador: Comprei um gicleur novo e vou aumentar o diâmetro dele. Também vou calçar a agulha para levantá-la um pouco e ver se resolve. Quanto a bóia, como não tem regulagem de altura, vou verificar (de novo) se essa medida está nos padrões de fábrica. Caso contrário, vou trocar.

Se não der resultados, vou verificar se o gerador de pulsos está ok (vai que está frouxo e atrasando o ponto).

Se nada disso resolver, vou abrir o motor todo!
:twisted:
Tudo que é bom e barato é raro.
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#44
Cara novamente lhe digo que pode ser as folgas da retifica muito justas, tenho uma 91 que tem esse problema e ela vai para 200.000Km rodados, com motor STD e apenas um kit de comando trocado e nem baixa óleo. Esse defeito limitou sim a velocidade final somente, a moto esquenta um pouco mais que a 97 que tenho, mas em termos de torque não percebo a diferença, se realmente for abrir o motor da sua, faça somente a parte de força: camisa, piston e comando, no restante não adianta abrir em banda e lógico com um bom mecanico.

Ai vai uma dica de primeira mão, existe uma peça que pode ser trocada por uma de cbx 200 (strada) que fica do lado da (3)embreagem unidirecional que pesa bastante chamada de (4)carcaça dessa embreagem cujo aumentou consideravelmente o torque e final, Agora me lembrando! SIM SIM, quando troquei essa peça juntamente com a embreage a moto ficou um canhão, só não destroquei a moto com pai pq seria fod@, quando me acidentei com a 91 ele me deu a dele 97.

Sim a explicação para isso segundo mecanicos é que diminui bastante o peso virabrequim.

Antes de mecher no Carbura troca essa peça aqui em fortaleza tem algumas sucata e a peça é bem barata, veja a opinião do restante da galera pra ver o que dizem!

Valeu!

Abaixo a foto do manual de peças e da que eu troque que estava na moto.



[Imagem: Imagem2-2.png]

[Imagem: Foto12.jpg]

[Imagem: Foto13.jpg]


Alex Fox Escreveu:Passando aqui rapidamente para informar que os testes com as peças novas deram em...............................nada... Confusedad:

Fui a uma concessionária Honda e falei com os mecânicos. Expliquei o problema e mencionei tudo o que foi testado e trocado na moto.

Durante os testes verifiquei a vela novamente e apresentou sinal de falta de combustível.

Além dos mecânicos nunca terem deparado com problema similar, disseram que o que poderiam sugerir para mim testar eu já fiz.

O próximo passo é testar a compressão do motor e depois fuçar no carburador: Comprei um gicleur novo e vou aumentar o diâmetro dele. Também vou calçar a agulha para levantá-la um pouco e ver se resolve. Quanto a bóia, como não tem regulagem de altura, vou verificar (de novo) se essa medida está nos padrões de fábrica. Caso contrário, vou trocar.

Se não der resultados, vou verificar se o gerador de pulsos está ok (vai que está frouxo e atrasando o ponto).

Se nada disso resolver, vou abrir o motor todo!
:twisted:
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#45
Alex, aparentemente consegui resolver o problema da minha moto.
Ela não está dando final no ponteiro, mas passa dos 120 Km/h. Meu motor já está bem rodado, não fuma, mas toma um óleo bom (até agora não entendi a causa disso).

Bom, o que eu fiz foi trocar a bobina de ignição e o cachimbo (supressor) da vela. Mas o que realmente deu diferença na bixinha foi o filtro de ar. O meu estava um lixo, não devia estar entrando nada no motor e a mistura ficava incorreta. Fiz a gambitech do filtro com um de Celta e assim que montei e liguei a moto já percebi uma diferença brutal na marcha lenta...

Outra coisa é que meus instrumentos do painel estavam um pouco descalibrados, levei no centro, fiz a aferição de ambos e agora está tudo redondo.

Bom, acho que vale a pena desmontar o painel e levar para uma verificação, não custa nada e de repente sua moto até está melhor do que parece...

abraço.
Responder
#46
Minhas opniões:

Trocar a carcaça da embreagem de partida, a meu ver, não ajuda em nada, pois quando se retira o peso do virabrequim, diminue-se a força de inércia no eixo, resultando em perda de força, imaginem um motor de carro trabalhar sem o conjunto volante/platô e disco, o motor fica mais esperto pq está mais leve, mas perde torque final pois o peso ajuda na inércia.

Faça a medição de velocidade utilizando um GPS, nele vc terá a velocidade real. Se vc não tiver um, deve conhecer alguém que tenha um, hj em dia ta cheio de celular com GPS, veja com os amigos. O velocímetro vem ajustado de fábrica com um retardo de 10km/h em média, então não se assuste se tiver a 120 na moto e registrar 110 no GPS. A maior velocidade real que eu atingi na minha Sahara 95 em pista plana foi de 135km/h, esticando bem as marchas.

É isso aí, boa sorte.
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Honda XRE300
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Ilha Comprida-SP, Fuinessa! Próximo destino ????

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#47
rodrigofraga Escreveu:Alex, aparentemente consegui resolver o problema da minha moto.
Ela não está dando final no ponteiro, mas passa dos 120 Km/h. Meu motor já está bem rodado, não fuma, mas toma um óleo bom (até agora não entendi a causa disso).

Bom, o que eu fiz foi trocar a bobina de ignição e o cachimbo (supressor) da vela. Mas o que realmente deu diferença na bixinha foi o filtro de ar. O meu estava um lixo, não devia estar entrando nada no motor e a mistura ficava incorreta. Fiz a gambitech do filtro com um de Celta e assim que montei e liguei a moto já percebi uma diferença brutal na marcha lenta...

Outra coisa é que meus instrumentos do painel estavam um pouco descalibrados, levei no centro, fiz a aferição de ambos e agora está tudo redondo.

Bom, acho que vale a pena desmontar o painel e levar para uma verificação, não custa nada e de repente sua moto até está melhor do que parece...

abraço.

No meu caso, como já mencionei nesse tópico, troquei a bobina de ignição e o cachimbo de vela (o tal supressor) e nada. Quanto ao filtro, cheguei a rodar sem ele e não resolveu.

Sergio MOita Escreveu:Cara novamente lhe digo que pode ser as folgas da retifica muito justas, tenho uma 91 que tem esse problema e ela vai para 200.000Km rodados, com motor STD e apenas um kit de comando trocado e nem baixa óleo. Esse defeito limitou sim a velocidade final somente, a moto esquenta um pouco mais que a 97 que tenho, mas em termos de torque não percebo a diferença, se realmente for abrir o motor da sua, faça somente a parte de força: camisa, piston e comando, no restante não adianta abrir em banda e lógico com um bom mecanico.SE

Se for problema de folga, no meu caso seria excesso de folga entre camisa e pistão e não retífica justa, já que meu motor é standard e está com 73.000km. Estou a procura de um aparelho pra testar a compressão, mas ainda não achei...
Quanto ao mecânico eu não me esquento, poi serei eu mesmo a abrir o motor
Wink


Fuinessa Escreveu:Minhas opniões:

Trocar a carcaça da embreagem de partida, a meu ver, não ajuda em nada, pois quando se retira o peso do virabrequim, diminue-se a força de inércia no eixo, resultando em perda de força, imaginem um motor de carro trabalhar sem o conjunto volante/platô e disco, o motor fica mais esperto porque está mais leve, mas perde torque final pois o peso ajuda na inércia.

Faça a medição de velocidade utilizando um GPS, nele você terá a velocidade real. Se você não tiver um, deve conhecer alguém que tenha um, hj em dia ta cheio de celular com GPS, veja com os amigos. O velocímetro vem ajustado de fábrica com um retardo de 10km/h em média, então não se assuste se tiver a 120 na moto e registrar 110 no GPS. A maior velocidade real que eu atingi na minha Sahara 95 em pista plana foi de 135km/h, esticando bem as marchas.

É isso aí, boa sorte.

Quanto a aliviar o peso do magneto, você está totalmente correto. Tanto é que em motos especiais de cross 2 tempos que o pessoal quer usar em trilhas, usamos uma peça no magneto dessas motos que se chama Fly Wheel. Nada mais é que um peso para o virabrequim. Isso faz o giro do motor subir mais devagar, ao mesmo tempo que aumenta o torque do motor.
Tudo que é bom e barato é raro.
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#48
Hehe!!!! Como disse, adquiri minha moto há pouco tempo... Depois de trocar a relação, a manutenção seguinte foi regular as válvulas. E aí surgiu uma pista para o problema... Tinha uma válvula enforcada... Após a regulagem, a voltinha de teste. Para minha surpresa, o desempenho não melhorou... Bom isso foi no sábado 23... Domingo 24, às 6 da manhã, parti para uma voltinha de 1500 km, incluindo Agulhas Negras e região de Parati. Na volta, passei pela Carvalho Pinto, D Pedro e SP 340, para chegar em casa. Para espanto meu, o desempenho da moto era outro, chegando a 130 km no plano e a 150 nas descidas!!! Minha conclusão é que a válvula desregulada foi se assentando com o passar dos kms e agora veda perfeitamente. Isso evitou experiencias com o CDI e outros! Big Grin Big Grin Big Grin
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#49
marcelobasilone Escreveu:Hehe!!!! Como disse, adquiri minha moto há pouco tempo... Depois de trocar a relação, a manutenção seguinte foi regular as válvulas. E aí surgiu uma pista para o problema... Tinha uma válvula enforcada... Após a regulagem, a voltinha de teste. Para minha surpresa, o desempenho não melhorou... Bom isso foi no sábado 23... Domingo 24, às 6 da manhã, parti para uma voltinha de 1500 km, incluindo Agulhas Negras e região de Parati. Na volta, passei pela Carvalho Pinto, D Pedro e SP 340, para chegar em casa. Para espanto meu, o desempenho da moto era outro, chegando a 130 km no plano e a 150 nas descidas!!! Minha conclusão é que a válvula desregulada foi se assentando com o passar dos kms e agora veda perfeitamente. Isso evitou experiencias com o CDI e outros! Big Grin Big Grin Big Grin

A melhora na sua moto foi significativa, mas ainda está a meio caminho de chegar aos 140km/h no plano (no painel, pois na real se não me engano, dá uns 137km/h).

Nesse final de semana, revisei novamente as válvulas e passei a "fuçar" no carburador:

Comprei um gicleur paralelo e aumentei ele para em torno de #170. Na pista, ela passou a dar muito excesso na transição de média para alta rotação, não chegando sequer aos 100km/h.

Coloquei o gicleur original de novo e passei para a agulha. Calcei ela com uma arruela, levantando-a cerca de 1,0mm. Não houve qualquer diferença, nem pra melhor, nem pra pior.

Essa semana, vou subir mais um pouco a agulha a fim de ver se há alguma alteração. O resultado, posto aqui.

ambém vou fazer um teste com o GP pra saber qual a velocidade real da minha moto.

Abraço!
Tudo que é bom e barato é raro.
Tudo que é raro, tende a ser caro.
Logo, tudo que é bom e barato, sai caro!
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#50
Caro Alex, vc tem toda razão!
Hoje aconteceu algo interessante em relação ao nosso problema:

Há alguns dias atrás, pintei o escapamento de minha moto com uma tinta que, segundo o vendedor, resistia os 600 graus esperados. Porém, acho que apenas a tampa da lata de spray era 600 graus. Resultado, desmontei de novo para repintar, agora com tinta vinílica, esperando não perder o trabalho novamente.
Por curiosidade, liguei a moto, praticamente no escuro e sem escapamento! Eis que surge uma pista MUITO interessante!!! As válvulas de escapamento não estão atuando da mesma maneira. A do lado esquerdo tem vedação praticamente perfeita. A do lado direito porém, solta uma pequena língua de fogo. Imagino que não esteja vedando perfeitamente, causando, assim, vazamento da compressão. Isso pode decorrer da válvula já defeituosa, devido ao funcionamento por longo tempo desregulada, descompressor atuando de maneira errada, acionando a válvula além da partida ou ainda, ao acentar (ao eliminar o carvão no corpo da mesma e da sede da válvula) a folga ter diminuido. Regularei esse fim de semana a referida folga e farei novamente o teste sem o escapamento!
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