Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Deserto do Jalapão - 2008/2009
Viagem Solo ao Deserto do Jalapão-TOCANTINS - 2008/2009

Saida de São Paulo: 26/12/2008
Retorno a São Paulo: 04/01/2009

3.996 On Road
0.850 Off Road
4.846 TOTAL Percorrido

Pessoal, quem acompanhou o tópico que o Fuinessa abriu, sabe que fui de ultima hora visitar o Estado Brasileiro Mais Novo (por enquanto), o TOCANTINS, "TOCA" para os íntimos...

Oportunidade
Esta viagem surgiu derrepente, pois por volta do dia 17 de Dezembro quando descobri que eu iria entrar de “férias” entre os dias 26/Dez e 05/Jan. Como feriados prolongados e férias são raridades em meu ramo de atividade, seria um abuso eu deixar estes dias passarem em branco, mesmo que não fosse de moto, alguma viagem eu teria que fazer. Como estou de moto, somente desde Fev./2008 esta foi uma ótima oportunidade para testar a moto e meu preparo em uma viagem de muitos quilômetros.

Escolha
Como eu havia visitado em 1999 o Deserto do Jalapão-TO em apenas 1 dia (2 de ida + 2 de volta + 1 de Visita) a alguns anos atrás isso me deixou muito inspirado para uma nova visita, porem uma de verdade ao ponto de poder conhecer em detalhes cada atração desta região, o que não pude realizar em 1999.

Compania
A principio eu iria sozinho, depois meus pais e minha irmã mudaram de idéia e iriam de 4x4 junto comigo, mas logo depois por alguns motivos em nossa residência os fizeram mudarem de idéia. Em paralelo coloquei no nosso fórum um convite para tentar convencer alguém a participar desta viagem comigo, mas sem sucesso; Tentei convencer o “TRIO de 4”, Corinthiano, Edinho e Evandro, mas a turma do Atalho não poderia me acompanhar.....Bem, não houve jeito, ou melhor, o jeito foi ir sozinho mesmo...
Confesso que a principio a idéia de ir sozinho não me agradou em nada, pois o destino é extremamente inóspito e com poucos recursos para uma eventual ajuda. Um simples pneu furado poderia resultar em horas de espera por uma alma caridosa que esteja passando e que possa e queira ajudar. Porem a idéia fixa de conhecer o Jalapão não me deixava desistir pois saberia que iria valer a pena as centenas de quilômetros de estrada de terra a rodar, as belas paisagem e os belos rios e cachoeiras a conhecer.

Planejamento
Informações sobre esta região, Deserto do Jalapão – TO, é muito difícil de conseguir, afinal não é pra menos, esta região é extremamente carente de infra-estrutura de todo o gênero. Saúde, transporte, moradia, emprego e “n” outros recursos básicos, incluindo o auxilio aos de turismo. Frase de um morador local “Aqui não se explora o Turismo, explora-se o Turista...” Desta forma pouco consegue descobrir a respeito desta região, por meio de Fórum e Youtube são os meios mais eficientes para se obter informações, Orkut também é uma boa ferramenta, porem é difícil obter segurança nas informações. Fórum sem duvida foi a maior fonte de consulta para eu me programar nesta viagem, desde grupos de motos, quanto grupos de veículos 4x4.
Quando digo dificuldades em conseguir informações, não são informações do que se ver nesta região, mas sim como chegar, condições das estradas e muito outros detalhes. E por este motivo estou tentando deixar o máximo de detalhes neste meu relato.

Preparação
Par de Pneus Novos (Pirelli MT40); Troca de Óleo e Relação – Exceto a Relação que já estava 70% gasta, o resto já era o momento de troca.... Coloquei na moto 1 Barraca, 1 Colchonete (decente rsrsrs), ferramentas e algumas peças de reposição e acessórios (Cabo de Acelerador e de Embreagem, Vela, Lâmpadas, Reparador de Furos de Pneu, Par de Câmera de Ar, “Macaco” para Roda Traseira by Edinho, dentre outras miudezas).

A Viagem
Após Natal com a Família, dia 25/Dez moto totalmente revisada e pronta, seria somente aguardar o dia seguinte chegar e conferir tudo mentalmente ate a hora da partida.

Dia 26 de Dezembro de 2008, 4 horas da manhã, comecei o dia bem cedo para aproveitar ao máximo e rodar o quanto pudesse. Meia hora depois, de café tomado e despedida da família, coloquei a moto para rodar. Pela Rodovia dos Bandeirantes SP-348 por onde escolhi para deixar a Capital, logo no primeiro posto de gasolina, o chuvisco se tornou chuva e tive que parar para colocar capa-de-chuva, acessório que utilizei até chegar em Tocantins...

[Imagem: 2.JPG]
Pronto para Rodar

Até em Tocantins, onde iniciou meu trajeto pelo Jalapão, percorri o seguinte caminho, São Paulo-SP, Ribeirão Preto-SP, Uberlândia-MG, Catalão-GO, Luziânia-GO (pernoite), Brasília-DF, São João d’Aliança-GO, Arraias-TO, Natividade-TO (pernoite); Um Total de 1672km

- BR-050 - Entre Catalão e Luziânia condições da estrada em má conservação;
- GO-118/ TO-050 – Próximo da divisa de estado, Estrada em PÉSSIMO Estado de Conservação, ao ponto de ver inúmeros carros parando para trocar pneus furados pelos enormes buracos.
- Natividade-GO não foi fácil achar uma Pousada, Hotel ou ate mesmo Motel, a única Pousada que achei é a “Pousada dos Sertões” R$ 25/pessoa com direito a muitos pernilongos e moscas no magro café-da-manhã.

[Imagem: 7.JPG]
GO-118 - Parada para Tirar a Capa-de-Chuva

[Imagem: 8.JPG]
G0-118 - Divisa de Estado - Dai pra frente a Estrada ficou Péssima

[Imagem: 9.JPG]
PitStop - Comer Beber e Ajustes na Moto

[Imagem: 10.JPG]
Macaco Para Roda Traseira - by Edinho - Foi MUITO Útil para Lubrificar a Corrente

[Imagem: 11.JPG]
Foto na GO-118 com toda a Turma... :?

[Imagem: 12.JPG]
Natividade-TO - Pousada dos Sertões Sem Luxo e Nem Conforto

Na manhã do dia 28 de Dezembro de 2008, deixei a cidade de Natividade e segui pela rodovia TO-280, que leva a divisa com o Estado da Bahia, buscando como objetivo a cidade de Almas. Chegando nesta minúscula cidade, abasteci a moto e consegui duas garrafas “pet” que foram utilizados estes 4 litros como uma reserva. E claro que neste mesmo posto pedi inúmeras informações sobre as direções por onde seguir até Pindorama de Tocantins, afinal de contas, ali iniciaria as tão cobiçadas ESTRADAS DE TERRA....

[Imagem: 15.JPG]
TO-280 - Partindo de Natividade para Almas

[Imagem: 14.JPG]
To-280 - Pertinho da Bahia - Que vontade que deu de dar uma "esticadinha"

A-T-A-L-H-O
Tão importante quanto o planejamento prévio da viagem, são as informações que se adquirem nas proximidades das regiões por onde irá seguir. Um exemplo claro disto foi a mudança de meus planos, pois de Almas eu pretendia seguir para Pindorama de Tocantins, re-abastecer, e seguir para Ponte Alta do Tocantins. Porem segundo informações de fazendeiros na pousada que fiquei e também no posto de gasolina em Almas, esta cidade, Pindorama, costuma faltar muito combustível e a opção que resta é adquirir gasolina de barris de pequenos comerciantes... Sendo assim, 4 litros extras de gasolina adquiridos e seguir orientações para estradas diretas a Ponte Alta do Tocantins.

[Imagem: 18.JPG]
ALMAS-TO - Inicio da Aventura - Primeiro Contato com a Tão Desejada TERRA

De modo geral as estradas de terra da região são muito boas, claro que pela característica da região o tipo de terreno não é constante, a grande parte das estradas são de terra bem vermelha (típica da região de Goiás), porem quando se alterna o tipo de terreno na grande maioria das vezes a estrada passa a ser de cascalho (na verdade um pedrisco branco e arredondado) mas também existem trechos de areia, areião e lama, obedecendo a ordem por freqüência de aparecimento. E claro que não poderia deixar de citar a poeira, que obedece a aridez da região, nossas roupas, alforges e até a moto transforma-se e passam a ter a cor característica do Jalapão, para se ter uma idéia até a forração azul de meu capacete teve uma mutação de tonalidade.

[Imagem: 19.JPG]
Estrada Entre Almas e Ponte Alta - Típica Paisagem do JALAPÃO

[Imagem: 20.JPG]
Bifurcação Entre Pindorama do To e Ponte Alta do TO

[Imagem: 21.JPG]
Ato Vândalo I - Batismo da Placa Virgem de Adesivos

[Imagem: 22.JPG]
Ato Vândalo II - Placa Batizada Com o Primeiro Adesivo

[Imagem: 23.JPG]
Mato na Estrada Sinal de Perigo I

[Imagem: 25.JPG]
Mato na Estrada Sinal de Perigo II

Típica Sinalização de Perigo, válida para esta região Tambem...Em todo o Jalapão "as boas Almas" sempre sinalizam os perigos de Burracos e/ou Pontes com estes matos na Estrada...

[Imagem: 26.JPG]
Nada Pra Frente...

[Imagem: 27.JPG]
Nada Pra Trás...

Após percorrer cerca de 110km de estrada de terra, a uma velocidade entre 50 a 90km/h , e com muitas paradas para fotos, cheguei a cidade Sede do Deserto do Jalapão, Ponte Alta do Tocantis. Rodando por esta região, a primeira coisa que se pensa ao parar em um vilarejo ou cidade é comprar água gelada e beber, a segunda quando não a primeira é procurar g-a-s-o-l-i-n-a. A cidade de Ponte Alta, é uma cidade pequena, porem grande quando se compara com as demais cidades vizinhas, digo isto pois quem pretender passar por lá ou qualquer cidade do Jalapão sofrerá com os mesmo “mau”, celular somente para o final de 2009, as torres de celulares já estão por lá mas as antenas ainda não foram instaladas, e necessidades como refeições há a necessidade de solicitar com algumas horas de antecedência para não ficar com fome. O quesito hospedagem, é outro fator interessante, aos valores estão entre R$14 a R$40 por pessoa, o mais barato com direito a uma cama + um banheiro comunitário e um copo de café pela manhã e o mais caro com direito a quarto com banheiro + AR + Ventilador + TV e um belo café da manhã, pousadas com valores intermediários até existem porem analisando compensa pagar os R$40 e ficar em um lugar bem melhor, quando se acha vaga. Se você for com hospedagem reservada é o ideal, porem não tem esta necessidade, ou pelo menos não sofri por não ter feito reservas.

Após chegar em Ponte Alta e achar uma pousada, fui me informar o que poderia conhecer naquele mesmo dia para não perder tempo, afinal já eram quase 14h e ficar esperando o outro dia chegar não iria dar.

[Imagem: 29.JPG]
Ponte Alta do Tocantins-TO - Ponte de Madeira

Bem, acabei descobrindo que a atração mais interessante para se visitar seria a Cachoeira da Fumaça, esta cachoeira fica a 90km de Ponte Alta e justamente no caminho por onde eu havia acabado de passar...Porem fazer o que, perder o dia que eu não iria. Descarreguei totalmente a moto e apenas levei 1 litro de água e 2 litros de gasolina reserva e fui sentido a cachoeira.

Referencias para Cachoeira da Fumaça:
Partindo de Ponte Alta do Tocantins, seguir a estrada de terra que vai para Pindorama do Tocantins. Nos primeiros 20km as únicas duas bifurcações seguir sempre para a ESQUERDA. E após ter rodado aproximadamente 54km seguir novamente a ESQUERDA (esta bifurcação é exatamente um “ T “ ).
Não há nenhuma placa que indica esta Cachoeira, porem não tem erro nesta dica acima.
Como saber que chegou na cachoeira ?! - Após a bifurcação em “T”, você passará por dentro de um riozinho, ao seguir mais alguns quilômetros passará por uma ponte de concreto (rio Soninho) e mais alguns quilômetros você chegará a uma ponte de madeira bem grande onde a qual passa pelo rio que forma a Cachoeira. A primeira vista não se vê a queda d’água, porem ao atravessar a ponte e seguir a trilha a direita, ai sim pode-se visualisar o grande paredão d’água.

[Imagem: 34.JPG]
Chegada a Cachoeira da Fumaça - Parte de Cima da Cachoeira

[Imagem: 35.JPG]
Vista da Cahoeira da Fumaça - É Possivel passar por de Trás da Queda d'água - Não Fui pois sozinho dá medão :roll: Confusedhock: :? Big Grin

[Imagem: 35_2.JPG]
Sozinho Aqui eu entro... 8) Big Grin 8) Big Grin

Dia 29 de Dezembro de 2008 – Saída da Pousada com toda a “tralha” na moto, chego ao posto de gasolina, único, e durante o abastecimento encontro uma Toyota Bandeirantes 1991 idêntica a que meu pai tinha na época em que visitamos o Jalapão. Papo vai papo vem com o dono da “Band” o carioca Valeriano, e descobrimos que iríamos fazer o mesmo percurso naquele dia e acabamos por decidir em rodar juntos. O Valeriano já estava junto com 2 outros “jeeps” uma Land-Rover 110 e um Tracker da GM, e todos com a intenção de rodar pelo Jalapão. Muita conversa no posto rolou, apesar de em pouco tempo, e em alguns minutos eu já estava adotado pelo grupo.
Todo mundo juntos, partimos sentido a cidade de Mateiros, e no meio do caminho curtir todas as atrações que fosse possível.

[Imagem: 36.JPG]
Adoção do Brox ao Grupo de Jeeps

Rodovia Estadual - TO-255 – Pura Terra, Pura Diversão
Incrivelmente os 170km de pura terra que ligam estas duas cidades, forma uma Rodovia estadual, TO-255 a qual tem estado de conservação muito boa quando se considera que a mesma é de pura terra.
Todas as atrações entre Ponte Alta do Tocantins e Mateiros derivam da TO-255 e são sinalizadas por Placas, a grande maioria artisticamente produzidas.
Quanto o acesso entre a TO-255 e as atrações, estes acessos tem estado de conservação pra lá de péssimo e variam entre 6 a 12km entre a atração e a TO-255. Mas não foi exatamente isso que eu fui procurar ?!?!?! kkkkk

Atrações entre Ponte Alta e Mateiros:

Cachoeira do Sussuapara – Acesso fácil a pé

Lagoa Azul – Acesso Fácil de Moto

Cachoeira do Lajeado – Acesso Difícil com Areia e Muita Lama de Areia e Terra Juntas

Cachoeira da Velha – Acesso Super Fácil ( Moto a 29km da TO-255 + um trecho a pé)

[Imagem: 37.JPG]
Bifurcação para Cahoeira da Velha

[Imagem: 38.JPG]
Turma dos Jeeps e Moto Reunidos

[Imagem: 41.JPG]
Cachoeira da Velha

[Imagem: 43.JPG]
BROX e a Velha - Brox de Modelito Polo Novo - FRUTACOR

Prainha do Rio Novo – Acesso Super Fácil ( Moto a aprox. 6km da Cachoeira da Velha + um trecho a pé)

[Imagem: 44.JPG]
Prainha do Rio Novo - Pernoite - Esqueci de Tirar Fotos de Dia Os Borrachudos e Mutucas não deixaram...

Pernoite Entre Ponte Alta e Mateiros - Recomentação
Neste Trecho deixo como sugestão o pernoite na Prainha do Rio Novo, o local é um Camping “free” e totalmente selvagem. O visual é simplesmente paradisíaco, uma praia de areias brancas formada pela curva do rio. Se não fosse a quantidade de “borrachudos” e “Mutucas” este seria um local para se passar uns 10 dias, mas para se ter uma idéia da quantidade destes bichos, até me esqueci de tirar fotos do local de dia. Ao entardecer é sem duvidas o pior horário para estes “chupadores frenéticos de sangue”, pois deve iniciar um novo turno e os bichos estão famintos. Mas nem tudo esta perdido, a noite eles tão uma excelente trégua e tudo vira um paraíso novamente.

Dunas do Jalapão – Acesso Super Dificil com Muita, Mas Muita Areia Mesmo – CAI 3 VEZES EM UM TRECHO DE 6km - R$ 5,00

[Imagem: 46.JPG]
Bar da que sedia as Dunas do Jalapão - Vale a Pena os R$5 água geladissima ao retornar das Dunas

[Imagem: 50.JPG]
Caminho até as Dunas do Jalapão

[Imagem: 51.JPG]
Primeira Moto do BROX - Primeira Queda do BROX... :oops: :oops: E ainda teve mais 2 Na volta....

[Imagem: 55.JPG]
Dunas do Jalapão - As quedas valeram a pena

[Imagem: 56.JPG]
Dunas do Jalapão - De blusa pois Protetor Solar e Moto não Dão Certo...

Mateiros-TO
Para se ter uma idéia a cidade de MATEIROS conta com apenas uma rua asfaltada (cerca de 300m) e as demais de pura terra Tocantinense. Gasolina nesta região chega a ser um artigo de LUXO, afinal, até esta cidade a gasolina percorre um trecho com aproximadamente 300km de terra procedente do estado visinho a Bahia, de uma cidade chamada Formosa. O preço Litro desta raridade não sai por menos do que R$3,32 e Álcool, apenas o ZULU que a Mercearias ao lado vende, quando tem claro...

As recomendações de Comida e Hospedagem de Ponte Alta, servem em dobro para MATEIROS que é notavelmente uma cidade bem menor.

Mateiros é uma cidade de apoio para quem pretende visitar o tão desejado Fervedouro, a Cachoeira da Formiga e a Comunidade do Mumbuca. Todas estas atrações também são bem sinalizadas e muito próxima de Mateiros, e na minha opinião o “Ponto Alto da Viagem”.

[Imagem: 60.JPG]
Caminho ao Fervedouro e Mumbuca

Fervedouro – 300m de acesso a pé – Tarifado em R$ 5,00

[Imagem: 61.JPG]
Fervedouro do Soninho - A Priemira Vista sem Graça....Só entrando pra saber...
Incrivel como é IMPOSSIVEL afundar.....

Comunidade do Mumbuca – Local que vale a pena Levar Doações de Todo Tipo – E Local onde se comercializa os Artesanatos do Capim Dourado

[Imagem: 62.JPG]
Comunidade Carente do Mumbuca - Onde Nasceu o Artesanato do Capim Dourado

[Imagem: 64.JPG]
Comunidade do Mumbuca - Artesanato do Capim Dourado

Cachoeira do Formiga – Acesso de Moto, 6km de Areião Bravo Mesmo (Sem Tombos – a prática leva a perfeição) - Tarifado em R$ 5,00

[Imagem: 70.JPG]
Cachoeira do Formiga - Na minha Opinião A Melhor de TODAS

[Imagem: 74.JPG]
Parada Para Almoço em Familia Big Grin

[Imagem: 75.JPG]
ULTIMO POR-DO-SOL DO ANO - Ponte Alta do Tocantins

[Imagem: 77.JPG]
Despedida da Nova Familia

Ano Novo – Eis que o ATALHO SEM AVISAR me persegue.....
01 de Janeiro de 2009 - Neste ponto da viagem, após passar o Ano-Novo na Pousada em Mateiros com a Família que me “adotou”, nossos caminhos juntos aqui chegava ao fim, Resolvi mudar meus planos e não fazer o trecho Norte do Jalapão que é a TO-030 que liga São Felix do Tocantins a Novo Acordo. Motivos vários que me fizeram mudar de planos, dentre eles é o fato que nesta região se trata do ponto mais inóspito do Jalapão e São Felix é a cidade da região que mais costuma faltar combustível. Desta forma, neste dia bem de manhã acordei já com a moto totalmente organizada na véspera, partir pela TO-255 com destino a Ponte Alta do Tocantins e Direto por ASFALTO para Palmas, visitar nosso Grande Amigo FUINESSA.... (NÃO AGUENTAVA MAIS TERRA, TERRA E MAIS TERRA).....

Eis que, o “ATALHO” me aprontou uma bem dada.....Se era Terra que eu fui buscar no Jalapão, então o Destino me aprontou mais uma......Errei o Caminho de Asfalto para PALMAS, e fui parar em Santa Teresa, ou seja, mais 60km de terra em meu currículo motociclístico!!!

Juro que eu não agüentava mais TERRA ao ponto de nem parar para tirar fotos eu parei. Porem este foi o ponto em que mais se passa por diferentes paisagens e locais realmente lindos. Cruza-se desde regiões Áridas até regiõe com muita Mata Fechada.

Como beneficio Economizei cerca de 40km neste trecho...Isso sim que é A-t-a-l-h-o....kkkkkkkk

[Imagem: 80.JPG]
A Caminho de Palmas - Apos A-T-A-L-H-O Inesperado

Palmas
Chegada em Palmas por volta das 16h, festa de inicio de Ano na Família “Fuinessa”, eis que chega um “mau-trapilho”, completamente imundo com terra até dentro dos ouvidos, com muita sede e fome...
Extremamente bem recepcionado, estava eu ali regado de pessoas maravilhosas e muito simpáticas, me sentindo em casa. E pra melhorar muita cerveja GELADA e muito que comer....Queria eu coisa melhor após tanto sofrimento no Jalapão?! Com planos de volta para São Paulo no dia 02/Jan, logo mudei de idéia, após algumas cervejas o cansaço veio lento mas veio forte....E logo decidi ficar mais um dia em Palmas.

A recepção do Fuinessa e Nívea foi simplesmente espetacular, com direto a Tour Diurno e Noturno pela Cidade, e por falar na cidade, Que Cidade viu....Simplesmente 10.

Sem duvida pude conhecer nestes 2 dias, muito melhor 2 pessoas que pouco havíamos nos conhecido anteriormente, Leandro e Nívea. E apesar de estarmos um pouco longe, sei que a amizade é algo que não respeita distancias. E com isso só tenho a agradecer aos dois pela excelente recepção que me ofereceram.

[Imagem: 81.JPG]
Palacio do Governo em Palmas

[Imagem: 87.JPG]
Paraiso no Meio de Nosso Pais - Praia Da Prata - Banhada pelo Represamento do Rio Tocantins (8km de Margem a Margem)

[Imagem: 91.JPG]
Mirante de Palmas - Guiado pelo Experiente Mestre FUINESSA Big Grin Tongue Big Grin

O Retorno03 de Janeiro de 2009 – Partida de Palmas por volta das 6h da manhã. Meu Retorno foi pela BR-153 direto para Goiânia onde pernoite, no dia seguinte direto para São Paulo...

Sim, o retorno foi assim, tão entediante quanto este relato “O Retorno” hahahaha

Pessoal, Sei que já tem fotos de mais nesta página, mas acredito que o interessado no tópico vai gostar de esperar baixar todas as imagens.

Por mim colocaria muitas outras imagens, mas não ficaria viável. De qualquer modo deixo o link do meu Album que tem mais fotos para os interessados.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://picasaweb.google.com.br/brochado.fernando/090104TODesertoDoJalapOTocantins#">http://picasaweb.google.com.br/brochado ... Tocantins#</a><!-- m -->

Obrigado, e boa viagem a todos.

Obrigado, e boa viagem a todos.
aBRoX a todos

Álbum de Fotos:

Fotos do Jalapão 2009
---------------------------------------------------------------------------------------------------
...Sem planejamento tambem faz-se boas viagens...
[Imagem: olha%20EU.JPG]
Responder
Brox... SHOW. SHOW. SHOW.

Parabéns pelo relato... tá filé... muito bom, bom demais, excelente. Me deu até vontade de fazer um esticadinha dessa.

Só achei que faltaram mais fotos de Palmas e do casal Fuinessa/Nívea, pra gente matar a saudade!!!

PS: Edita a mensagem, o relato tá repetindo.heheheh
[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
Responder
Meu amigo que lugar lindo, que viagem linda, geralmente não consigo ver fotos, mas as suas consegui ver. Que ótimo relato e que lindas fotos, essa viagem eu quero fazer, me imaginei naquela ponte com a Paty na garupa chorando de medo.......... Tongue Tongue Tongue

1º, 2º, 3º, 4º, 5º,  7º, 8º, 9º e 10º Aniversários do Moto Grupo, estive lá com a Paty, e no ......11º..... 12º....Se Deus quiser estaremos lá também e agora com a Sarinha............
Responder
cARACAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA VEIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

ASSIM VOU TER QUE IR HEIM..... NÃO TEM JEITO......

QUANDO A PATROA VER ISSO ELA NÃO VAI SUSSEGAR ATÉ CONHECER O JALAPÃO.....

JÁ VAMOS COLOCAR EM NOSSA AGENDA DE MOTOQUEIRO.

Isso mesmo: MOTOQUEIRO
Tive vendo, ser motociclista é meio sãopaulino, bambi, arranha azulejo, etc.....
Corinthiano que se preze tem que ser MOTOQUEIRO

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

PARABÉNS BROX, SUPER VIAGEM....... FIQUEI SUPER FELIZ EM SABER QUE NÃO DESANIMOU, MESMO SABENDO QUE AGENTE NÃO IRIA... ENFRENTAR TUDO ISSO SOZINHO NÃO É FÁCIL.... MAS VC VENCEU....

AGORA O SEU 'LIMITE' AUMENTOU MAIS UM POUCO, A PRÓXIMA VIAGEM VAI SER MAIOR COM CERTEZA...

ABRAÇOS
Responder
AÊÊÊÊ garoto, uma aventura com o mais nobre sangue saharento.
Você que se prepara que vai ter que me dar inúmeras dicas,
pois também pretendo me aventurar por aquelas bandas.

Sobre os pernilongos, tem um invento chamado repelente, conhece? Big Grin

Tio, bota mais algumas fotos e dicas quando virar a página.
Ficar olhando elas no álbum não tem graça, tu não pode comentar, não sabe onde é.

Parabéns e bons ventos.
Martinez
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
Meu amigo, vc me fez sentir uma pitadinha de inveja.
É um dos lugares que quero conhecer mas nunca tive oportunidade nem a coragem que vc teve. Realmente ir só é um grande risco, mas que deixa o passeio mais emocionante.
Parabéns e

FO-TOS, FO-TOS, FO-T0S
e
DI-CAS, DI-CAS, DI-CAS... HEHE
Rá-1000-ton
=================================================================
Responder
Parabens Brox, pelo rali !!! (tranpor aquela areia toda é um verdadeiro rali)

E faser uma viagem dessa sozinho é mesmo uma aventura....

Lindo lugar. Cachoeiras, que maravilha!!! Eta Brasilzão !!!

Abraço
Responder
Parabéns Brochado!

Não é qualquer um que encara uma dessas sozinho...

Posta mais fotos ae... Comentando-as claro!!!!

Abraço
Responder
Estou enganado ou vc recusou o bom e velho bauleto e amarrou uma
tábua de passar roupa no bagageiro da moto....kkkkkkkkkkkkkkkk

BROCHADO Escreveu:A-T-A-L-H-O

[Imagem: 18.JPG]
ALMAS-TO - Inicio da Aventura - Primeiro Contato com a Tão Desejada TERRA
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
PARABÉNS BROX!!!

VC FOI ARROJADO POR DEMAIS!!!

FELIX
Responder

Pular para Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 24 Visitante(s)