02-05-2007, 03:10 PM
Lendo daqui e dalí, resolvi colocar na moto uma gasolina melhor, para ajudar a bichinha a trabalhar melhor já que no carro só uso comum mesmo.
andei pesquisando pela net nos sites dos fabricantes, conversando com uns e outros e as dúvidas não foram totalmente sanadas.
por exemplo: muitos falaram maravilhas da gasolina da shell, a v power, mas eu descobri a muito custo no site da própria shell que não passa de gasolina comum com aditivo!!
Aliás, pra quem não sabe, gasolina aditivada não é mais do que a mesma gasolina comum, só que cada fabricante ou distribuidor coloca um produto "detergente" que tem como característica dissolver a sujeira que teóricamente ficaria com o tempo criando crosta nas partes do motor que tem contato com a gasolina.
teoricamente porque na verdade a própria gasolina se for de boa qualidade, não tem sujeira, então não teria o que grudar, e quem usa como eu gasolina para limpeza de peças, sabe que ao invéz de grudar, ela faz é soltar a sujeira, então vejo com certa reserva tanta propaganda a respeito.
o que descobri lendo muito por ai, é que no fundo toda a gasolina vendida no brasil é a mesma, e cada distribuidora (shell, petrobrás, ipiranga, etct) coloca seu "aditivo" com uma cor diferente para poderem atribuir à gasolina que vendem características únicas, diferentes e com isso poderem cobrar um preço maior!
Diferente mesmo é a gasolina tida como premium, que esta sim, leva na sua fórmula produtos que aumentam a octanagem, e isso ajuda muito em motores com alta compressão, já que quanto maior a octanagem menos o motor autodetona ( bate pino, ou explode fora do tempo certo ) fazendo a queima existir só quando a vela faz o centelhamento.
diante de tantas variáveis e incertezas, descobri que:
a shel w power é gasolina comum, com aditivo detergente a preço de gasolina especial, quando pelo nome eu pensei que fosse premium.
a pódium, da br, é uma gasolina premium com aditivos, tem 95 octanas.
a ipiranga f1 master premium é premium e tem 91 octanas.
a texaco premium com tecrhon é premium e tem 98 octanas.
ando colocando a texaco premium e percebi diferenças na moto. parece que queima melhor, fica mais arisca e anda mais, mas o raio da gasolina é cara pra caramba, pago na média 2,89.9 por litro!
quem quiser entender um pouco como isso funciona, ai vai um link bacana, consultem o infográfico!
http://super.abril.com.br/pordentrodatec...nima.shtml
agora gostaria de saber que gasolina vcs usam, o que sentem de diferente e considerações a respeito!
abraços!
andei pesquisando pela net nos sites dos fabricantes, conversando com uns e outros e as dúvidas não foram totalmente sanadas.
por exemplo: muitos falaram maravilhas da gasolina da shell, a v power, mas eu descobri a muito custo no site da própria shell que não passa de gasolina comum com aditivo!!
Aliás, pra quem não sabe, gasolina aditivada não é mais do que a mesma gasolina comum, só que cada fabricante ou distribuidor coloca um produto "detergente" que tem como característica dissolver a sujeira que teóricamente ficaria com o tempo criando crosta nas partes do motor que tem contato com a gasolina.
teoricamente porque na verdade a própria gasolina se for de boa qualidade, não tem sujeira, então não teria o que grudar, e quem usa como eu gasolina para limpeza de peças, sabe que ao invéz de grudar, ela faz é soltar a sujeira, então vejo com certa reserva tanta propaganda a respeito.
o que descobri lendo muito por ai, é que no fundo toda a gasolina vendida no brasil é a mesma, e cada distribuidora (shell, petrobrás, ipiranga, etct) coloca seu "aditivo" com uma cor diferente para poderem atribuir à gasolina que vendem características únicas, diferentes e com isso poderem cobrar um preço maior!
Diferente mesmo é a gasolina tida como premium, que esta sim, leva na sua fórmula produtos que aumentam a octanagem, e isso ajuda muito em motores com alta compressão, já que quanto maior a octanagem menos o motor autodetona ( bate pino, ou explode fora do tempo certo ) fazendo a queima existir só quando a vela faz o centelhamento.
diante de tantas variáveis e incertezas, descobri que:
a shel w power é gasolina comum, com aditivo detergente a preço de gasolina especial, quando pelo nome eu pensei que fosse premium.
a pódium, da br, é uma gasolina premium com aditivos, tem 95 octanas.
a ipiranga f1 master premium é premium e tem 91 octanas.
a texaco premium com tecrhon é premium e tem 98 octanas.
ando colocando a texaco premium e percebi diferenças na moto. parece que queima melhor, fica mais arisca e anda mais, mas o raio da gasolina é cara pra caramba, pago na média 2,89.9 por litro!
quem quiser entender um pouco como isso funciona, ai vai um link bacana, consultem o infográfico!
http://super.abril.com.br/pordentrodatec...nima.shtml
agora gostaria de saber que gasolina vcs usam, o que sentem de diferente e considerações a respeito!
abraços!