30-04-2007, 12:13 PM
Que experiencia terrível...
troquei de pneus na quinta de noite, e na sexta encarei vento lateral e chuva...
o que tem a ver isso:
para quem não sabe, pneus novos só são confiáveis apos uma certa kilometragem... uns dizem 100 Km, outros, 500...
o que fazer numa situação dessas?
se der para aguardar em segurança, aguarde, é muito estressante ter que condizir uma moto com vento lateral.
se nao der para aguardar, então, conduza na velocidade que julgar segura, quanto mais lento, melhor...
Reiterando: NÃO CORRA! a impressão de que a estabilidade aumenta com a velocidade é ilusória...
esqueça a economia de combustivel, se vc tem o costume de andar sempre no giro mais baixo possível, mude de tocada, deixando o giro um pouco mais alto do que deixaria normalmente. Não vou citar parametros, pois os numeros mudam para quem tem pinhão de 14 e de 15.
evite se abaixar, como faria com vento frontal, isso pode lhe prejudicar a reação.
esqueça que o freio dianteiro existe, use o freio motor suavemente, ou o traseiro, tb com muita prudencia.
não brigue com o vento. Se for empurrado para um lado, corrija suavemente, procure sempre se manter no meio da sua faixa de rolamento.
evite emparelhar com outros veículos. ônibus e caminhões não são bons escudos, é mais seguro aguardar parado.
se for parar, procure ficar próximo à uma parede, pare a moto bem perto, encostando o guidon, claro, a parede à sua esquerda.
se nao tiver parede, fique com a moto engrenada e desligada de frente para o vento.
na pior das hipóteses, feche o registro de combustivel e deite a moto, é melhor do que ve-la cair... mas po, ae tem que estar ventando muuuuuuuuuuuito forte.
vejam também o relato do Mauro, motociclista experiente:
troquei de pneus na quinta de noite, e na sexta encarei vento lateral e chuva...
o que tem a ver isso:
para quem não sabe, pneus novos só são confiáveis apos uma certa kilometragem... uns dizem 100 Km, outros, 500...
o que fazer numa situação dessas?
se der para aguardar em segurança, aguarde, é muito estressante ter que condizir uma moto com vento lateral.
se nao der para aguardar, então, conduza na velocidade que julgar segura, quanto mais lento, melhor...
Reiterando: NÃO CORRA! a impressão de que a estabilidade aumenta com a velocidade é ilusória...
esqueça a economia de combustivel, se vc tem o costume de andar sempre no giro mais baixo possível, mude de tocada, deixando o giro um pouco mais alto do que deixaria normalmente. Não vou citar parametros, pois os numeros mudam para quem tem pinhão de 14 e de 15.
evite se abaixar, como faria com vento frontal, isso pode lhe prejudicar a reação.
esqueça que o freio dianteiro existe, use o freio motor suavemente, ou o traseiro, tb com muita prudencia.
não brigue com o vento. Se for empurrado para um lado, corrija suavemente, procure sempre se manter no meio da sua faixa de rolamento.
evite emparelhar com outros veículos. ônibus e caminhões não são bons escudos, é mais seguro aguardar parado.
se for parar, procure ficar próximo à uma parede, pare a moto bem perto, encostando o guidon, claro, a parede à sua esquerda.
se nao tiver parede, fique com a moto engrenada e desligada de frente para o vento.
na pior das hipóteses, feche o registro de combustivel e deite a moto, é melhor do que ve-la cair... mas po, ae tem que estar ventando muuuuuuuuuuuito forte.
vejam também o relato do Mauro, motociclista experiente:
MauroLima Escreveu:Galera peguei uma ventania na linha amarela que tive de andar a 30 a pobresinha da Sarita saia de um lado pro outro da pista o pior que o vento vinha de todos os lados e ficava dificil de controlar.