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Respiro do Motor
#41
Quero deixar aqui a minha experiência nesse caso de vazamento de óleo pelo respiro.
Li bastante a respeito em vários tópicos deste forum e outros.
Depois de tentar de quase tudo, ou seja, coloquei anti chama da Kombi, nível entre min e max, etc..etc..
resolvi testar a solução mais simples:
retirei o duto que vai para baixo do motor, resultado: cuspiu óleo pra karai...!!!!!!!!!
depois:
retirei o duto que vai para cima do filtro de ar (deixei somente o debaixo), resultado: parou de cuspir óleo para fora..acho que é ae o problema, o duto de cima deve exercer algum refluxo de ar para dentro do motor jogando o óleo para fora.
Antigamente depois de cada trilha com minha Sahara, tinha que colocar cerca de 500ml de óleo!!! (muito óleo!!)
Arrumei a motoca na sexta e fui pra trilha no sábado (21/11/2009) e para meu espanto, ela não cuspiu nada de óleo para fora!!

Conclusão:

A solução mais simples quase sempre é a melhor solução!

Acho bons os irmãos que estão passando pelo mesmo problema, tentarem fazer isso que fiz.
Abraços!!!
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#42
Só pra saber......alguem tem uma sassá com problema de oleo saindo do respiro?????
[Imagem: ScannedImage-3-2.jpg][Imagem: ScannedImage-10-1.jpg]
[Imagem: ScannedImage-52-1-1.jpg][Imagem: ANDES4-1.jpg]
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#43
A minha cuspiu óleo esse dias e fiquei um pouco intrigado.Olhei o motor e não tinha nada babado de óleo.Lendo agora o que a galera postou anteriormente, estou juntando as peças do quebra-cabeças.Lembrei que dois dias antes, completei o óleo do motor e talvez tenha excedido um pouco.Daí então a "cusparada".Confesso que eu não gosto muito de ficar completando o óleo, prefiro logo trocar tudo.É incrível, rodo em média 50 Km por dia e tenho que trocar o óleo em média de 40 dias.Dessa vez, só completei.
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#44
pergunta besta:

esse filtro antichama vai em qual dos tubos de respiro do motor? o que vai pro filtro de ar ou o que vai pra trás da pedaleira direita?

já vi que custa uma mixaria, vou comprar amanhã.

alguma dica pra medir o nível do óleo da sahara?

Edit:

fui na interpretação visual da foto, haha.

instalei o anti-chamas do gol CHT no tubo do respiro que vai pro lado do filtro de ar:

[Imagem: 1d902fac-1-1.jpg]

tava pensando aqui com meus botões, não sei se minha idéia é boa então peço a opinião da turma aí:

uma outra alternativa pra evitar a cusparada de óleo no pé direito quando a gente dá a mancada de colocar óleo demais seria um filtro de ar de carrinho a rádio controle/aeromodelo/etc na saída do respiro perto da pedaleira:

[Imagem: filtrodearRC.jpg]

como os filtros são de espuma, não gerariam restrição significativa (imagino) e permitiriam que o ar saísse normalmente, mas a espuma acumularia o óleo espirrado visando não sujar a perna do vivente. é uma peça que não é TÃO cara assim (no brasil em torno de 30 pilas esses modelos mais caros e 20 os mais baratos, preços do mercadolivre, mas dá pra comprar bem barato em sites como focalprice e dealextreme, trazer logo um bom lote):
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.focalprice.com/search.html?keyword=air+filter&category=000124">http://www.focalprice.com/search.html?k ... ory=000124</a><!-- m -->

ou então partir pra alternativa porca, arrumar um pedaço de esponja e amarrar na saída do respiro com abraçadeiras plásticas ou colar com chiclete. Big Grin Big Grin Big Grin




abrax,
[s]
Bira
Harley-Davidson 883R 2009
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#45
dae familia sahara
tenho minha sahara ha mtos anos e nunca vazou oleo pelo respiro, mas depois q eu reformei ela inteira começou a vazar oleo pelo respiro do motor,mas vazar mto oleo impossivel de andar, fiz de td, ate troquei a junta do meio do motor, mas nada resolveu, conversando c alguns amigos mecanicos da antiga, resolvemos fazer 2 furos no bloco do motor atras da placa de partida , isto possibilita q o motor respire melhor e evita a formçaõ de pressão interna, bom o resultado foi melhor q o esperado o vazamento parou, posso funcionar a moto parada apoida no descanso(muleta) q ñ vaza mais, ficou show.então fica a dica p quem tiver o mesmo problema......
baita abraço
tuareg
Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin
<!-- w -->http://www.mamutemoto.com.br<!-- w -->


[Imagem: bg_03.jpg]
[Imagem: botton-4ANOS.gif]
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#46
SUJEiRA NA PENEIRINHA OU BOMBA DE ÓLEO>>>
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#47
Paulinho Escreveu:SUJEiRA NA PENEIRINHA OU BOMBA DE ÓLEO>>>

ñ na verdade ñ havia sujeira em nenhum lugar , limpei o motor exaustivamente como eu disse fiz de td, mas este motor da sahara foi originalmente projetado sem partida eletrica, arranque e com a adição deste sistema , o espaço interno diminuiu provocando mair pressão interna , por isto vaza oleo quando funcionamos o motor no pe de descanso, fazendo estes dois furos internos no bloco furos de 8mm diminui a pressão na parte esquerda do motor evitando q o oleo seja forçado p o respiro. na minha sahara ficou show de roda e eu recomendo, a simples adição de um mata chama de carro :? na mangueira do respiro vai resolver mas ñ p muito tempo ele vai saturar e começar a vazar novamente.
tuareg
Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin
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[Imagem: bg_03.jpg]
[Imagem: botton-4ANOS.gif]
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#48
tuareg Escreveu:
Paulinho Escreveu:SUJEiRA NA PENEIRINHA OU BOMBA DE ÓLEO>>>

ñ na verdade ñ havia sujeira em nenhum lugar , limpei o motor exaustivamente como eu disse fiz de tudo, mas este motor da sahara foi originalmente projetado sem partida eletrica, arranque e com a adição deste sistema , o espaço interno diminuiu provocando mair pressão interna , por isto vaza oleo quando funcionamos o motor no pe de descanso, fazendo estes dois furos internos no bloco furos de 8mm diminui a pressão na parte esquerda do motor evitando que o oleo seja forçado p o respiro. na minha sahara ficou show de roda e eu recomendo, a simples adição de um mata chama de carro :? na mangueira do respiro vai resolver mas ñ p muito tempo ele vai saturar e começar a vazar novamente.
tuareg
Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin
Tiro o chapéu ao amigo Tuareg!!!! Wink
É que, nas duas saharas que tenho, ambas apresentaram tais problemas de sujeira na bomba de óleo e a segunda sassá, pela segunda vez que sujava a roda traseira de óleo, peneirinha com uma gosma de óleo e sujeira, limpei e sanou o problema... Wink
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#49
Jacareturbo-Marco Aurélio Escreveu:Só pra saber......alguem tem uma sassá com problema de oleo saindo do respiro?????
Amigos Saharamaniacos, na quarta feira cheguei em casa e estacionei a Sahara na garagem, na quinta ao meio dia fui pegá-la para ir trabalhar e tomei o maior susto, ela havia cuspido pelo respiro do motor cerca de 400ml de óleo no chão, limpei o óleo e fui trabalhar de carro, viajei no final de semana e a moto ficou lá parada, hoje quando fui ver a moto, ela havia cuspido mais uns 200ml de óleo no chão, achei bem estranho ela ter jogado tanto óleo fora mesmo sem ter sido utilizada nesses dias. Qual o opinião de vocês a respeito desse problema?? outro fato na quarta percebi ela emitindo um pouco de fumaça pelo escapamento mas não muita e apenas uma das vezes que liguei a moto e sai, devo ter ligado e desligado a mesma umas 6 ou 7 vezes. Outro fato, já está quase na hora da próxima troca de óleo portanto não deve ser excesso de óleo. Conversei com um mecânico e ela pensa ser o duto que leva o óleo para o cabeçote entupido, conversei com outro e ele me falou que talvez seja sujeira no filtro de óleo, alguém já passou pro isso e pode compartilhar sua experiência?
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#50
Olá Stradeiro...

É um caso curioso mas já aconteceu com minha moto sim. A moto estava encostada há vários dias sem funcionar e derrepente do nada apareceu uma poça de óleo embaixo da moto. Funcionei a moto levei a no mecânico, ele trocou o óleo e não me soube dar a resposta do problema.
Depois deste fato, já aconteceu de ela regurgitar óleo funcionado em marcha lenta parada no pezinho.
Agora toda as vezes que dou partida, primeiro deixo em baixa aceleração por poucos segundos até lubrificar o sistema e dai vou amentando a aceleração aos poucos para aumentar a pressão do motor; nunca mais tive problemas, inclusive mesmo quando o nível do óleo esta um pouco a cima do meio.
Já tive outra Sahara com o mesmo problema.
Acho que não precisa se preocupar muito, é só manter o nível do óleo e usar a moto normalmente.

De uma lida neste mesmo tópico há outras dicas interessantes.
Grande abraço e até mais. Wink Wink Wink
Uma moto na garagem faz você sonhar; uma moto na estrada faz você realizar.
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