25-07-2010, 08:11 AM
Engaraçado, comigo aconteceu três vezes.Não sei se foi só comigo ou se é comum nas Saharas.Quando eu tinha a minha Capitão América 91, vi o pinhão dela pular dentro do túnel Rebouças.A sorte é que a corrente não travou em lugar nenhum e com o embalo que eu estava deu para sair do túnel.Comprei um novo pinhão e uma nova trava do pinhão achando ter resolvido o problema.Porém, isso aconteceu mais 2 vezes seguidas (dessa vez fora do túnel) e pude recuperar o pinhão e sua trava que ficou no caminho.Cheguei a conclusão que o problema estava no eixo que já estava gasto.
Depois aconteceu novamente em um tunel, o Noel Rosa em vila Isabel.Fui eu reduzir a marcha e o pedal de marcha desceu direto.Resultado:Não consegui jogar nenhuma marcha mais para cima e vim trazendo a moto devagarzinho.Chegando em casa arrumei outro parafuso para prender a marcha, mesmo colocando bem firme, o pedal cedia pouco tempo depois (escorregava da estria que vem no eixo).Com a atual sahara 98, voltando de viagem, reparei que havia uma certa dificuldade de passar a segunda marcha em diante.O pedal batia na tampa lateral do motor.Tudo porque ele tinha cedido, ficou um pouco pro lado o suficiente para bater na tampa e não deixar o pedal ir para cima.Dessa vez, sem querer perder o meu tempo e sujar a mão, levei para um mecânnico conhecido colocar o pedal na posição ideal e firmar bem o parafuso.Dois dias depois o pedal cedeu novamente.Ou seja, foi concluído mais uma vez que a estria estava gasta.
Para os três casos citados acima, tive que resolver dando um pingo de solda.Resolvi o problema definitivamente.Caso seja necessário abrir a tampa do motor ou retirar o pedal, é sé derreter a solda.
Depois aconteceu novamente em um tunel, o Noel Rosa em vila Isabel.Fui eu reduzir a marcha e o pedal de marcha desceu direto.Resultado:Não consegui jogar nenhuma marcha mais para cima e vim trazendo a moto devagarzinho.Chegando em casa arrumei outro parafuso para prender a marcha, mesmo colocando bem firme, o pedal cedia pouco tempo depois (escorregava da estria que vem no eixo).Com a atual sahara 98, voltando de viagem, reparei que havia uma certa dificuldade de passar a segunda marcha em diante.O pedal batia na tampa lateral do motor.Tudo porque ele tinha cedido, ficou um pouco pro lado o suficiente para bater na tampa e não deixar o pedal ir para cima.Dessa vez, sem querer perder o meu tempo e sujar a mão, levei para um mecânnico conhecido colocar o pedal na posição ideal e firmar bem o parafuso.Dois dias depois o pedal cedeu novamente.Ou seja, foi concluído mais uma vez que a estria estava gasta.
Para os três casos citados acima, tive que resolver dando um pingo de solda.Resolvi o problema definitivamente.Caso seja necessário abrir a tampa do motor ou retirar o pedal, é sé derreter a solda.