12-02-2008, 09:41 AM
Aos eletro de plantão uma dúvida...
O manual da Sahara recomenda a NGK DP8EA-9, mas tô com dificuldade de encontrar a danada aqui em BSB.. Em todos os lugares onde fui, me passaram a NGK DPR8EA-9.
Pesquisei na net,, e descobrí que o R é de Resistiva,, e que essa vela é mais fria..
A dúvida é a seguinte: alguém tem conhecimento de causa? Posso usar essa resistiva sem que o desempenho/consuma seja alterado e sem risco para o CDI?
Vou transcrever uma parte do tópico do Clube XT600, que trata do assunto:
http://www.forumxt600.com.br/forum/ftopic17974.html
"As Té e a XTE tem sistemas de ignição diferentes... o da XTE é digital, portanto é obrigatório o uso de velas RESISTIVAS, para evitar interferencias no módulo de ignição!!!
A vela original da Ténéré é DP7EA-9...
A vela original das XTE é DPR8EA-9 (mais fria e resistiva)...
Ao contrário do q muitos pensam, o grau térmico da vela não influencia em nada a temperatura do motor!! (pelo contrário, a temperatura do motor é q influencia o grau térmico a ser usado) O grau térmico indica a CAPACIDADE DE DISSIPAÇÃO DE CALOR da vela... não a temperatura dela...
É q a vela precisa atingir uma temperatura de trabalho exata... se ficar muito fria, ela carboniza fácil.. se ficar muito quente, derrete... digamos q na temperatura certa ela fica "autolimpante"...
Então o q define o grau térmico de uma vela é a quantidade de calor q ela recebe dentro da camara, e q ela precisa dissipar... se ela recebe mais calor, ela precisa ter um grau térmico maior (vela "mais fria")... é o caso de motores preparados, como geram mais calor, normalmente exigem um grau térmico mais alto... "
O manual da Sahara recomenda a NGK DP8EA-9, mas tô com dificuldade de encontrar a danada aqui em BSB.. Em todos os lugares onde fui, me passaram a NGK DPR8EA-9.
Pesquisei na net,, e descobrí que o R é de Resistiva,, e que essa vela é mais fria..
A dúvida é a seguinte: alguém tem conhecimento de causa? Posso usar essa resistiva sem que o desempenho/consuma seja alterado e sem risco para o CDI?
Vou transcrever uma parte do tópico do Clube XT600, que trata do assunto:
http://www.forumxt600.com.br/forum/ftopic17974.html
"As Té e a XTE tem sistemas de ignição diferentes... o da XTE é digital, portanto é obrigatório o uso de velas RESISTIVAS, para evitar interferencias no módulo de ignição!!!
A vela original da Ténéré é DP7EA-9...
A vela original das XTE é DPR8EA-9 (mais fria e resistiva)...
Ao contrário do q muitos pensam, o grau térmico da vela não influencia em nada a temperatura do motor!! (pelo contrário, a temperatura do motor é q influencia o grau térmico a ser usado) O grau térmico indica a CAPACIDADE DE DISSIPAÇÃO DE CALOR da vela... não a temperatura dela...
É q a vela precisa atingir uma temperatura de trabalho exata... se ficar muito fria, ela carboniza fácil.. se ficar muito quente, derrete... digamos q na temperatura certa ela fica "autolimpante"...
Então o q define o grau térmico de uma vela é a quantidade de calor q ela recebe dentro da camara, e q ela precisa dissipar... se ela recebe mais calor, ela precisa ter um grau térmico maior (vela "mais fria")... é o caso de motores preparados, como geram mais calor, normalmente exigem um grau térmico mais alto... "