16-06-2008, 08:42 PM
Os carros-conceito sempre trazem novidades tecnológicas,
algumas apenas para o futuro e outras já prontas,
viáveis tecnicamente mas não economicamente.
Outras, porém, parecem já prontas para chegar ao mercado.
Sem limpador de pára-brisas
A principal novidade do Fioravanti Hidra, apresentado no Salão
de Genebra, pode passar despercebida ao visitante
menos atento: ele não possui limpadores de pára-brisas.
E graças à nanotecnologia, que permitiu a criação de um
revestimento especial que, aliado à aerodinâmica do veículo,
não deixa que nenhum tipo de sujeita, e nem mesmo a
chuva mais forte, atrapalhe a visão do motorista.
Vidro em quatro camadas
O pára-brisas nanotecnológico é feito com um vidro especial
com quatro tratamentos superficiais que alteram suas
características em nível molecular. A camada mais externa,c
que entra em contato com o ar, é feita de dióxido de titânio.
Além de servir como filtro solar, seu principal efeito
é tornar o vidro hidrofóbico, ou seja, capaz de repelir a água.
Circuito elétrico transparente
A segunda camada opera nas extremidades do vidro,
cexpulsando a poeira acumulada à medida em que o vento
retira o pó que cai sobre toda a área do pára-brisas.
Os eletrodos são ativos, agindo eletrostaticamente a
partir da ativação pelos sensores instalados na terceira camada.
Por último, a quarta camada é na verdade um circuito
elétrico transparente, capaz de conduzir a energia necessária
para alimentar os sensores da terceira camada e ativar a segunda.
Será que isso evolui para uma viseira de capacete?
algumas apenas para o futuro e outras já prontas,
viáveis tecnicamente mas não economicamente.
Outras, porém, parecem já prontas para chegar ao mercado.
Sem limpador de pára-brisas
A principal novidade do Fioravanti Hidra, apresentado no Salão
de Genebra, pode passar despercebida ao visitante
menos atento: ele não possui limpadores de pára-brisas.
E graças à nanotecnologia, que permitiu a criação de um
revestimento especial que, aliado à aerodinâmica do veículo,
não deixa que nenhum tipo de sujeita, e nem mesmo a
chuva mais forte, atrapalhe a visão do motorista.
Vidro em quatro camadas
O pára-brisas nanotecnológico é feito com um vidro especial
com quatro tratamentos superficiais que alteram suas
características em nível molecular. A camada mais externa,c
que entra em contato com o ar, é feita de dióxido de titânio.
Além de servir como filtro solar, seu principal efeito
é tornar o vidro hidrofóbico, ou seja, capaz de repelir a água.
Circuito elétrico transparente
A segunda camada opera nas extremidades do vidro,
cexpulsando a poeira acumulada à medida em que o vento
retira o pó que cai sobre toda a área do pára-brisas.
Os eletrodos são ativos, agindo eletrostaticamente a
partir da ativação pelos sensores instalados na terceira camada.
Por último, a quarta camada é na verdade um circuito
elétrico transparente, capaz de conduzir a energia necessária
para alimentar os sensores da terceira camada e ativar a segunda.
Será que isso evolui para uma viseira de capacete?
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!