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Personalização de sahara roxa 99 - Martinez - 09-12-2006 Olá sahara maníacos e amigos. Como a sahara saiu de linha, sou apaixonado pelo estilo, sei que não vai ser lançado nada do gênero no Brasil, resolvi dar uma ar de modernidade na minha velha e querida sahara. A moto era assim antes da personalização: ![]() Ficou assim após a transformação: ![]() Itens modificados: ![]() A moto ainda não está como eu quero, falta os detalhes finais. Mas, como vou demorar um pouco pra fazer isso, vai aqui umas fotos preliminares pra matar a curiosidade do grupo. - Martinez - 10-12-2006 PARTE 1 - TANQUE Olá. Escolhi o tanque para começar a relatar as modificações que fizemos em minha sahara. Vou usar "fizemos" pois contei com a colaboração, pra não dar todo o crédito pra ele ![]() do nosso querido Rá1000ton. Pois muito bem. Itens necessários: - 1 tanque de sahara - 1 tanque de XT600 - Chapa de aço galvanizada - Solda oxigênio - Disco de corte - cerveja (skol e malzbier) ![]() Na foto 1 está o tanque da XT600. Na foto 3 da pra ver o tanque da sahara. Comece cortando a parte do fundo do tanque da sahara, junto com a parte da frente. Note pela foto 3 que o tanque da sahara somente vai servir de apoio no quadro da moto. O tanque da XT você abre ele na frente, arranca tudo. Leva ele pra moto, já com o tanque da sahara ponteado embaixo e vai encontrando a posição em que ele deve ser soldado (fotos 2 e 4). ![]() Uma vez colocado os retalhos para fechar o tanque, livrando o guidão e as colunas da direção, vai para a solda definitiva. Na foto 5 já nota-se o tanque devidamente soldado com solda latão (metal). ![]() Uma vez soldado, vede a saída e deixe 24 horas com água para ter certeza de que não tem nenhum vazamento. Após, começa o laborioso trabalho de proteção do tanque. Pegue o tanque, coloque 4 litros de água e adicione cuidadosamente, bem devagarinho 250 mL de ácido sulfurico. Pode ser também ácido clorídrico. Agite constantemente por durante 30 minutos, sem parar. Retire e dê uma lavada com água. Coloque 1 litro de ácido muriático, compra-se em casas de tinta. Ácido muriático tem 34% de ácido clorídrico, 7% de ácido sulfúrico e 10% de amidas. Agite sem parar por mais 45 minutos. Lave copiosamente. Assim que começar a aplicar o ácido muriático, prepare a solução para neutralizar o ácido. Coloque 500 gramas de soda cáustica em cáspas em 2 litros de água e agite até dissolver. Após os 45 minutos com ácido muriático, lave copiosamente. Coloque agora a soda e agite ininterruptamente por 20 minutos. Lave copiosamente. Lave 7 vezes com água limpa e 3 vezes com água deionizada, caso tenha. Uma vez devidamente lavado, seque imediatamente com secador de cabelo (Foto 7). Seque até ter certeza de que não tem água dentro. Chegou a hora de aplicar o epox, a resina que vai evitar o ataque da gasolina. Esta resina chama-se tankifin (Foto 6), compramos em Curitiba. Deve ser preparada pelo menos 3 horas antes do uso, e nos primeiros 20 minutos que você mistura ela tem que ficar sob constante agitação. Vede o fundo novamente, coloque a resina dentro do tanque, feche a boca (Figura 8 ) e fique ininterruptamente virando o tanque de um lado para o outro durante 1 hora, para que a resina vá para todos os lugares do tanque. Passada 1 hora, abra o fundo, retire o excesso de resina e passe a virar o tanque de posição a cada 10 minutos durante 3 horas, pois a resina continua se movimentando. Espere 72 horas para colocar gasolina dentro. Bom, o resultado foi esse das fotos 9 a 12. ![]() Mancadas do projeto. 1- O tanque deveria ser 3,5 cm mais comprido, para encaixar melhor nas carenagens e ficar 100% perfeito. 2- Deveria ter utilizado a tampa do tanque da sahara, para aproveitar a tampa cromada e a chave da ignição. 3- Faça o tratamento para retirar a ferrugem (ácidos) e aplique a resina antes da pintura. Isso porque o ácido esquenta a peça e detona com a pintura e os adesivos. Essa foi a maior das minhas cagadas... a Rosana teve que ficar 1 hora com uma mangueira ligada esfriando o tanque enquanto eu agitava, mesmo assim enrrugou os adesivos e explodiu a pintura em alguns pontos. Importante, não deixe entrar água durante o processo de pintura, ela ataca a resina. Mais uma foto ![]() Abraços. - Martinez - 14-12-2006 Parte 2 - Rabeta, porta placa e setas Deu um belo de um trabalho, mas foi uma das modificações que mais cairam bem na moto. Primeiro eu cortei o final da rabeta da tornado. Ela é muito fininha, não gostei. Cortei uns 5 cm. Por conta disso, tive que trocar toda a furação na parte da frente, que prende no quadro (5) e na lateral, no parafuso do bagageiro (6). Por conta disso, tive que trocar de lugar também o parafuso de cima, que prende no meio do bagageiro (2,3 e 4). Para manter tudo justinho e sem vibração, adaptei o próprio suporte da sahara (1). ![]() ![]() Tive o cuidado de alinhar exatamente com as laterais. Olhe a segunda foto publicada na primeira mensagem. O resultado foi esse: ![]() ![]() ![]() Com a rabetinha mais moderna, o pisca original ficou feio na moto. Optei por utilizar esse ai, paguei baratinho e cai bem. - Martinez - 14-12-2006 Parte 3 - Banco, farol de milha, caixa de ferramentas e pedaleiras avançadas O banco deu muuuuuito trabalho, e ainda não está como deve ficar. O encaixe no tanque ainda está a desejar. Tem ainda a parte de trás que ficou alta e também tem que melhorar. Tive que trocar os encaixes da parte de baixo, pois o quadro da sahara é mais estreito (1,2,3 e 4). Também, tive que trocar o encaixe da frente, embaixo do banco. Depois, ficou sobrando um buraco atrás, e precisava tampar (5,6). Solução, cola de sapateiro e um pedaço de borracha grossa. ![]() ![]() O farol de milha eu instalei embaixo da carenagem frontal. Coloquei ele para acompanhar o guidão. Comprei de um pintor de motos, estava em uma CBR. Fiz duas barrinhas de aço e boa, estava pronto. ![]() A caixa de ferramentas eu me dediquei bastante a ela. Fiz em PVC, por ser resitente e leve. Fiz na largura do motor, para acompanhar o alinhamento das pedaleiras. Com uma barra de ferro bastante resistente, fixei no quadro e nela, soldei duas argolas que fiz com uma chapa de aço. Nela, embuti o PVC e pintei de preto. Do lado esquerdo, cortei um elo de corrente ao meio e soldei na argola. Nele, usei uma dobradiça para fechar a tampa da caixa. ![]() As pedaleiras eu utilizei as retráteis. Soldei nas argolas, na parte de baixo, sob medida para o comprimento das minhas pernas. Do lado da tampa, tive que deixar um pouco mais distante da caixa, para poder abrir. ![]() - Martinez - 14-12-2006 Parte 4 - Carenagens laterais e bolha alongada Haaa, amigos, aqui a onça bebeu água, e haja água.... Primeiro foi a dó de cortar as carenagens. Segundo, se cortar errado, babou, pois a única solução era ír comendo no esmeril, aos poucos. Foram 2 dias de luta, e não ficou como eu queria, na verdade, longe do que eu queria. Mas primeiras fotos nota-se o quanto foi preciso cortar. Na última, o resultado final. ![]() A bolha vou ficar devendo. Foi a única peça que briguei muito e dei o formato final pra terceiros fazerem, e pisaram na bola comigo, mas, ainda estou na luta. - Martinez - 14-12-2006 Parte 5 - Roda dianteira, paralamas dianteiro, estabilizador da barra de direção Quanto ao aro, apenas comprei o da bros e mandei raiar no cubo da sahara. Pneu, uso o da bros, 90/90-19. Cortei a barra estabilizadora, para poder encaixar o paralamas da twister. Tive também que projetar novos encaixes para o paralamas. Os dois maiores são para a parte de trás da barra estabilizadora. Os dois menores para a parte da frente. Além de rebaixar a barra estabilizadora, eu alarguei ela, caso queira usar um pneu de 100 ou 110 mm, vai entrar. Tirei as sanfonas, para dar um ar de modernidade. O problema que agora terei que trocar os retentores. Em vista das outras coisas que fiz na moto, isso foi moleza. E ficou lindo. ![]() Em resumo foi isso. Abraços a todos e bons ventos. Parte 6 - Painel de tornado Foi recortado o painel original da sahara exatamente no contorno do painel da tornado, e feito a junção com fibra de vidro. Funciona tudo normalmente, menos o RPM que não tem na tornado. Não precisa de adaptação no chicote, é tirar um e botar o outro. Apenas um único fio que não é ligado no plug, deve ir direto no chicote. ![]() - gaguinho - 14-12-2006 como eu mesmo ja ouvi de vc..."vai deixar de ser sahara..." o mundo da voltas hein....rs :oops: - Martinez - 14-12-2006 gaguinho Escreveu:como eu mesmo ja ouvi de vc..."vai deixar de ser sahara..." Personalização não é depenação .... ![]() ![]() ![]() kbção Se só arrancar as carenagens e botar farol de falcon é fazer uma motard, que isso... Eu passei 6 meses da minha vida projetando e mexendo na moto, e ainda não ficou do jeito que eu queria. Vai ai algumas fotinhas. ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Abraços. tanque hibrido - pastor_edu - 31-12-2006 Meus colegas Saharentos: Eu só vou receber o Martinez aqui na minha cidade por causa desse tanque, quero ver essa Sahara GENETICAMENTE MODIFICADA. Nao e a toa que o Martinez fica sempre enfurnado no LABORATORIO e ainda recebe bolsa prá isso ![]() ![]() ![]() ![]() - iacimar - 01-01-2007 :roll: :roll: :roll: ![]() NOOOSSSAAAA :!: Eh um verdadeiro Carnaval de agitaçao! Vou somar quanto tempo este tanque foi agitado. Existe um dispositivo que agita as latas para misturar as tintas nessas maquinas de cores e tons da Suvinil,Coral,Ipiranga.Parece-se com um super vibrador plano.Naum resolveria?Teria que girar e rodar,tamb'em,como uma betoneira. Aeh,super Rah:que tal inventar algo assim? |