![]() |
Trocar a relação compensa??? - Versão para Impressão +- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn) +-- Fórum: MECÂNICA - Honda NX350 Sahara (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=9) +--- Fórum: Relação (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=30) +--- Tópico: Trocar a relação compensa??? (/showthread.php?tid=3627) Páginas:
1
2
|
Trocar a relação compensa??? - Jotace (IN MEMORIAN) - 26-08-2011 A pergunta da página pode e deve ter gerado alguma dúvida para alguns. Vamos tornar claro. ![]() No tópico "Relação" vemos referências à "troca da relação", como sinônimo de efetuar a troca do pinhão, da coroa e da corrente, normalmente desgastados pelo uso. Não é a isso que me refiro. Quero dizer trocar a relação (proporção), entre pinhões e coroas. Então, colocar "dentes" a mais ou a menos. Exemplo: Coroa de 38 dentes (original sahara) e pinhão de 14 dentes (também original). Relação: 38/14 = 2,71 (arredondando). Normalmente vemos a turma SM manter a coroa original e trocar o pinhão para 15 dentes, provocando um comportamento mais alongado, onde o motor gira em menor velocidade, mais aliviado, para manter determinada velocidade. Relação: 38/15 = 2,53 Mas poderíamos colocar uma coroa com mais dentes, ou ainda um pinhão com menos dentes, para gerar mais força. Exemplificando o uso de um pinhão com 13 dentes: 38/13 = 2,92 Bem, quanto maior a relação (coeficiente da divisão), mais força, com sacrifício da velocidade final. E comportamento contrário para menores coeficientes. Falando da falcon, que é o meu caso, com ótima saída e pequena final, também temos diversas combinações possíveis de ralação: Coroa 40 dentes e pinhão de 15 dentes: 40/15 = 2,66 (original) Coroa 40 dentes e pinhão de 16 dentes: 40/16 = 2,5 Coroa 38 dentes e pinhão de 15 dentes: 38/15 = 2,53 Coroa 38 dentes e pinhão de 16 dentes: 38/16 = 2,37 Não existe solução mágica. Ou se ganha força ou velocidade, claro, dentro de limites razoáveis. Alguns reclamam da perda de torque, etc. Mas, com o motor da falcon com suas características peculiares, resolvi extrapolar. Como a corrente já anda meio bêbada, com elos meio tortos, e como não sou exigente em termos de velocidade, optei pela composição 38/16. Depois que instalar comento o resultado. Ficará assim: Coroa Vaz 38 dentes x Pinhão Vaz 16 dentes e corrente KMC com retentor 520x116, com emenda. Lógico, terei que retirar elos, algo esperado. O tamanho normal seria 520x106. A opção pela coroa e pinhão Vaz foi porque esse fabricante é o único que disponibiliza essas relações, já para falcon, não sendo necessária qualquer adaptação. Vamos ver. Re: Trocar a relação compensa??? - RED - 27-08-2011 Jotacê, sendo para a Falcon não posso opinar... ![]() masssss... na minha ex-red-apple-love-forever and ever tinha colocado uma relação 40 x 15 também da Vaz. Ficou show de bola. A sugestão desta relação foi dada por um certo mexânico lá do sul ![]() Meu erro foi ter comprado o kit completo da Vaz, pois a corrente é uma "perqueria". Mas o pinhão e a coroa são muito bons, duraram bastante tempo. Mas no teu caso, a corrente é da KMC e esta é "mucho" boa, dizem por aí. ![]() Abs. REDy Re: Trocar a relação compensa??? - Paulinho (In Memorian) - 27-08-2011 Jotinha amigão, gostei muito da postagem, usando termos técnicos e exclarecedores... Eu tenho em sassá, relação 38-15-2.53, porém com pistão retificado de 1 mm. Ficou com 84cm de diâmetro e o pistão da falcon, origi é de 84,1mm. A diferença que notei foi, justamente, o câmbio. Notei, também, quando estava indo na estrada, de Itu para Porto, uma falcon, o cara enrolou o cabo e Eu não me lembro de ter encostado o acelerador até o final, mas logo começou a descer, notei minha velô a 120km/h e o cara manteve distância ou até aumentou, descendo e subiu, mas logo ele saiu da pista, ali perto da Schincariol e imaginei se o mesmo continuasse, deixaria-me para traz... ![]() Detalhe, ele deitado no guidão e Eu, apenas sentado confortavelmente em meu sassá... ![]() A desaceleração que ele tomou para pegar o acesso da local, eu já passei, olhei feio e fui embora... ![]() Tenho vontade de fazer uma arte, pegar uma falcon boa, de leilão e jogar sob sassá... Re: Trocar a relação compensa??? - Jotace (IN MEMORIAN) - 27-08-2011 REDYYYY, Você passou de 2,71 para 2,66, o que já deu uma aliviada no motor, né? lol: A corrente KMC não é lá essas coisas, mas dá pro gasto, lembrando que a corrente original é DID, sem emenda. ![]() Paulinho, Você alongou, porém... Motor aumentado, né? A falcon tem final "limitada". Segundo teste da 2 rodas, 135km foi o máximo atingido. A mesma velocidade da tornado, bem mais leve. Mas, a finalidade que pretendo é apenas aliviar o giro do motor, assim como fazia na sahara, com pinhão 15d. Depois que eu trocar vou tirar a dúvida. ![]() Re: Trocar a relação compensa??? - Grillo (In memorian) - 27-08-2011 Estou com pinhão de 14 dentes. Que tristeza. Não achei o de 15 em Vitória-ES. O Marião até me ofereceu um mas, já tinha feito a troca da relação. abraços. Re: Trocar a relação compensa??? - Atropelador - 28-08-2011 Quando comprei a Bandida ela veio com pinhão de 13..... parecia trator, subia parede, mas não desenvolvia velocidade. Agora está com 15 muuuuito melhor, é uma pena que não dá pra colocar um 16, por causa da tampa, senão acho que ficaria melhor ainda. Se na Falcon dá.... fico aqui só de olho ![]() Abraços.... ![]() Re: Trocar a relação compensa??? - Jotace (IN MEMORIAN) - 28-08-2011 Grillo Escreveu:Estou com pinhão de 14 dentes. Que tristeza. Não achei o de 15 em Vitória-ES. O Marião até me ofereceu um mas, já tinha feito a troca da relação. Grillo, Creio que a Vaz fabrica. Ligue pro "Compre Vaz" (grátis): 0800 144 446. Comprar pela internet é uma baita mordomia. E o frete, da forma econômica (PAC) não chega a inviabilizar a compra. Única atenção para o fato de que o de 15 d da sahara é um pouco mais largo. Você pode encontrar alguma dificuldade pra adaptar aquela peça em forma de meia lua, da tampa do pinhão. Atropelador Escreveu:Quando comprei a Bandida ela veio com pinhão de 13..... parecia trator, subia parede, mas não desenvolvia velocidade. Agora está com 15 muuuuito melhor, é uma pena que não dá pra colocar um 16, por causa da tampa, senão acho que ficaria melhor ainda. Se na Falcon dá.... fico aqui só de olho Maurição, Esse lance da tampa, você pode usar aquelas luvas, ao invés da "meia lua", não? Re: Trocar a relação compensa??? - Jotace (IN MEMORIAN) - 03-09-2011 Efetuei a troca do conjunto. No site da Vaz, o pinhão 16d tinha a mesma espessura do 15d. Que nada! Propaganda enganosa. :evil: É mais largo, precisou retirar o afastador e em seu lugar colocar uma buchinha. Percebi de imediato a necessidade de elevar um pouco o giro pra efetuar as trocas de marchas. Nada absurdo. A moto fica um pouco esquisita, mas... Vamos aguardar. A título de exemplo, uma comparação no giro: Antes da troca: 90km/h ![]() 100km/h ![]() Depois da troca: 90km/h ![]() 100km/h ![]() Acho que vou acostumar. ![]() Re: Trocar a relação compensa??? - Grillo (In memorian) - 04-09-2011 Hoje recoloquei um pinhao (15) usado que tinha guardado, até que chegue o novo. abraços Re: Trocar a relação compensa??? - Jotace (IN MEMORIAN) - 05-09-2011 Grillo Escreveu:Hoje recoloquei um pinhao (15) usado que tinha guardado, até que chegue o novo. Agora é só rodar e aproveirar a suavidade. O novo você comprou onde? |