![]() |
Preocupado - Moto fumaçando - Versão para Impressão +- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn) +-- Fórum: MECÂNICA - Honda NX350 Sahara (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=9) +--- Fórum: Motor (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=28) +--- Tópico: Preocupado - Moto fumaçando (/showthread.php?tid=2362) Páginas:
1
2
|
Preocupado - Moto fumaçando - fmcerqueira - 17-04-2009 Amigos, Minha moto começou a fumaçar esta semana depois que fiz uma pequena viagem de 480km. A fumaça que está saindo é branca, fiquei bastante preocupado. Será que é coisa séria? Sds. Fábio - Anubis - 17-04-2009 Fuma quando você liga e para logo depois ou continua? Na primeira opção pode ser os tuxos de valvulas, nada muito sério. No segundo caso, os anéis podem estar gastos ou, muito dificilmente, alinhados. O melhor a fazer é levar em um bom mecânico. - fmcerqueira - 17-04-2009 Appolinário Escreveu:Fuma quando você liga e para logo depois ou continua? Ela continua fumando!!! - Anubis - 17-04-2009 Pela minha experiência, vai ter abrir a parte de cima do motor, ou para ver se os anéis alinharam e/ou gastaram ou se tá na hora de fazer a retifíca da parte de cima do motor. Se for o caso, aproveite para dar uma olhada em outras coisas como, válvulas, corrente de comando etc. E o mais importante, procure em mecâncio bom e use peças originais. Pesquisando no fórum vc vai ver que na hora da retífica, não vale a pena gastar com certas peças paralelas. - fmcerqueira - 17-04-2009 Appolinário Escreveu:Pela minha experiência, vai ter abrir a parte de cima do motor, ou para ver se os anéis alinharam e/ou gastaram ou se tá na hora de fazer a retifíca da parte de cima do motor. Se for o caso, aproveite para dar uma olhada em outras coisas como, válvulas, corrente de comando etc. E o mais importante, procure em mecâncio bom e use peças originais. Pesquisando no fórum você vai ver que na hora da retífica, não vale a pena gastar com certas peças paralelas. Recentemente abrir a parte de cima pra trocar o tensor da corrente de comando e o mecanico disse que estava tudo bem e que a corrente era a original ainda. - José Pinheiro - 19-04-2009 Saudações galera!!! Vamos ao que interessa: pela minha experiência com carros (velhos, rs.), fumaça preta indica excesso de combustível, fumaça cinza indica queima de óleo e fumaça branca indica água condensada. Excesso de combustível pode ser resolvido com regulagem do carburador, água, geralmente provém do combustível, pois a sahara não tem refrigeração à agua. Agora, queima de óleo é mais complicado. Como já foi dito antes, se for só quando liga, provavelmente os retentores das válvulas estão gastos, menos sério, mas tendem a piorar, agora, se forem os anéis, infelizmente, só abrindo a parte de cima do motor e trocando-os, senão você corre o risco de enguiçar com a vela encharcada de óleo. Ao trocar os anéis, verifique também as bronzinas entre a biela e o eixo. Se estiverem muito gastos, com folgas, convém trocar e, talvez, retificar o eixo, pois, anéis novos vão dar mais compressão e, se embaixo estiver com folga, vai estourar tudo. Espero ter ajudado no entendimento e correção do problema. abraços e boa sorte!! - José Pinheiro - 19-04-2009 Voltei para corrigir a besteira que falei, Fábio!! os motores da sassa, não possuem bronzinas, mas roletes entre a biela e o eixo, porém, continua valendo a verificação de folgas e do desgaste. Um abraço!! - BJ - 19-04-2009 fmcerqueira, minha moto tmb está fumando, e não é pouco não infelizmente, mas pelo que eu saiba ela ainda anda um bom tempo, desde que não deixe faltar óleo, é ruim ficar completando toda hora mas se a verba ta curta pra retificar e trocar uma porrada de coisas, não tem outro jeito, apesar de que a minha está fumando mas não está batendo nada, ela fuma bastante e constante, a cada 150 km tenho que completar 200 a 250 ml de óleo. Pretendo rodar ainda uns 9.000 km com ela antes de mexer, pois quando eu mexer vai ser pra fazer tudo e colocar todas as peças originais. Abraçoxxx - Ricardão - 19-04-2009 Fabio, Mas definitivamente sua moto não fuma o tempo todo nem em tod as condições pois no sabado estava andando atras de vc e nauqele trecho alem de não ver fumaça alguma eu tb não senti cheiro nenhum. Em que momento ela fuma?? Será que tem haver com aquele problema do carbura??? - fmcerqueira - 20-04-2009 Ricardão Escreveu:Fabio, Lá ele!!!! Você andou atrás da moto, rpz. Eu acho que foi alguma coisa com o óleo do motor, pois depois da troca não observei mais essa fumaça. Sds. |