![]() |
Medição do nível de óleo da máquina. - Versão para Impressão +- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn) +-- Fórum: MECÂNICA - Honda NX350 Sahara (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=9) +--- Fórum: Motor (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=28) +--- Tópico: Medição do nível de óleo da máquina. (/showthread.php?tid=2) |
Verificando o Óleo - Figueiredo - 01-11-2005 Saudações, Costumo verificar o nível do óleo semanalmente, e, antes de conduzir a moto. A recomendação da Honda (conf. manual do proprietário) é: 1) Estacionar a moto em um local plano de modo que ela fique em posição vertical, 2) Ligue o motor e deixe funcionar em marcha lenta durante 2 a 3 minutos, 3) Desligue o motor, 4) Após 2 a 3 minutos, remova o medidor do nível do óleo e reinstale-o sem rosquear. Retire o medidor novamente e verifique o nível. O nível deve permanecer entre as marca superior e inferior. 5) Óleo recomendado pela Honda: Mobil Supermoto 4T SAE 20W-50 API-SF Não tenho problema com baixa do nível do óleo na minha moto. - Martinez - 01-11-2005 Destro e eu fizemos exatamente esta comparação, domingo passado, no estacionamento do prédio dele. Primeiro medimos como o motor frio, depois, funcionamos a motoca e esperamos, conforme reza o manual. A diferença foi pouca, sendo que a segunda leitura foi um pouco acima da primeira, mas sem grandes diferenças de nível. Mas, fico com o que está no manual. - Destro - 01-11-2005 Amigos, Eu defendo a seguinte opinião: Se está no manual é porque faz sentido. Eu tbm já vi muitos mecânicos dando suas próprias opiniões sobre assuntos assim, e nem mesmo o mais bem intencionado deles conseguiu algo mais satisfatorio do que já estava na manual. Notem que todos os mecânicos e borracheiros insistem em nos entregar a moto com pneus calibrados entre 28 e 32 libras. A moto fica "um pau" de tão dura. basta colocar como está no manual para sentir a moto virar um "Landau". Eu fico com o manual. - Danniel - 03-11-2005 Aquino... creio que seja normal sim, pois quando volto para casa a noite pela rodovia tambem me deparo com fortes ventos laterais e ela fica instavel sim... uma vez quase que levo um tombo por cause de um vento desses... eu não estava esperando e de repente veio forte pela lateral e a moto balançou bastante... Abraços - Martinez - 04-11-2005 Não diria instabilidade, na verdade o vento como não é contínuo, ele vem em rajadas, ele ou empurra ou puxa a moto, sempre no sentido lateral. Nestas situações, faço o seguinte, pista boa (bandeirantes por exemplo) sem trânsito, num dou bola, a menos que o vento seja muito forte. Mas se não conheço a pista, ou o trânsito estiver carregado, prudência nunca é demais. O lance está em saber pilotar nestas situações. Viajei nos chapadões do Centro-Oeste com vento lateral que não permitia andar a mais de 80 km/h, acredite, para ter esse efeito tem de ser um vento muito forte. Depois de uns 20 minutos você pega o jeitão da coisa e para de sofrer. O macete está em, quando o vento empurrar, dê uma leve inclinada na moto no sentido contrário ao vento, mas sem empregar muita energia, deixe a moto ir um pouco pra lateral (vento empurrando- rajadas), quando ele puxar, deixe a moto ir um pouco pro lado e boa, siga em frente. Até 110, 120 km/h (para os ventos que encontrei até hoje) tem funcionado bem. Detalhe, CUIDADO ao ultrapassar carretas ou ônibus nestas situações (efeito vácuo). |