![]() |
Como se limpa um tanque enferrujado? - Versão para Impressão +- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn) +-- Fórum: MECÂNICA - Honda NX350 Sahara (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=9) +--- Fórum: Demais componentes da moto (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=36) +--- Tópico: Como se limpa um tanque enferrujado? (/showthread.php?tid=1914) |
Como se limpa um tanque enferrujado? - alan dias chaves - 05-09-2008 O tanque da minha sassa estava parado a muito tempo por q usava um de xlx, ai ele enferrujou todo por dentro, se colocar gazolina com ele enferrujado tem risco de sujar o carburador. alguém sabe me informar se tem algum produto ou macete para limpar o tanque????? abraços!!! - Martinez - 05-09-2008 Quer pagar ou quer fazer você mesmo? Se for fazer, vai ai o que eu fiz quando desenvolvemos o meu tanque de 22 litros: Pegue o tanque, coloque 4 litros de água e adicione cuidadosamente, bem devagarinho 250 mL de ácido sulfurico. Pode ser também ácido clorídrico. Agite constantemente por durante 30 minutos, sem parar. Retire e dê uma lavada com água. Coloque 1 litro de ácido muriático, compra-se em casas de tinta. Ácido muriático tem 34% de ácido clorídrico, 7% de ácido sulfúrico e 10% de amidas. Agite sem parar por mais 45 minutos. Lave copiosamente. Assim que começar a aplicar o ácido muriático, prepare a solução para neutralizar o ácido. Coloque 500 gramas de soda cáustica em cáspas em 2 litros de água e agite até dissolver. Após os 45 minutos com ácido muriático, lave copiosamente. Coloque agora a soda e agite ininterruptamente por 20 minutos. Lave copiosamente. Lave 7 vezes com água limpa e 3 vezes com água deionizada, caso tenha. Uma vez devidamente lavado, seque imediatamente com secador de cabelo. Seque até ter certeza de que não tem água dentro. Chegou a hora de aplicar o epox, a resina que vai evitar o ataque da gasolina. Esta resina chama-se tankifin, compramos em Curitiba. Deve ser preparada pelo menos 3 horas antes do uso, e nos primeiros 20 minutos que você mistura ela tem que ficar sob constante agitação. Vede o fundo novamente, coloque a resina dentro do tanque, feche a boca e fique ininterruptamente virando o tanque de um lado para o outro durante 1 hora, para que a resina vá para todos os lugares do tanque. Passada 1 hora, abra o fundo, retire o excesso de resina e passe a virar o tanque de posição a cada 10 minutos durante 3 horas, pois a resina continua se movimentando. Espere 72 horas para colocar gasolina dentro. Bom serviço ![]() Martinez - JOE - 05-09-2008 E haja paciência!!! KKKK Pô Alan, creio que se está enferrujado, é melhor comprar outro, hein... Mas se for seguir as dicas do Martines, boa sorte! - Martinez - 05-09-2008 Por R$ 40,00 ou R$ 50,00 há quem faça. O cara já tem a máquina que fica girando o tanque em todas as posições. - alan dias chaves - 05-09-2008 sobre mexer e comprar acido e soda caustica isso, é molesa por q trabalho com produtos quimicos ![]() mas joe sobre comprar outro tanque seria, desperdicio por q já tenho dois, ficar com mais um ia ser bobeira e outra coisa o preço dos tanques estão meio caros :evil: até mais e obrigado!!!! - Juan - 05-09-2008 alan dias chaves Escreveu:mas joe sobre comprar outro tanque seria, desperdicio por que já tenho dois, ficar com mais um ia ser bobeira e outra coisa o preço dos tanques estão meio caros :evil:Alan la na osorio vc compra um na base de troca , e ai vc nao tem tanto trabalho , tenho uns telefones em casa , assim que chegar la te mando ai vc cota ....] ps : estou no trabalho... - alan dias chaves - 07-09-2008 vi aqui em uma loja, o cara me cobrou 145,00 a base de troca isso q meu tanque nem está amassado :evil: achei caro, e fora q eu iria ter o trabalho de pintar de preto, es od ois q eu tenho aqui como o de sahara e xlx eles já estão, preto mas se vc puder passar o telefona eu fico grato!!! abraão - Juan - 07-09-2008 alan dias chaves Escreveu:vi aqui em uma loja, o cara me cobrou 145,00 a base de troca isso que meu tanque nem está amassado :evil: achei caro, e fora que eu iria ter o trabalho de pintar de preto, es od ois que eu tenho aqui como o de sahara e xlx eles já estão, preto mas se você puder passar o telefona eu fico grato!!! Entao desculpe a demora ai segue todos os contatos da loja , no caso fiz cotação da carenagem completa todos a base de troca , eles tem todas as cores de sahara Alceu Motocicletas 11- 3222-5217 11- 3221-5774 11- 3222- 0001 Rua dos Guianases 360 <!-- e --><a href="mailto:alceumotos@terra.com.br">alceumotos@terra.com.br</a><!-- e --> Carenagem completa 590,00 a base de troca Serjao Moto Pecas 11 - 3338-2780 11- 3224- 9804 Rua Guianazes 361 <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.serjaomotope">www.serjaomotope</a><!-- w -->ças.com.br <!-- e --><a href="mailto:vendas@serjaomotospecas.com.br">vendas@serjaomotospecas.com.br</a><!-- e --> Carenagem Completa 550,00 base de troca Center Motos 11 - 3224 8855 Rua general osorio 394/398 <!-- e --><a href="mailto:centermotossp@zipmail.com.br">centermotossp@zipmail.com.br</a><!-- e --> Carenagem completa 500,00 a base de troca sao este ai que tenho espero que ajude ... qualquer coisa estamos ai ... - Cristoph - 09-09-2008 Bah Martinez, haja braço pra sacudir um tanque por tanto tempo! ![]() Fiz mais ou menos isso num tanque de DT que estou preparando pra trilha, porém reduzi o tempo do ácido para 10 minutos, pois nas ferrugens maiores corre o risco de furar o tanque, foi o que aconteceu no meu. Aí depois tem que colocar um caminhão de estanho para tapar os microfuros. A propósito usei 200gr de bicarbonato de sódio diluidos em cinco litros d'água para neutralizar o ácido muriático(só usei esse). Detalhe, luvas de borracha, mascara e óculos são imprescindíveis para fazer esse procedimento. Abraços - pastor_edu - 09-09-2008 CARACAS, ENTAO NÃO ADIANTA TER UM TANQUE DE RESERVA? SE VAI ENFERRUJAR ![]() COMO FAZER PARA ESTOCAR O TANQUE? |