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Cabeçote rachado! ! ! - Piske - 21-08-2008 Pois é pessoal.. É isso mesmo! O cabeçote do motor da minha moto está rachado! Eu já havia notado uma pequena fissura na última vez que abri o motor para trocar uma junta do cabeçote... Agora, nesta última semana o motor apresentou um estranho vazamento... (no cabeçote!) Levei no mecânico e constatamos que aquela fissura aumentou de proporção e se tornou uma rachadura! Tirei algumas fotos mas inda não passei pro micro! Só para ilustrar, a rachadura fica entre as duas válvulas de escape, olhando na parte interna do cabeçote. É algo quase imperceptível, mas está lá! ! ! Segundo o mecânico isso não é tão incomum quanto parece! A solução no momento é fazer um reparo com solda, haja vista o preço de um cabeçote novo (R$ 1.580,00). ![]() Assim que tiver novas informações voltarei, inclusive com as fotos! Té+ Piske - Paulinho (In Memorian) - 21-08-2008 Disq Piske pesque pag, agora quem está pagando é você... ![]() ![]() ![]() 1580,00 dá para soldar a moto inteira... ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Solda por aqui sairia no máximo 50,00, acredito, e funciona... Boa sorte na recuperação da sassá... Abraço! Re: Cabeçote rachado! ! ! - Valdeir - 21-08-2008 Piske Escreveu:Pois é pessoal.. Piske, quando abri o motor da minha Sahara o mecânico disse que eu era um cara de sorte por não estar trincado nem soldado o cabeçote. Comforme ele, é muito comum a Sahara rachar o cabeçote entre as válvulas. è só tacar solda que fica zerado. Abraço! - O Indomado - 21-08-2008 eu fico preocupado com esse tipo de coisa, e ja ja o Rá deve chgar com informações mais precisas... meu medo, é o processo de solda (em aluminio) provocar algum empeno, pois o ponto de fusão do aluminio é muito mais alto que o da maioria dos metais... - Piske - 21-08-2008 Pois então meus caros.... É mais ou menos por aí... ou não... sei lá.... Confesso que fico muito chateado com isso tudo... Ver a moto parada na oficina e ter um encontro pela frente, com a possibilidade de ver os irmão novamente... É dose! ! ! Mas..... tenho fé que tudo se resolve antes do dia 29..! Aqui por perto somente em Blumenau prá fazer esse serviço de solda. Mas o mecânico comentou em torno de 250 a 300 pilas! ! ! É que na verdade não é só o serviço de solda... Tem que refazer as sedes de válvulas, a rosca da vela, etc...! Isso tudo encarece o serviço... mas o importante é a garantia oferecida. Vou aguardar... Acredito que hoje ainda o cabeçote vá prá Blumenau e semana que vem já consigamos montar a bichinha... Conforme tiver novidades vou postando... E agradeço a força dos amigos... Saber que isso é "comum" na Sahara já me deixa mais trankilo!!! Principalmente se o comentário vier de outro mecânico também! Abração, Piske - Caico1983 - 21-08-2008 Poxa, Piske, Também estou chateado com esta sua história de rachar o cabeçote ... nos meus parcos conhecimentos sobre mecânica, pensava que o cabeçote só rachava por superaquecimento e apesar de saber que nossas motos trabalham com o moto bem quente, achei que a Sahara não tivesse este problema. Pelo menos, nunca tinha ouvido falar desse problema em nossas motos. - Martinez - 21-08-2008 Quando abri meu motor pela primeira vez a 1,5 anos atrás, com 82 mil km, o cabeçote estava trincado no encaixe da vela. Não sei que tipo de solda foi feito, mas está como novo. Como sabem, abri ele mais 5 vezes depois disso, nada de nova trinca, está tudo perfeito, nem parece que foi soldado. Paguei R$ 50,00 pela solda. Martinez - Jeff - 21-08-2008 Martinez Escreveu:Quando abri meu motor pela primeira vez a 1,5 anos atrás, com 82 mil km, Credo! Você abriu seu motor 5 vezes em um ano e meio? Ou entendi mal? Orokosô! . - Arias - 21-08-2008 O Indomado Escreveu:eu fico preocupado com esse tipo de coisa, e ja ja o Rá deve chgar com informações mais precisas... Grande Indomado, empenos são comuns em processos de soldagem devido ao surgimento de tensões residuais. O que pode ser feito para minimizar isso é utilizar um processo com um aporte de calor bem localizado, como a TIG, por exemplo. Só olhando a trinca mesmo para saber, mas, se localizei ela mentalmente, acretito que um bom soldador resolva o problema sem gerar outro. Só a título de informação, o ponto de fusão do alumínio é bem mais BAIXO que o do aço, por exemplo, que é o material mais usado em fabricação mecânica. Só pra ter idéia dos valores, o alumínio funde a aproximadamente 660°C, ante 1520°C do aço. Espero ter ajudado. Abraços - Felipe Bento - 21-08-2008 Citação:Quando abri meu motor pela primeira vez a 1,5 anos atrás, com 82 mil km, Só 50 reais Martinez?? Eu paguei 300 paus pra recuperar o cabeçote da minha, e um mês para ficar pronto. O cara entupiu as sedes de válvulas com solda e depois refez todas de novo e diminuiu o furo da vela para que ficasse com mais parede entre as sedes e o furo da vela, sendo assim, fica mais forte e não torna a rachar de novo, eu espero. Agora a vela que estou usando é a vela da CG ![]() Abraços |