Luz do Neutro acesa direto - Versão para Impressão +- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn) +-- Fórum: MECÂNICA - Honda NX350 Sahara (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=9) +--- Fórum: Sistema Elétrico (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=33) +--- Tópico: Luz do Neutro acesa direto (/showthread.php?tid=1860) |
Luz do Neutro acesa direto - Roberto Araujo - 11-08-2008 Pessoal, Estava eu em minha viagem semanal ao Litoral (para Praia Grande), uma baita chuva na sexta feira 08/08/08, quando derrepende notei que a luz do Neutro no painel da moto estava ligeiramente acesa mesmo com a moto em movimento, e ocilava a intensidade da luminosidade conforme eu reduzia e aumentava a aceleração da moto. Eu nunca havia visto algo parecido, durante o final de semana desmontei a moto inteira, pensando em que poderia ser algo que estava passando corrente para a lampada, sequei toda a parte eleétrica da moto com o auxilio de um secador de cabelo,pois imaginei que poderia ter sido por causa da água. Fiz de tudo para tentar descobrir a origem do problema, e nao achei, no domingo montei a moto novamente e fui levar ele em um eletricista para ele ver o q poderia ter acontecido, mas simplesmente depois de eu montar a moto inteira novamente, a luz parou de acender (só acende agora quando realmente esta no Neutro). Como nao conheço muito de parte elétrica e isso para mim é uma grande novidade, gostaria de saber se alguém ja viu algo parecido em uma das suas meninas, pois agora não sei o que fazer, vou esperar para ver se o problema acontece novamente para eu poder levar em um especialista. Abçs Re: Luz do Neutro acesa direto - Piske - 11-08-2008 Eu imagino duas opções: Uma delas você já matou, que é a possibilidade da umidade deixar passar corrente prá lâmpada e fazer com que a mesma acenda! A outra possibilidade é de que as lâmpadas do farol alto e neutro poderiam estar mal encaixadas e "vazando" luminosidade para o espaço do neutro (pouco provável)! Acho a primeira opção mais plausível...! De qualquer maneira, eu iria verificar com mais detalhes a instalação elétrica da moto, não só no painel, embaIxo do tanque também! Abração, Piske - Roberto Araujo - 11-08-2008 Piske, Essa possibilidade que vc falou da vazao de luminosidade com as lampadas do farol e do neutro nao tem chance alguma. Pois mesmo com a moto parada, engato uma marcha desligo todas as luzes, e mesmo assim a danada ficava acesa, fraquinha mas ficava, vou esperar pegar outro temporal para ver se novamente acontece, ai antes de efetuar qualquer procedimento vou direto a um eletricista. Abraçs - Piske - 11-08-2008 É... Então se a luminosidade era bem fraca, e depois que você secou a fiação com o "secador de cabelos" parou, acredito mesmo em vazão de corrente!!! Afinal agora está Ok, certo?? mesmo assim, verifique todas as conexões!!! Boa sorte! Psk - O Indomado - 11-08-2008 pitaco do tio indomado... a luz de neutro, é controlada no negativo, logo, se o fio que sobe do sensor (1) estiver desencapado e encostando no motor, ou no quadro, pode causar o acendimento (enfraquecido) da luz do neutro. confere esse fio, provavelmente, o problema estará lá. aproveita e ve se a capinha que cobre o sensor do neutro está no lugar e inteira. 1) o sensor fica acima do parafuso do dreno de oleo - Roberto Araujo - 11-08-2008 Grande Indomado Brigado pela dica, mas desculpa a burrice eu nao entendi direito, tem como vc desenhar???? Ou melhor me manda uma fotinha do dito cujo do fiozinho e da capapinha do sensor. Abçs - jamesleepotta - 11-08-2008 Roberto Araujo Escreveu:Grande Indomado O interruptor do neutro fica ao lado do eixo seletor de marchas, há apenas um fio chegando nele, se este fio estive encostando em qualquer parte da carcaça a lampada acende, ou pode ser um problema de isolamento do próprio interruptor. caso tenha que troca-lo, fique esperto pois ao tira-lo vasa todo óleo do motor. Para testar, deixe a moto engrenada e a chave ligada qualquer marcha menos o neutro, segundo o que relatou a lampada vai oscilar, então retire o cabo este sensor usando a chave 8mm, se a luz permanecer oscilando não é o sensor, provavelmente é um cabo desencapado que encosta na carcaça do motor. Se a luz apagar totalmente e ao encostar o fio no sensor voltar a oscilar, há um problema no sensor neutro, não é uma peça cara, mas recomendo ir a um bom mecânico póis se o sensor, que muitas vezes está meio velho, quebrar lá dentro vc terá um problemão. Espero que tenha ajudado. Abraço. - O Indomado - 11-08-2008 James disse tudo, só acrescento o seguinte: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=4162&highlight=">http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2 ... highlight=</a><!-- m --> - Roberto Araujo - 12-08-2008 Valeu caros Colegas, Vou dar uma olhada neste fds nesse dito cujo, mas o interessante que agora nao esta mais acendendo a luz do neutro, mas mesmo assim vou dar uma olhada nesse cara Abrçs |