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Moto esquentando acima do normal e de forma estranha - Martinez - 08-10-2007 Amigos, vejam se alguém têm conhecimento de algo assim ou semelhante. Bom, todos sabem que aos 82 mil km, antes de ir a Carrancas, eu abri meu motor e troquei definitivamente tudo nele, o que precisou eu troquei. Todos também sabe que por uma grande infelicidade com um jateamento com granalhas de aço, eu perdi boa parte do que foi feito. Embora tenha começado a fumar com 3 km após a retifica e estar bebendo um ml para cada km rodado (100 mL para 100 km ou 1 litro para cada 1000 km), isso não vinha me preocupando muito, visto que o motor continuava silencioso, insistindo somente em um barulhinho chato que nunca sumiu, desde inclusive após a retífica, o que acreditamos ser as válvulas. Hoje, já passado os 90 mil km, o motor continua rodando, vazando um pouco de óleo pela junta (valflex) da tampa do cabeçote, mas continua silencioso. Eu que tinha um motor todo cheio de folgas e batendo tudo, sei muito bem o que é um motor de sahara trabalhando sem barulhos aqui ou ali. A cerca de 10 dias, estava eu andando de sexta marcha a uns 80 km/h quando da nada ela engasgou. Foi querendo morrer mas eu mantive ela engatada e devido a velocidade, ela foi pipocando, dando umas firmadas de vez em quando. Acionei a embreagem, dei umas aceleradas e ela melhorou, e continuei andando. Desse dia pra cá não deu mais lenta e o consumo caiu para 15 km/L. Desse dia pra cá também comecei a sentir a moto sem força. Um pouco era devido ao parafuso do ar, que o mecânico que revisou a parte elétrica e colocou os leds tinha mexido. Eu dei mais meia volta no parafuso do ar hoje, melhorou bem, mas continua meio sem força. Quanto a perda de força, acredito ser anéis ou retentores, ação das granalhas de aço. Mas, duas coisas começaram a acontecer e a me deixar preocupado. 1) Independente se quente ou fria. Se deixar ela morrer, em mais da metade das vezes ela insiste em não pegar. Troquei a vela hoje e a antiga estava boa. Já que tinha tirado, coloquei a nova. Quando acontece delã não pegar, nem adianta insistir, melhor esperar uns 10 segundo, bate, se não pegar, espera, depois de umas 3 tentativas ela pega. Com a bateria a pleno vapor, se tu ficar igual carro a álcool em dia frio ela pega, mas tu tem que ficar uns 5 segundos com o dedão no start pra conseguir fazer funcionar. 2) Está esquentando o tanque de combustível. Isso mesmo. Nunca vi isso, mas ela está esquentando o tanque de combustível a ponto de incomodar os joelhos. Já desmontei o tanque, verifiquei a fiação, normal, chicote, normal, motor trabalhando com temperatura (no pé) normal. Como eu disse, está bebendo mais que o Zeca Pagodinho, perdeu um pouco da força em alta, falhando um pouco em baixa e não dá lenta a 1000 rpm. Mas já tive situação assim antes e nunca me recordo de aquecer na parte de cima, sempre a caloria que senti vindo da moto é na canela direita, nada mais do que isso. Antes que alguém pergunte, não está batendo válvulas e não está com barulho diferente. Portanto esse aquecimento me preocupa e não faço a mínima idéia do que seja. Pitacos? - Weber - 08-10-2007 Grande Amigo ! Você esta com pescoço no cilindro Sintomas:aquecimento+motor preso Consequencia:sempre tem vazamento de oleo Fiz um motor de uma XLX-350 em uma conceituada oficina em POA. Apos muita dor de cabeça,superaquecimento e vazamentos multiplos. Desmontei o motor e refiz o cilindro,emcamisei e voltei para a medida Standard. - AndreVP - 08-10-2007 Martinez, sua moto tem todo o sintoma do que o Elvis disse acima. Mas, por precaução, você já tentou fazer uma big limpeza no carbura? Pode ser que alguma sujeia entupiu alguma coisa (isso explicaria a engasgada que você comentou) no dito cujo. Aí a mistura acaba ficando um pouco mais pobre, esquentando o motor. Outra coisa que vale a pena ver é se está tudo em ordem com o sistema de lubrificação (filtro, alojamento do filtro e canos de ida e volta do radiador de óleo). Caso esse sistema esteja deficiente, pode causar uma lubrificação não adequada na parte de cima do motor, esquentando-o. Acho que vale a pena descartar essas possibilidades antes de abrir o motor... Um grande abraço. - Martinez - 08-10-2007 Elvis Escreveu:Martinez, sua moto está com pescoço no cilindro Não é o pescoço irmão do Cabeça do Rio de Janeiro não né? ![]() Brincadeira... ![]() AndreVP Escreveu:Martinez, outra coisa que vale a pena ver é se está tudo em ordem com o sistema de lubrificação (filtro, alojamento do filtro e canos de ida e volta do radiador de óleo). Caso esse sistema esteja deficiente, pode causar uma lubrificação não adequada na parte de cima do motor, esquentando-o.Tá, digamos que são os caninhos de ida de volta do radiador, como que eu verifico isso, fuinciono o motor sem a tampa do filtro de óleo? Se for fazer assim, vou lá na casa do tetão, aquele piso limpinho, ai "zizuis" ![]() ![]() Vou dar um tapa no carbura e ver que bicho dá. Valeu. - Weber - 08-10-2007 Olha tá mais facil tu vir tirar umas ferias aqui em Porto Alegre,e a gente desmonta este motor pra ti aqui,e resolve o problema. - Martinez - 08-10-2007 Elvis Escreveu:Olha tá mais facil tu vir tirar umas ferias aqui em Porto Alegre,e a gente vc quer é jogar mate dentro do meu motor...kakakaka, seria a primeira sahara gaudéria ![]() ![]() O tomador de chá amargo, não desconversa e me ajuda... ![]() Martinez Escreveu:Elvis Escreveu:Martinez, sua moto está com pescoço no cilindroMas e ai, crónico? Passa com o uso? - Weber - 08-10-2007 1-Retira o cilindro 2-Manda encamisar Standard 3-Aneis originais 4-Aproveita e faz uma boa limpeza termica nas peças (retificadora de porte) 5-Remonta tudo 6-Vem até Porto Alegre,pois se não der certo fizemos um brique na minha 99 - Martinez - 08-10-2007 Elvis Escreveu: Certo, vou fazer isso depois do iron butt, agora é torcer pra não azedar durante o desafio. O retificador não é né? |