Sahara Maniacos
JUNTA DO MOTOR, ME AJUDEM!!! - Versão para Impressão

+- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn)
+-- Fórum: MECÂNICA - Honda NX350 Sahara (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=9)
+--- Fórum: Motor (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=28)
+--- Tópico: JUNTA DO MOTOR, ME AJUDEM!!! (/showthread.php?tid=1139)

Páginas: 1 2 3

JUNTA DO MOTOR, ME AJUDEM!!! - Fuinessa - 02-10-2007

Olá pessoal e mexânicos de plantão, assim como a XLX250R que eu tinha, a Sahara está com um vazamento, aliás uns vazamentos: No pinhão do conta-giros, na tampa do cabeçote e na junta do cabeçote (cilindro), ná época da XL me lembro que tinha várias marcas de juntas e tipos, por ex a do cabeçote, tinha uma que era de metal composta de 3 lâminas finas e tinha outra que era de amianto, eu acho, e um anel de aço no centro que circunda a camisa, bom gostaria de saber de vocês qual seria a melhor junta e qual marca é melhor, vou abrir o motor semana que vem pra ver se resolvo esses problemas, pois o vazamento está aumentando, não quero passar o mesmo que passei com a XL que queimou junta do cabeçote na estrada. Pessoal opnem por favor. A moto é ano 1995. Obrigado!

- DALTON - 02-10-2007

Eaê amigo..

Seguinte,, os mecanicos de plantão me corrijam,, mas até onde eu entendo de motor 350,, a junta mais indicada é a de metal, devido a alta temperatura em que o motor trabalha. Você até pode optar pela amianto,, mas se o mecanico for bom,, ele vai recomendar a de metal

Eu vou abrir a tampa do cabeçote para trocar o retentor/cabo do tacometro e por falta de opção aqui em Brasilia, encomendei a junta original da honda que se nao me engano é de metal composto, pela "bagatela" de ,, R$ 104,00.

- Martinez - 02-10-2007

Eu preferi pagar 14 contos na junta da Valflex e minha tampa de cabeçote ficou com vazamento.

Entretanto, já vi vários motores fechados com juntas valflex sem vazamento, vai saber...

JUNTAS e RETENTOR de Conta Giro - PedroWolff - 02-10-2007

Olá Amigos Saharentos de Plantão...

Gostaria de poder ajudar com minha recente experiencia envolvendo esses casos relatados a cima pelos amigos fuinessa e Danton...

Pois eu q sou bem conhecedor dakele velho ditado q "O barato sai caro"
Sei muito bem na pratica q tambem não existe a necessidade de "gastos" desnecessarios... como o amigo Dalton diz acima.

Eu a pouco tempo atraz (cerca de 1 mês) vinha sofrendo (e muito) com problemas de "junta" e outras cositas...

Minha Moto após a retífica vinha apresentando problemas de vazamento pela Junta do Cabeçote (fica entre o cilindro e a tampa das valvulas).
E verificamos q a Junta utilizada havia partido resultando o vazamento...

A Junta utilizada na montagem anterior era do Jogo de Juntas da VALFLEX (cerca de R$20,00 o jogo) aki do RJ q eh a junta mais utilizada por quase todas as oficinas daki...
Soh q essa junta "paralela" eh de Amianto, diferente da original q eh de Metal em 3 laminas (custou R$56,00 na Honda) e acabou partindo ou por exesso de calor ou por ser de um material muito macio não suportando o aperto e peso do motor...

Então portanto para o cabeçote somente a Junta Original...
Jah pro Cilindro e Tampa de Valvulas (q eh de aluminio) servem as juntas do Kit VALFLEX...
Basta q utilize uma fina camada de veda junta na do cilindro e de silicone na tampa das Valvulas...

E para a troca do Retentor do Tacometro não eh necessaria a abertura da tampa... (claro q em qualquer oficina q for vão dizer q eh...)
Mas como foi realtado aki por outros amigos em outro tópico, basta colocar o retentor novo por cima do antigo (dah espaço certinho) e proto... fica zero! (eu fiz na minha e funciona mesmo!)

E assim Dalton vc economiza 104,00 da junta e 80,00 de mão de obra....

Abç a Todos e espero ter ajudado!

O problema não eh da junta! - PedroWolff - 02-10-2007

Ai Martinez...

Acho q faltou um silicone para juntas no seu caso...

Ou ateh mesmo uma rosca fud....a

Vai saber... rs

Big Grin

- DALTON - 02-10-2007

Então,, eu fiz isso,,, coloquei o retentor sobre o outro,, e ele voltou a vazar..
Quuando eu comprei o retentor,, eu sabia que poderia ser o eixo do tacômetro,, eu aproveitei e comprei outro retentor e o eixo..

Agora vou ter toda a trabalheira de tirar novamente a carenajem, tanque etc,, etc...

Aqui em Brasilia e entorno eu só conseguí encontrar as Valflex,,

Para não correr o risco de pagar barato e ter toda a trabalheira novamente,, eu preferí pagar os R$ 100,00 pelas juntas originais e aproveitei e mandei vir o retentor da embreagem e a junta da tampa lateral..
Assim fica tudo zerado....

- Fuinessa - 02-10-2007

Eu estive olhando hoje o motor depois de uma boa lavada e percebi que o vazamento nem é tanto na junta cilindro/cabeçote e sim na tampa do cabeçote e vi também que a junta do cilindro/cabeçote é preta, logo deve ser aquela de amianto com anel de aço, na XLX que eu tinha as juntas laminadas não deu certo, perdi duas e não é só elas neh, vai-se tb toda a mão de obra, não era original não, nem lembro a marca, depois resolvi colocar a de amianto e não deu mais problema, acho q pelo fato dela ser mais macia ela assenta melhor, afinal motores de carro e caminhão são todas assim (meu pai é mecânico, por isso sei disso). Mas vou apurar aqui qto sai a junta original, SE TIVER MAIS ALGUÉM QUE PUDER CONTRIBUIR AQUI, FICO GRATO. OBRIGADO POR ENQUANTO.

- ka_metal - 03-10-2007

Abri meu motor na segunda feira... já comprei as juntas originais...
sem sombra de dúvida são melhores que a de amianto...
e se for pra comprar as paralelas... prefira comprar a folha inteira, tirar o molde e recortar.... pelo menos da pra comprar com a espessura maior... e sai muito mais barato...

abraços...

- Fuinessa - 03-10-2007

Olá ka_metal.
Nesse caso, você se refere as junta da tampa do cabeçote neh ? Porque a junta do cilindro não dá pra fazer!
E o duro de fazer a junta da tampa, é que a espessura da junta faz diferença no aperto da tampa, se for mto grossa não da aperto nos rolamentos e se for muito fina, irá calçar os rolamentos e pode até trincar a tampa. Mas vou pensar no caso. Valew.... Continuo aceitanto dicas...

- ka_metal - 04-10-2007

fuinessa Escreveu:Olá ka_metal.
Nesse caso, você se refere as junta da tampa do cabeçote neh ? Porque a junta do cilindro não dá pra fazer!
E o duro de fazer a junta da tampa, é que a espessura da junta faz diferença no aperto da tampa, se for muito grossa não da aperto nos rolamentos e se for muito fina, irá calçar os rolamentos e pode até trincar a tampa. Mas vou pensar no caso. Valew.... Continuo aceitanto dicas...

Mas prefira as de metal...

abraços...