VELA EMPERRADA, ALGUEM ME AJUDA? - Versão para Impressão +- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn) +-- Fórum: MECÂNICA - Honda NX350 Sahara (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=9) +--- Fórum: Motor (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=28) +--- Tópico: VELA EMPERRADA, ALGUEM ME AJUDA? (/showthread.php?tid=1067) |
VELA EMPERRADA, ALGUEM ME AJUDA? - PQD (ELVIS) - 02-09-2007 PESSOAL, COMO SAHARAMANÍACO GOSTO SEMPRE DE FAZER UMA MANUTENÇÃO BOA NA LETÍCIA( SAHARA), JÁ ESTOU COM ELA FAZ UM ANO E MEIO, JÁ FIZ VÁRIAS MANUTENÇÕES, MAS COMO NUNCA TROQUEI A VELA, MESMO SEM DAR PROBLEMA, ACHEI QUE JÁ ESTAVA NA HORA. NÃO TENHO CHAVE PARA TROCAR, E A LEVEI EM UM ÓTIMO MECÂNICO, PENSEI QUE ELE IRIA TIRAR PELA FRENTE, ALI ONDE FICA A GRADE PRETA DE PLASTICO, MAS ELE FEZ QUESTÃO DE RETIRAR TUDO, BANCO, TANQUE, CARENAGENS, ETC.. E NA HORA (H), ELE FEZ UMA FORÇA DE QUASE VIRAR OS ZOINHO, E AINDA PEDIU AJUDA DO AJUDANTE, SÓ VIROU MEIA VOLTA, NÃO CONSEGUIU MAS VIRAR E NÃO RESULTOU EM NADA, AI VEIO A NOTICIA RUIM, ELE DISSE QUE A VELA PODE TER DELATADO E SE FORÇASSE PODERIA QUEBRA A VELA, AI SÓ ABRINDO MOTOR E UMA VISITA NO TORNEIRO MECÂNICO. SOU DO RIO DE JANEIRO, ALGUEM JÁ TEVE ESSE TIPO DE PROBLEMA OU CONHECE ALGUEM QUE TEVE? E SE ALGUEM PODE ME DAR ALGUMA AJUDA, AGRADEÇO MUUUUUUUUUUUUUUITO. - clevison - 02-09-2007 acho que no decorrer da semana alguém vai te ajudar melhor , mas o pouco de mecânica que eu conheco diz que é pouco provável que uma vela possa ter dilatado (pode até ser que ela tenha "delatado" que o mechânico não sabia o que fazer depois de ter revirado o zóinho e não ter conseguido tirá-la, hehehehehe), brincadeiras a parte , o mais provável é que com o passar do tempo ela tenha ficado impregnada de resíduos (carbonizada) e o exesso de sujeira esteja atrapalhando a saida, não sei se essa minha informação procede , mas se for verdade vc poderia tentar utilizar um pouco de gazolina premium , dizem que ela força a limpeza do motor ou a aditivada, não sei se seria viável tambem experimentar com o motor quente dar um jato de ar comprimido sobre a vela afim de tentar esfriá-la(retração ) para assim tentar dar uma volta com a chave específica chave, experimente meia volta para aperto e meia volta para desaperto sucessivamente até que ela libere por completo . com relação a retirar tamque e tudo mais acho que é preciso sim , deve tomar muito cuidado para que na retirada da vela não caia resíduos dentro do motor, sua posição propicia acúmulo de resíduos no local, arrume uma boa chave e tente vc mesmo , com uma alavanca comprida , para que vc não precise revirar os zóinho heheheh abraço , poste o resultado . - Hamilton - 03-09-2007 PQD (ELVIS)... o Clevison tem razão... a vela deve estar carbonizada a ponto da rosca estar com o filete repleto de resíduos. Além das dicas do Clevison você pode colocar micro-óleo desingripante (WD, M1, etc.) e ir rosqueando e desrosqueando essa "meia volta" até soltar os resíduos. Tente alternar com o motor quente e frio prá ver no que dá. Quanto a não ter chave, acho que vale a pena investir uma pequena fortuna em uma... (eu tbm não tenho.....rs) mas deve pagar bem uns R$ 8,00 a R$ 15,00 em uma (chutando heim?). Não se esqueça de fazer uma boa limpeza na parte superior do cabeçote para evitar que na hora que a "marditinha" sair não caia sujeira dentro do motor. Estou aqui torcendo por você meu caro... isso já aconteceu comigo e consegui tirar dessa forma. Abraços, Rá. - Paulinho (In Memorian) - 24-11-2008 Está acontecendo comigo...tá loco meu...dor nos dedos da mão... na mão...músculos dos braços...maledeta ainda nem nada... Primeiro a correria com chave de vela, nada; aí bem depois tive a idéia em pegar mas pesado. Peguei uma boca 18mm da chave de catraca, soldei-a num ferro maciço a fim de deixa-la no comprimento da chave comum de vela e parei de tentar porque ainda não saiu...confesso estar preocupado... Essa chave não quebrou, torceu o ferro que usei para virar... Pesado o pega aqui... O motor não funciona a fim de esquentar...é frio mesmo... Alguém poderia me sugerir algo além das que já foram postadas? Mas que cruz... :? - Arias - 24-11-2008 Algum de vocês já tentou "acordar" a rosca? (Um mecânico amigo meu que falava isso, aí adotei o termo.) Consiste em dar pequenas pancadinhas no sextavado da vela, pra que ela possa ter um movimento muito pequeno mesmo, apenas pra liberar o movimento da rosca. Os procedimentos já citados devem ser adotados em conjunto (WD, roscar e desenroscar a "meia volta"...). Se tudo falhar e o desespero bater, uma media EXTREMA que só deve ser tomada com MUITO CUIDADO por oferecer ALTO RISCO é aquecer suavemente a base da vela com maçarico e ir, gradualmente forçando a saída da vela. Eu já tirei parafusos emperrados assim de lugares mais delicados, mas volto a dizer, é de ALTÍSSIMO RISCO! SÓ FAÇA (OU DEIXE FAZER) SE TIVER TOTAL CONHECIMENTO E ACEITAR OS RISCOS!!! Lembre que o motor da Sahara é de alumínio, que funde a temperaturas relativamente baixas (660,37°C). Se bobear com o maçarico, vai fundir a P%$@@ toda! - Paulinho (In Memorian) - 24-11-2008 Até já pensei em usar no máximo um soprador de ar quente... Essas pancadas no sextavado darei amanhã...muito bem... Também manjo mas sempre é bom mencionar... Obrigado! - Arias - 24-11-2008 Paulinho, se o soprador for dos bons, pode até fundir o alumínio. Temos um na facul que sopra ar a 600°C sem problemas... Cuidado de qualquer forma e boa sorte! - LIMA, Antonio Costa - 24-11-2008 Olá galerinha! Paulinho, como vc sempre diz pelamooooooordedeus, não bate na vela q ai o prejú é maior. Coloque WD (bastante) e deixe até o dia seguinte. vc vai ver como ela sai sem esforços. abraços - Raul Martinez - 25-11-2008 eu estou so de olho neste tópico pra ver o final da novela da "Vela Maldita" rsrsrs pois preciso trocar a minha... mas acho que vou parar de bobagem e vou mandar pra meu Mecânico se F_der com isso ai... não quero ficar com uma hernia depois.... Paulinho conta o final da historia !!! - Arias - 25-11-2008 LIMA, Antonio Costa Escreveu:Olá galerinha! Lima, fica tranquilo. São pancadinhas, muito de leve, só pra desprender alguma impureza do filamento de rosca. Como é dada diretamente no sextavado, não gera problema algum. Ninguém vai sair marretando vela não, viu? |