![]() |
Cuidados ao trocar o óleo do motor - Versão para Impressão +- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn) +-- Fórum: MECÂNICA - Honda NX350 Sahara (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=9) +--- Fórum: Motor (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=28) +--- Tópico: Cuidados ao trocar o óleo do motor (/showthread.php?tid=42) |
- Marião - 19-03-2007 douglasrtorres Escreveu:Ela esconde sim... pelo menos a minha.Eu tô olhando toda semana... quando fui pro milho tava certinha no meio da marcação... na volta fui medir, aí assustei. Agora vou andar um pouco e medir novamente... vamos ver o que acontece!!! Valeu Douglas... - anderson miotto - 22-03-2007 Galera,quando fazemos a troca acho OBRIGATÓRIO dar a famosa deitadinha na moto,pois os +ou- 200ml que ficam no motor quando a moto não é deitada misturando com o óleo novo ja vai dar uma afinada e a vida util do óleo vai ser menor! O que acham???? _____________________________________________________________ SAHARA 98/99 VERDE - TA QUASE CHEGANDO! (SÓ FALTAM 15 DIAS) - Barney - 25-03-2007 Galera, comprei minha Sahara 97 ontem (sexta-feira), vim de uma Virago, que nunca me trouxe problemas com óleo, mas nos últimos meses em que fiquei com ela eu mesmo trocava o óleo e fazia quase toda manutenção. Já com a Sahara vou ter que aprender muito e vejo que estou no lugar certo. Bom vamos aos fatos, o ex-proprietário, não entendia muito de moto e ela com 36.600 Km teve que fazer o motor, bom pra mim que a peguei com o motor zerado, no entanto, fui na oficina onde ele fez o motor buscar a moto que estava trocando um cabo e não senti firmeza no local, nem no mexânico. Hoje sábado viajei com a galera do motoclube, antes de sair no ponto de encontro resolvi verificar o óleo, já comecei errado, estava rosqueando a vareta para medir e mesmo assim nem molhava a ponta, e como bons palpiteiros não faltam, disseram para completar o óleo, lá fui eu coloquei 1 litro, viajei os 360 Km de ida e volta, e sim deixei ela funcionando no pezinho por algum tempo, quase chegando em Brasília, fui abastecer, qual a minha surpresa ao ver óleo pingando do motor do lado direito, quase nem venho embora de medo, mas arrisquei. Chegando em casa o mesmo problema gotejando óleo em baixo do motor e o lado direito melejado de óleo. Mas como disse a minha esposa que essa moto eu não vendo por nada e nem devolvo pro ex-dono, resolvi pesquisar aqui no fórum e estou um pouco mais transqüilo. Brigadão vocês salvaram meu restinho de sábado. Porém, ficaram algumas dúvidas: o que é onde ficam esses tais suspiros? O radiador usa o mesmo óleo do motor? Como faço pra trocar o filtro de óleo? Desculpem minha ignorância no assunto e o longo texto, mas nos próximos serei mais breve. - Martinez - 25-03-2007 Cleber Rogério Valeriano Escreveu:Fala Barney, beleza?? Adriano Escreveu:Barney, antes de qualquer coisa, faça um teste. Vá a um necânico de confiança e troque o Oleo e o filtro, pois se o motor foi retificado agora, é acoselhavel você fazer uma troca com menos Kilomentragem. Você desta maneira vai ter base para ver se ela esta escondendo oleo, ou se o cara nao colocou oléo direito na sua moto, faça o teste para ter um parâmetro. Quando a moto tem exesso de oleo joga pra fora mesmo. Olá barney, pesquisa um pouquinho para ter maiores detalhes, pois nestes tópicos relativos a óleo tem todas as informações de que precisa. Mas, não custa nada ajudar o amigo. Colocou 1 litro, tu pirou cara, a moto aceita 1,6 L, tem que ir colocando de 200 mL no máximo e observando o nível. Bom, tomara que com tanto óleo saindo até pelos manetes ![]() ![]() ![]() não tenha zicado retentores e outras coisas. Visita o fórum ai que tem tudo o que vocë precisa, utiliza a ferramenta pesquisar no topo do fórum também. Abraços e seja bem vindo. - mott - 12-04-2007 olha eu coloco 1,5L, a sahara i a xlx350 usam o msm motor mais a xlx é 2l p/ abertura do motor, i 1,8L para troca, a sahara tbm é 2L para abertura do motor i por ela ter a camara diferentes por ter colocado a partida eletrica e retirado td o sistema de partida a pedal ela usa 1,5L. a Honda em 1999 fiu o erro e mandou um circular para todas as revendas q a q deve colocar 1,5L, mais naum foi modificado, a revista Moto qndo fez o teste comparativo entre a XLX 350R e a NX 350 Sahara, colocou o q ela para troca ela usa 1,5L. E um detale, nos anos 80 a honda mandou uma circular p/ as revendas, dizendo que a troca do oleo en td as moto deve ser feita a cada 800Km, pelo motivo do oleo evaporar do motor( coisa e naum acontece c/ oleos, na realidade é devido ao oleo Mobil no Brasil ser recondicionado e de pessima qualidade). particularmente só uso o Catrol GP que no Brasil é un dos poucos oleos q naum são recondicionado. oleo p/ mi é 1000, 1500 ja troco, p/ nun da problema. abs - Leonardo (lhalon) - 12-04-2007 AE MOTT, beleza, eu ja sabia que o MOBIL é uma droga.... eu usava e o meu motor tava sempre com problemas, eu abasteço 1,5litros de CASTROL ACTEVO que é semisitetico a cada 1000km, sou fresco mesmo, deusmelivre a moto fazer click click click.... abraços. Mobil recondicionado? - Léo Miller - 17-05-2007 Aí Lhalon, blza?? Amigo, interessante o seu comentário e do Mott sobre o óleo Mobil ser recondicionado... vcs têm alguma reportagem ou artigo referente a essa condição do Mobil?? Pois se tiverem seria interessante postarem aqui para conhecimento do MC.... eu particularmente me interessei pelo assunto, pois desde que comprei há um ano a minha Sarita 91 motor Std. uso o Mobil "recomendado" pela Honda. Desde já lhes agradeço. Abraços!! - Hamilton - 17-05-2007 mott Escreveu:E um detale, nos anos 80 a honda mandou uma circular p/ as revendas, dizendo que a troca do oleo en td as moto deve ser feita a cada 800Km, pelo motivo do oleo evaporar do motor( coisa e não acontece c/ oleos, na realidade é devido ao oleo Mobil no Brasil ser recondicionado e de pessima qualidade). particularmente só uso o Catrol GP que no Brasil é un dos poucos oleos que não são recondicionado. oleo p/ mi é 1000, 1500 ja troco, p/ nun da problema. Olá Mott... onde achou essas informações? Se realmente o Mobil for rerrefinado isso o torna ainda melhor. Não usamos o termo "recondicionar" o óleo porque na verdade ele passa por um processo físico-químico onde são extraídos os compostos degradados do óleo lubrificante usado, transformando-o em óleo mineral básico rerrefinado. Isso quer dizer que fica com características melhor mesmo do que o óleo de primeiro refino. Por questões econômicas os óleos de primeiro refino acabam chegando no mercado com alguns componentes indesejáveis. Isso não é "achismo" meu... já comprovei em laboratório. Quem tiver paciência veja o processo abaixo... já acompanhei e é muito interessante: DESIDRATAÇÃO O descarregamento é efetuado através de uma caixa receptora, onde o óleo lubrificante usado passa por um processo de peneiramento e de filtração para retenção de particulados sólidos de maior dimensão. A desidratação se inicia com um pré-aquecimento do óleo até 80ºC antes de ser enviando aos desidratadores. Nos desidratadores, que atuam com trocadores de calor externos em circulação forçada, o óleo é desidratado a 180ºC numa operação em batelada. A água e os compostos orgânicos leves evaporados são condensados e separados em um balão separador de fases. Os compostos orgânicos leves são reaproveitados no processo e a água é enviada para tratamento na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). ![]() DESTILAÇÃO FLASH O óleo desidratado é bombeado para os fornos pré-destiladores, onde é aquecido até uma temperatura de 280ºC. Após o forno, o óleo entra no sistema de vasos de flasheamento a autovácuo (20 mbar), onde são separadas as frações leves do óleo usado, obtendo os óleos neutros médios e leves e óleos spindles. Estes tipos de óleos são elementos constituintes para a formulação de óleos lubrificantes acabados, anti-espumantes, etc. Para que possam ser utilizadas, essas frações precisam de um tratamento final que é efetuado através das seguintes etapas: Tratamento Químico, Neutralização/Clarificação e Filtração. ![]() DESASFALTAMENTO O óleo neutro médio é bombeado para os fornos pré-evaporadores, onde é aquecido a uma temperatura de 380ºC. Após o aquecimento, é enviado para os evaporadores de película, onde em autovácuo (1 mbar) separa-se a fração asfáltica do óleo. ![]() TRATAMENTO QUÍMICO O óleo proveniente da destilação e do desasfaltamento possui ainda uma fração de componentes degradados. Para extraí-los, efetua-se um tratamento químico com a aplicação de uma quantidade de ácido sulfúrico onde, através do processo de aglomeração e decantação dos componentes, obtêm-se o composto ácido. O óleo ácido obtido pelo processo de decantação é direcionado para a etapa de neutralização e clarificação. O composto ácido recebe um tratamento adequado através dos processos de lavagem com água, neutralização e desidratação, transformando-se em combustível pesado para fornos de alta temperatura. A água ácida gerada do processo de lavagem do composto ácido é neutralizada com a cal hidratada, transformando-se em gesso para corretivo de solo (gesso agrícola). ![]() NEUTRALIZAÇÃO / CLARIFICAÇÃO Após o tratamento químico, o óleo ácido é bombeado para os reatores de clarificação e neutralização onde é adicionada a terra fuller e a cal que, através de um processo de adsorção, removem os compostos degradados remanescentes, adequando a cor e a acidez do óleo básico rerrefinado. ![]() FILTRAÇÃO A mistura óleo/terra fuller/cal passa por filtros-prensa para separar a terra e a cal. O composto sólido obtido após a filtração é empregado em indústrias cerâmicas e cimenteiras. Após a filtração dos particulados de maior dimensão, o óleo passa por filtros especiais para eliminar os particulados remanescentes. No final do processo é obtido o óleo básico mineral rerrefinado, que apresenta as mesmas características do óleo mineral básico refinado. Posteriormente a estas etapas, o óleo é armazenado em tanques aéreos. As especificações de viscosidade, densidade, cor, ponto de fulgor, acidez, corrosão, cinzas, teor de água e materiais particulados, são analisadas pelo Laboratório para garantir a rastreabilidade de todos os lotes pelo controle de qualidade ![]() - Douglas Torres - 17-05-2007 PUTZ Rá!! Te juro que vou ler depois com mais calma... Mas que isso é muito Massa!!! Isso é!!! Valeu Grande!!! Abração - Marião - 18-05-2007 Rá... caraca... que aula... Vou fazer como o Douglas, amanha leio com mais calma... mas eita, aula das boas!! Saudade meu amigo!!! |