![]() |
1º Rally Sertões-Dakar do Mundo - RELATOS CONCLUÍDOS - Versão para Impressão +- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn) +-- Fórum: MOTO GRUPO SAHARA MANÍACOS DO BRASIL (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=6) +--- Fórum: Diário dos Maníacos (as) aventureiros (as) (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=20) +--- Tópico: 1º Rally Sertões-Dakar do Mundo - RELATOS CONCLUÍDOS (/showthread.php?tid=3073) |
Re: 1º Rally Sertões-Dakar do Mundo - Atlântico ao Pacífico 2010 - nelsonbad32 - 01-10-2010 Dia 16 - 12/09/2010 - Palmas-TO à Brasília-DF - 1194 Km Acordei às 06:00 hrs, apesar da noite conturbada, e fui dar um trato na corrente da motoca, já fazia alguns dias que ela estava fazendo barulho e eu só a mantinha regulada e lubrificada. No dia anterior eu comprei, logo que entrei no estado de Tocantins, uma lata de óleo spray penetrante, para "lavar" a corrente e ver se os elos desengripavam. Não adiantou muita coisa, por isso, resolvi tentar fazer algo mais drástico, apliquei muito óleo penetrante e fui com o alicate de bico "amolecendo" elo por elo, onde estava mais duro, aplicava mais óleo e continuava o trabalho, gastei mais de meia hora nesse serviço e toda a lata de óleo mas também não resolveu o problema, era uns quatro elos em sequência que se moviam com muita dificuldade, isso resultava em barulho quando eles passavam pelo pinhão (raspavam no guia de corrente) e fazia com que a corrente ficasse ora folgada e ora esticada, pois no espaço entre o pinhão e a coroa, a corrente ainda continuava semi curvada. Tomei o café da manhã, arrumei as bagagens e às 07:30 hrs já estava saindo de Palmas, com a ajuda do GPS foi muito fácil pegar a rodovia, achei muito diferente o início da rodovia, havia duas pistas centrais e cinco pistas locais, acho que queriam concorrer com a Avenida 9 de julho, em Buenos Aires. rsrsrsrsrsrs Continuei em frente, estrada tranquila, temperatura agradável, bastante vento, logo atravessei a ponte sobre o Rio Tocantins e, um pouco mais adiante, parei para abastecer e tomar um Gatorade em Aliança do Tocantins-TO. Logo estava novamente na BR-153 e a quantidade de caminhões era enorme, como é pista simples, o impacto do vento deslocado pelos caminhões é muito grande, causando grande desgaste na pilotagem. Prossegui até Alvorada-TO, em seguida parei para abastecer, tomar um red bull e uma garrafa de água, enquanto descansava um pouco e tomava o red bull, um cara que estava com uma CG 150 começou a perguntar sobre a viagem, falei que estava complicado devido ao calor, sono e excesso de caminhões, ele me falou que tinha outra opção, ir por Araguaçu-TO, perguntei se não aumentava a quilometragem, ele falou que não, mesmo desconfiado que não seria verdade, resolvi fazer esse caminho. Parei em uma agência do Banco do Brasil para sacar dinheiro e segui para Araguaçu-TO, foram uns 90 km de estrada boa, ora um ou outro buraco, mas era bem raros, e estrada completamente tranquila, praticamente sem movimento, o mapa Citinavigator do GPS não estava entendendo nada aquela estrada, estava totalmente diferente seu trajeto, mas percebi que estava me afastando do meu destino, estava indo para sul, mas também para oeste, e eu precisava ir para sul e leste. Logo passei a divisa Tocantins - Goiás e o calor já estava infernal, mais adiante cheguei em São Miguel do Araguaia-GO, abasteci, comi um misto quente e tomei um refrigerante, perguntei sobre uma rodovia que marcava no GPS, uma tal de GO-152 e o frentista não sabia dela, somente da GO-164 (que era a que eu estava), como o mapa estava todo errado, resolvi colocar o mapa TRC 10.07 que também tinha no GPS, esse estava correto e não existia a tal GO-152, continuei em frente, indo cada vez mais a oeste e beirando o estado do Mato Grosso (estava na menos de 50 km da divisa), só me restava seguir em frente, voltar seria ainda pior. Certo momento o calor começou a me dar tonturas, tinha que parar, vi uma placa de venda de caldo de cana e parei imediatamente, o local estava aberto mais não tinha ninguém para atender, usei o banheiro, lavei o rosto, entrei no estabelecimento, vi que tinha caldo de cana dentro de um freezer, mas achei que era muita sacanagem me aproveitar disso, subi na moto e continuei viagem. Um pouco mais à frente marcava no GPS que havia uma estrada que iria para leste, mas quando cheguei na tal rodovia, ela era de terra e ainda estava em obras, tudo revirado, preferi continuar em frente, pelo asfalto, segui até Mozarlândia-GO, abasteci e tomei mais um energético, conversei um pouco com um fazendeiro e continuei em frente. Logo na saída da cidade, fui parado pela polícia, mais foi rápido, viram a documentação e me liberaram, como percebi que o barulho da corrente tinha aumentado, após ser liberado pela polícia, parei no pátio, sob a sombra de algumas Mangueiras, e fiz a regulagem e lubrificação da corrente. Logo cheguei em Goiás-GO, abasteci e tomei um lanche, na saída da cidade fui parado novamente pela polícia, tudo certo de novo, só viram a documentação e me liberaram, já começava a anoitecer e voltei a usar o recurso do "limpa trilho", andando bem rápido. Um pouco mais adiante o asfalto estava muito liso (muito tempo sem chuva) e preferi deixar meu guia ir embora, parei em um posto para lavar a viseira e o farol e continuei em velocidade mais baixa. Em Anápolis-GO parei outra vez para abastecer o tomei um refri, novamente a postura de tenho que chegar, o horário não mais importa, priorizei a segurança, vi acidente de carro (no outro dia vi na reportagem que houve óbito), e fui tocando, cheguei em Brasília às 22:00 hrs, vi uma lanchonete aberta e parei para comer um lanche, cheguei no Hotel Bela Vista às 23:00 hrs, pedi um desconto, dizendo que já era cliente e tal, fui atendido e paguei R$ 60,00 a diária. Com esse "atalho", aumentou em 300 quilometros meu roteiro, não era essa minha intenção, mas fazer o que, não adianta chorar o leite derramado, o importante é que cheguei no meu objetivo. ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Re: 1º Rally Sertões-Dakar do Mundo - Atlântico ao Pacífico 2010 - nelsonbad32 - 01-10-2010 Dia 17 - 13/09/2010 - Brasília-DF à Ibiúna-SP - 1118 Km Tive uma ótima noite de sono e acordei às 07:00 hrs, tomei o café da manhã, arrumei minha bagagens e às 08:00 hrs já estava abastecendo a motoca para pegar a estrada. O clima estava bom e gostoso de pilotar, parei na estrada para lubrificar a corrente e continuei em frente, parei em Cristalina-GO para abastecer e tomei um energético, o cansaço de tantos dias de viagem estava enorme, mas só faltava pouco, menos de 1.000 km, vamos em frente. Em Catalão-GO parei novamente para abastecer, comi dois salgados e um refrigerante, meu estomago não estava muito legal, desse trecho em diante fiquei atento, para ver se achava o baú perdido em julho, mas só serviu para me dar dor de cabeça e o estomago ficar pior, logo cheguei em Uberlândia-MG, abasteci, tomei uma água e retornei rapidamente à estrada. Um pouco mais adiante a fome estava me encomodando, lembrei que no dia anterior não tinha almoçado nem jantado, resolvi que tinha que almoçar e, com certeza, meu estomago não estava legal de tanto comer porcaria. Parei em Uberaba-MG para almoçar por volta das 15:30 hrs, já estavam começando a limpar o restaurante, mas me fizeram um Prato Feito, por um preço muito bom. A corrente estava cada vez pior, cheguei em Ribeirão Preto-SP e fiz uma parada um pouco mais demorada, quando sai de lá já estava anoitecendo, um pouco mais adiante, parei novamente para regular e lubrificar a corrente e continuei, apesar da excelente rodovia (Anhanguera), andava na faixa de 100 a 110 km/h, em certo momento a corrente saiu da coroa, normalmente minha reação é frear forte e parar o mais rápido possível mas, como estava à noite, vi um ponto de luz mais à frente e deixei a moto seguir no embalo até lá. Rapidamente verifiquei que a corrente não tinha se rompido, estava no lugar e consegui recolocá-la sem dificuldade, seu estado estava lastimável, eu tinha outra de reserva, mas como a que estava era sem emenda, eu dependia de uma oficina para fazer a remoção da mesma, por isso resolvi continuar assim, em velocidade mais baixa, na faixa de 80 km/h e fui seguindo. O sono também veio forte, o cérebro começava a dar umas apagadas, parei em um Posto Graal e tomei o café mais caro da minha vida, R$ 4,80 por um café duplo, horrível mas foi útil para me manter acordado. Nesse momento, a mudança de postura foi novamente necessária, o horário não mais importava, eu chegaria em casa em segurança. O frio começou a pegar, logo coloquei a segunda pele e o forro da jaqueta, e ele continuava apertando. Em Itu-SP abasteci a motoca e também coloquei a roupa de chuva. Continuei em baixa velocidade e cheguei em casa às 01:15 hrs, muito cansado mas realizado, tudo saiu como o planejado, os imprevistos foram todos resolvidos sem maiores consequências e fui trabalhar normalmente no dia seguinte. ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Re: 1º Rally Sertões-Dakar do Mundo - Atlântico ao Pacífico 2010 - nelsonbad32 - 06-10-2010 Dia 18 - 02/10/2010 - Ibiúna-SP à Curitiba-PR - 384 Km Acordei às 05:00 hrs, mas ainda tive que terminar de arrumar as coisas, pois não deu tempo na noite anterior, também estava bem lento para fazer as coisas, pois o dia anterior tinha sido bem puxado, acordei mais cedo que o normal e trabalhei muito, saindo inclusive após o horário de trabalho (tinha que deixar a casa em ordem, né). Acabei saindo de casa às 06:45 hrs, logo começou uma leve garoa, não estava a fim de colocar a roupa de chuva, mais uns 5 quilometros a diante a chuva começou a ficar mais forte e todos os carros vinham com o limpador de parabrisas ligado, parei ao lado de um ponto de ônibus e vesti os equipos para chuva, logo mais a frente a chuva estava caindo com vontade, fui com aquela chuva constante até Piedade-SP onde a chuva apertou ainda mais, depois deu uma acalmada, mas foi assim até Curitiba, sem trégua, algumas vezes mais fraca e outras mais forte, minha bota Alpinestar não é mais impermeável, já está entrando água no pé esquerdo e a roupa de chuva (Alba) acaba entrando água depois de um tempo. Cheguei em Curitiba um pouco mais tarde do que o esperado e o Escondidinho da Cacá já estava quase pronto. O Guga me ajudou com as bagagens e ficamos conversando e tomando cerveja enquanto o rango não ficava pronto. A Marici também estava presente, mas só ficava na Jurupinga. Enquanto o Escondidinho estava nos retoques finais a Cacá ainda fez um frango empanado para a gente ir beliscando, a comida estava o delícia, já dá para casar (outra vez... :-#). Depois deu um sono danado, mas o papo estava bom demais, a Cacá ainda deu uns cochilos, mas ninguém dormiu. O papo rolou até o horário do churras do FOL, infelizmente o Guga não pode ir, tinha um compromisso, mas fomos nós três, estava bom para caramba, muita gente, galera da melhor qualidade, o papo estava tão bom que só saimos de lá após às 02:30 hrs. Brigadão a todos os presentes, em especial ao Quimelli e ao Resmungão. ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Re: 1º Rally Sertões-Dakar do Mundo - Atlântico ao Pacífico 2010 - nelsonbad32 - 06-10-2010 Dia 19 - 03/10/2010 - Curitiba-PR à Capanema-PR - 630 Km Acordei às 07:00 hrs, mas estava difícil de levantar, muito sono, muito cansaço e a ressaca do dia anterior, fiquei enrolando até às 08:00 hrs e levantei, mas estava difícil, fazendo tudo muito devagar, fui instalar o baú que tinha comprado e trocar a lampada do farol, que tinha queimado o baixo no dia anterior. A Cacá me ajudou, mas estava complicado, derrubava a chave toda hora, o trabalho não rendia, com os serviços prontos, fui carregar as bagagens (tive que fazer algumas alterações, passando as coisas da bolsa grande para o baú e as coisas da bolsa pequena para a grande), acabei saindo de Curitiba às 11:45 hrs, estava uma garoa fina, mas não queria colocar a roupa de chuva. Quando peguei a rodovia, o frio apertou (o termômetro na estrada marcava 10º), tive logo que parar para colocar a segunda pele e a roupa de chuva. A temperatura ficou mais confortável mas, com o tempo o frio foi piorando, acredito que deve ter chegado a 5º mais ou menos, mas não quis mexer na bagagem para colocar mais equipamentos. Segui até Sao Mateus do Sul-PR, onde comprei um refri e matei a marmitinha que a Cacá tinha feito para mim, fui pedi um garfo na loja de conveniência do posto e a cara falou que eu poderia usar o micro-ondas também, comi o Escondidinho ainda quentinho. rsrsrsrsrsrs Também aproveitei a parada para justificar meu voto e avisar o Boeira que iria atrasar. Depois passei por Pato Branco e segui em frente, fiz outra parada em Francisco Beltrão-PR e combinei com o Boeira um ponto de encontro, foi muito bom tê-lo encontrado em Realeza-PR pois, a partir dali as faixas na pista são deficientes e eu estava bastante cansado. Chegamos a Capanema-PR, fui tomar um banho e ele já foi preparar o famoso X-Toca, conversamos bastante sobre assuntos variados e fui dormir por volta das 00:00 hrs, mas ainda li quase todos os relatos dos viajantes que passaram pela Toca do Boeira e também deixei o meu, no Livro de Visitas. ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Re: 1º Rally Sertões-Dakar do Mundo - Atlântico ao Pacífico 2010 - nelsonbad32 - 06-10-2010 Dia 20 - 04/10/2010 - Capanema-PR à Asuncion-PY - 540 Km Acordei novamente às 07:00 hrs, mas fiquei enrolando até às 08:00 hrs, depois tomei o café da manhã com o Boeira e pude provar a deliciosa Cuca preparada pela Carla, depois lhe perguntei sobre câmbio de dolares e pesos argentinos, ele fez algumas ligações mas não conseguiu nada, conversamos mais um pouco, ele deu uma saída e fui arrumar minhas coisas, logo ele estava de volta e nos despedimos. Voltei para o centro para abastecer a motoca e ir até a Caixa Economica Federal, a chuva que comecou na madrugada, continuava a castigar sem uma pausa sequer, mas era aquela chuva fraca e constante. Passei novamente em frente a Toca do Boeira, acenei e continuei viagem com destino a Argentina, pouco mais de 20 km e já estava adentrando ao território argentino, os tramites na fronteira foram muito rápidos, só perguntaram sobre a Carta Verde, mas não pediram para ver, carimbaram meu passaporte, tirei algumas fotos e segui em frente. A chuva continua ininterrupta, mais 170 km e estava em Foz do Iguaçu, almocei e abasteci a motoca, entrei no Paraguai também sem dificuldade, parei na Aduana para fazer o permisso para a moto e pedi para carimbarem meu passaporte, logo que passei a parte complicada do comércio de Ciudad del Este vi uma plaquinha de Câmbio e parei para fazer as trocas de moeda que eu necessitava, consegui um ótimo câmbio e comprei os Guaranis, Dolar e Pesos Argentinos que eu queria. Segui em frente, por estrada com ótimo asfalto e com um bom movimento de carros e caminhões, parei para abastecer em Caaguazu e fiquei um tempo conversando com o frentista enquanto tomava um refri. A chuva me acompanhou até 100 km antes de chegar em Asuncion, quando ela cessou fiquei mais animado, ainda parei em uma pequena cidade para comprar uma lâmpada de farol para ficar de reserva e cheguei aqui às 18:30 hrs e ainda estava dia. Peguei um bom hotel, fui até um shopping comer um lanche (Burguer King) e estou em uma Lan atualizando os dados de viagem. Amanhã a puxada é grande, devo ir até Salta-AR, serão 1.150 km e uma fronteira para passar, acredito que não terei problemas mas, com certeza, terei que rodar durante a noite. É bem provável que não entre em contato amanhã. Obrigado a todos por acompanhar o blog e torcer por mim. Valeu. ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Re: 1º Rally Sertões-Dakar do Mundo - Atlântico ao Pacífico 2010 - tiao-cunha - 13-10-2010 Nelson estou acompanhado os relatos. com muita atenção pois serão util para minha viagem em 2011, já confimei a data da minhas ferias. agora vou trabalhar no projeto da viagem. abç bom retoorno Re: 1º Rally Sertões-Dakar do Mundo - Atlântico ao Pacífico 2010 - Martinez - 14-10-2010 Porque você aboliu o tão famoso e tradicional bauleto? Algum problema com o quadro ou bagageiro da XT? Abração. Martinez Re: 1º Rally Sertões-Dakar do Mundo - Atlântico ao Pacífico 2010 - nelsonbad32 - 15-10-2010 tiao-cunha Escreveu:Nelson estou acompanhado os relatos. com muita atenção pois serão util para minha viagem em 2011, já confimei a data da minhas ferias. agora vou trabalhar no projeto da viagem. abç bom retoorno Beleza Tiao. Espero que meus relatos e dados coletados lhe sejam úteis. Desta vez estou com GPS e marcando todos os pontos de abastecimento e quase todos os hotéis em que fiquei hospedado. Também estou anotando todos os gastos com combustível, alimentaçao, hospedagem, bem como os câmbios e moeda. Assim que voltar ao Brasil já começo a compilar esses dados. Abraçao. Re: 1º Rally Sertões-Dakar do Mundo - Atlântico ao Pacífico 2010 - nelsonbad32 - 15-10-2010 Martinez Escreveu:Porque você aboliu o tão famoso e tradicional bauleto? Beleza Martinez. Em Julho deste ano, perdi meu baú na estrada, voltando de Brasília, já fazia tempo que ele estava com problema de fixaçao e sempre passava uma aranha por segurança, mas a aranha escapou e nao percebi o baú caindo. Mas já está tudo resolvido, comprei um novo baú Givi 47 litros e está sendo muito útil. Abraçao. Re: 1º Rally Sertões-Dakar do Mundo - Atlântico ao Pacífico 2010 - nelsonbad32 - 15-10-2010 Beleza Galera. Já adiantei um pouco minha viagem. Estou em Moquegua no Peru, amanha serao só 420 km até La Paz, na Bolívia. Quiseram cobrar muito caro no hotel em Arica, por isso resolvi seguir em frente. Tudo perfeito por aqui, estou em um hotel razoável, com garagem para a motoca, hoje fiz uma boa manutençao na máquina e está tudo correndo como o planejado. Valeu. |