![]() |
Cuidados ao trocar o óleo do motor - Versão para Impressão +- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn) +-- Fórum: MECÂNICA - Honda NX350 Sahara (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=9) +--- Fórum: Motor (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=28) +--- Tópico: Cuidados ao trocar o óleo do motor (/showthread.php?tid=42) |
- betao - 13-03-2007 Amigos como é barato este 5,00 reais por mês do site nunca aprendi tanto sobre sahara como aqui. Antes de indicar os mecânicos no site deveríamos indicar o site para eles isto sim. faz 4 anos que tenho minha roxinha e os cabeçudos sempre falaram que normal fazar o óleo. vou mandar trocar o piso da minha garagem e levar para eles pagarem hahahaha. valeu pelas dicas. só por esta vou adiantar mais 6 messes de manutenção - Martinez - 13-03-2007 lhalon Escreveu:olha, meu mecanico falou que até 3mil ela vai, mas 2mil é o indicado, mas como minha moto come file mignon, eu troco a cada 1000km e a cada troca vai um filtro novo tb Castrol actevo pode trocar no limite do filtro, ou seja, com 4 mil km. Mas, para os mais afortunados, 3000 km é uma boa pedida. Mobil preto, indicado pela dona Honda, o manual reza 3000, mas troque com cerca de 2000 a 2500 km no máximo. Yamalube também troque com 2500 a 3000 km no máximo. Em resumo, independente do tipo de óleo, fique entre 2000 e 3000 km que não vai fazer besteira. Trocar com menos de 2000, tudo bem, melhor pro motor, mas nem compensa, na minha opinião. Vai do uso, se tu usa muito a moto em altos giros, talvez seja ai o caso de trocas mais frequentes, 1500 km por exemplo. Altos giros que digo é acima de 7500 rpm, visto que o torque da moto é em 6500 rpm... Filtros valflex duram no máximo 4000 km, cuidado. Se tu troca a cada 2000 km, pode trocar o filtro uma vez sim uma vez não. Se tu troca a cada 3000, ou se vai usar semi-sintético, tem que trocar o filtro toda vez. Não compensa colocar o filtro original que custa 32 pilas, vai o paralelo mesmo. Eu uso valflex e nunca tive problemas, pelo menos imagino que não, pois não tenho a mínima idéia de como medir se um filtro está ou não fazendo bem o seu papel. Abraços. - Douglas Torres - 13-03-2007 martinez Escreveu:Não compensa colocar o filtro original que custa 32 pilas, vai o paralelo mesmo. Eu estou usando um da FRAN!! mas comprei o original por 25 pilas... o Fran custa 16. Vamos ver como ele vai sair... troquei o filtro faz 4000 KM E yamalube 2500 e 2000 Km. mais 500 Km e troco antes de Carrancas... Abração - Marião - 16-03-2007 HEEEEEEEEEEEEEEEEEELP!! Seguinte: chegando da festa do milho fui ver o óleo. Chéééé, nem marcava nada na vareta... medoooooooooo!!! Aí o que fiz: cortei uma garrafa de coca, fiz uma marcação de 800 ml e fui marcando a cada 200... isso é, 800ml, 1 litro, 1.2 ml, 1.4ml, 1.6ml, 1.8ml. Abri o oleo e deixei esvaziar completamente, sem a famosa viradinha de lado, só o que tivesse que sair com ela em pé. Olhei a marcação e deu 1.2ml. Fechei a saida de óleo e coloquei o que saiu. Medi, nada na vareta. Liguei a menina e deixei uns 4 minutos funcionando. Esperei um tempinho e medi de novo, nada na vareta. Coloquei 100ml, medi. Nada na vareta. Coloquei mais 100ml, medi... lambeu o fundo da vareta... Aí coloquei mais 100ml, medi. Deu mínimo... Coloquei mais 100ml, medi. Meio da vareta de medição... parei. Pelo que coloquei, deu 1.6ml, ou seja, muito mais que fala o manual. E só ficou no meio da vareta. Por favor, alguém que conhece, o que pode estar acontecendo? meu carter é maior? A vareta de medir o óleo é menor? Caraca... ajudaaaaaaaaaaaa!!!! Bom, tô indo viajar e só vou ler de novo no domingão a noite. Valeu meus amigos... ![]() Obrigado!!! - sacriface - 16-03-2007 Marião Escreveu:Seguinte: chegando da festa do milho fui ver o óleo. Chéééé, nem marcava nada na vareta... medoooooooooo!!! Te ajudo facil, tu tens uma sahara? Então, tá ai o problema, uheuhheuheuhe. Sério, ficaria contente em ver a minha de SC cuspindo óleo como a de RO faz, mas não vejo, toda sexta verifico o óleo e sempre completo um pouco. Acho que todos que possuem a sahara passam pela mesma coisa, sempre atentos ao óleo. Quando efetuo a troca de óleo, sempre vai 1,5L, acho que não tem milagres para nós! Até o grande Cicero teve que aprender com a história de verificar o óleo, aprendeu da maneira mais dificil, fundindo o motor. Fica a dica de fazer verificações semanais, ou correr o risco! Quando fui ao encontro em urubici, mesmo tendo verificado duas semanas antes o óleo, tive que completar com 1L em Urubici. Ed. - Douglas Torres - 16-03-2007 Fala marião... Isso é que dá ficar dando Iogurte para a garota...kkk Ela ficou reguladinha e jogou os detritos fora...kkkkk Brincadeiras a parte... A Sahara é boa de esconder óleo... e o Manual tá ERRADO!!!! Se você troicar sem dar aquela viradinha, pode colocar sem medo de 1,5 a 1,6... Dando a viradinha, 1.7 a 1.8. Com o filtro 1.9 a 2.0. Quando Eu troco sempre coloco 2 litros... porque a forma de eu esvaziar o carter seria comno abrir o motor... inclusive injeto ar nos ductos do radiador de óleo... O motor fica sequinho. Se eu botar 1.8, fica baixo... ENTÂO!!! Vai da forma que você troca o óleo... Abração - sapulha - 16-03-2007 Fala Marião, aconteceu isso comigo outro dia também. Só que no meu caso, a minha pegou um litro. Só que no meu caso, acho que foi o mecânico que fez a cagada de colocar menos óleo, ele tava acostumado com CG, pegou a menina e não lembrou que pega mais óleo. Agora, quando não sou eu quem troca o óleo, eu verifico o nível antes de sair da oficina. Tô colocando o Yamalube, e a moto ficou um pouco mais macia nas mudanças de marcha. - Martinez - 16-03-2007 A resposta para a pergunta do Marião já tinha nesse tópico e o Douglas acabou de relembrar. Entretanto, o mais correto é o seguinte: -Retirar o óleo antigo deitando a moto para os lados, pelo menos duas vezes... -Colocar 1,6 L sem troca de filtro. -Colocar 1,7 ou 1,8 L com troca de filtro, depende de moto pra moto. -Colocar 2,0 L somente quando abrir o motor. Obs. quantidades recomendadas somente quando se retira completamente o óleo velho. Se abrir o ducto e deixar ela no descanso, parou de sair, fecha e coloca 1,8L, vai jogar óleo fora com certeza. Essa de que sahara joga óleo fora nada mais é do que quantidades equivocadas, falo isso com conhecimento de causa. Abraços. - Marião - 18-03-2007 sacriface Escreveu:Te ajudo facil, tu tens uma sahara? Então, tá ai o problema, uheuhheuheuhe. Sério, ficaria contente em ver a minha de SC cuspindo óleo como a de RO faz, mas não vejo, toda sexta verifico o óleo e sempre completo um pouco. Acho que todos que possuem a sahara passam pela mesma coisa, sempre atentos ao óleo. Quando efetuo a troca de óleo, sempre vai 1,5L, acho que não tem milagres para nós! Até o grande Cicero teve que aprender com a história de verificar o óleo, aprendeu da maneira mais dificil, fundindo o motor.Grande Sacriface, ou melhor, Ed... eu tô fazendo a verificação semanal... mas assustei... kkkkk. Sabe como é né... mas tá chic... já coloquei os 1,6. Abração ![]() douglasrtorres Escreveu:Fala marião... Isso é que dá ficar dando Iogurte para a garota...kkk Ela ficou reguladinha e jogou os detritos fora...kkkkkMeu querido Douglas, vc num sabe como a menina melhora quando toma um ACTIVIA. E esse manual então, não poderia ser certo não?? Como pode né???? E a menina, com essa história de esconder óleo?? tá loco...Abraços ![]() sapulha Escreveu:Fala Marião, aconteceu isso comigo outro dia também. Só que no meu caso, a minha pegou um litro.Sapulha meu amigo, já tá se preparando pra formatura?? Então, quando chegar a hora da troca tô pensando um usar o ACTEVO... vamos ver... Abração ![]() martinez Escreveu:A resposta para a pergunta do Marião já tinha nesse tópico e o Douglas acabou de relembrar.Eta rapaizinho chucro viu... precisava falar que já tinha a resposta no tópico?? :evil: Grande abraço Martina... ![]() Obrigado a todos que passaram aqui e responderam... valeu moçadaaaaaaaaaaaaa!!! - Douglas Torres - 19-03-2007 Marião Escreveu:E a menina, com essa história de esconder óleo?? tá loco...Abraços Ela esconde sim... pelo menos a minha. P vc ver... Noutro dia vui verificar o óleo... Tava no mínimo. DESESPERO TOTAL.... mas o câmbio tava macio, as marchas entrando bem, o motor com o barulho legal. Deixei por mais uma semana... Então como num passe de mágica, após um tempo rodando supostamente no mínimo, eis que surge a maravilha de David Blain...kkk Fui medir o óleo como sempre faço... Motor pelando, espera uns 5 minutos para o óleo descer. Coloco ela retinha limpo a vareta e coloco sem rosquear. ADIVINHEM!!!!! Óleo no máximo... Acho que algum duende colocou óleo na minha moto enquanto eu dormia...kkkkkkkkk Então ela esconde óleo ou não??? Abração |