![]() |
Qt vc coloca de óleo no motor da motoca e qual e marca?? - Versão para Impressão +- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn) +-- Fórum: MECÂNICA - Honda NX350 Sahara (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=9) +--- Fórum: Motor (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=28) +--- Tópico: Qt vc coloca de óleo no motor da motoca e qual e marca?? (/showthread.php?tid=30) |
- lancelot® - 30-04-2007 martinez Escreveu:Olá Lancelot, nunca nem ouvi falar desse militec1, quem fabrica?Olá Martinez, obrigado pela correção, é sempre bom saber o nome correto para não confundir as pessoas quando nos referimos às partes. O Militec1 é um condicionador de metais usado em todo tipo de motor ou equipamento mecânico, que promete reduzir o atrito das partes metálicas, gerando uma série de benefícios. Dá uma pesquisada no Mercado Livre pelo nome do produto, a maioria dos vendedores tem uma esplanação do produto, uso e benefícios que proporcina. A princípio me pareceu ser muito interessante esperimentar. O Demolisher me disse que tá usando na Super Tenere e que reduziu consideravelmente o barulho de metal com metal no funcionamento a frio. De uma olhada e não deixe de comentar com agente. Fico no aguardo, grande abraço! - Andarilho - 30-04-2007 Olha só galera,eu uso Militech,o valor é em torno de 70 reais o frasco com 200ml,na Sahara da pra duas aplicaçoes.uma a cada 10000km seg o vendedor,ou compra (pra reparti) deasmeia como diz no Parana com um colega. O pessoal q vende diz q é a melhor invenção depois da roda,ele cria uma pelicula entre as partes metalicas,evitando assim o desgaste provocado pelo atrito(mais ou menos o q o bardhal b12 faz) logo... se a moto tivé fumando ou fazendo um pouquinho de barulho ele resolve,eu disse um pouquinho! Eu uso ,porque vi o representante do produto fazendo um teste numa motopeças: O cara pegou um motorzinho ,com uma espécie de rolamento na ponta ,ele ligava o motor e usava uma espécie d freio com um relóginho pra parar o rolamento primeiro a seco : o reloginho marcava 5 kgf(os numeros corretos eu nao lembro) dpois ele pingava umas gotas de oleo naquele rolamento:e ai o freio fazia mais força pra frea e o reloginho marcava 8kgf E por ultimo ele pingava Militech,ai meu amigo , ele fcava em pé em cima do freio e não conseguia faze para,só conseguiu qdo o reloginho marca va 15/20 sei lá,na verdade o militech reduzia quase totalmente o atrito daquele"FREIO", E fez varias pessoas q tavam ali participar da "experiencia",sei q quando eu sai i tava tão convencido q quase comprei uma caixa. ![]() Mas ,tenho alguns colegas q dizem q não é tudo isso... Eu vou usando,pq minha moto não tem incomodado,e em time q ta ganhando não se mexe ,não é mesmo? Falow! - mo@cyr - 30-04-2007 Eu usava o Mobil, mas agora... Havoline Super Motorcycle Oil 4T SAE 20W50 Óleo lubrificante multiviscoso SAE 20W50, classificação de serviço API SF, especialmente desenvolvido para lubrificação de motores 4 tempos e transmissões de motocicletas e motonetas. Atende às especificações da Honda Brasil para motocicletas e motonetas. Proporciona facilidade na partida a frio do motor, excelente desempenho a altas temperaturas e proteção do motor e engrenagens contra o desgaste, além de engates de marchas mais precisos e suaves. API SF - Martinez - 01-05-2007 Não entendi nada, na verdade aparecerem um bocado de dúvidas. Como a cada 10 mil km? Tu troca o óleo da sahara a cada 2.500 km, ou seja, fez a primeira troca, dançou com 35 contos, eu hein... Segundo, como ele vai criar película nos metais do motor? Ele não se dissolve nos 1,7 L de óleo 20W50 que tu coloca? Se dissolve, 10 mL é cerca de 5%, sinceramente, não sei como pode criar a película. Se não dissolve, quem garante que vai fazer a película, se não dissolve, vai ticar tudo em um único lugar, ou em gatículas dispersas. A menos que ele tenha uma atração pelo metal, uma vez em contato, nunca mais se solta. Se nunca mais se solta, e pra tirar essa coisa quando ficar velho? kkkkkkkkkk ![]() ![]() Cara, não sei, não meto esse negócio no meu motor sem antes ver um teste feito por algum órgão especializado. A experiência me diz, nunca acredite em conversa mole de vendedor. Um cara me convenceu a comprar um pneu Sirac dizendo que rodada 18 mil km, rodou 12. Abraços. Militec1. - lancelot® - 02-05-2007 martinez Escreveu:Não entendi nada, na verdade aparecerem um bocado de dúvidas. Olá Martinez, achei um site que se diz oficial do militec1, dá uma olhada! <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.militec.com.br/">http://www.militec.com.br/</a><!-- m --> - deleon_galvin - 03-05-2007 Realmente existem esses detalhes de pelicula protetora... Se for visto no site, ele explica quais as reações que ocorrem e a forma de funcionamento... Ele nao fica simplesmente disperso no óleo, mas sim "adere" ao metal. Só que ai vem uma nova dúvida. Nossas motos tem o mesmo óleo q lubrifica o motor, banhando os discos de embreagem e a caixa de marchas. Não é separado. Conversando com um mecânico sobre o Actevo e outros aditivos pra óleo, ele falou que já havia trocado embreagens de algumas motos em estado de novas, mas vitrificadas, principalmente motos que usavam este óleo desde novas. O motivo? Simples, o Actevo por exemplo, é sintético e possui agentes que formam uma película protetora, evitando a abrasão e atrito entre os metais, e pois é, os discos de embreagem precisam se atritar pra funcionar. E como essa pelicula protetora impede isso, acabava vitrificando os discos e inutilizando mesmo os discos estando praticamente novos, pois patinavam, aqueciam e acabavam nao conseguindo fazer a obrigação deles. Então ele aconcelhou apenas a usar o Mobil homologado pela Honda mesmo. Fica ai mais uma questão a ser debatida ![]() Um abraço! - Rodrigo Giovanetti - 06-05-2007 Boa essa Deleon, eu também ainda não me convenci desse óleo, tô no tradicional Mobilzinho mesmo. - Hamilton - 06-05-2007 Andarilho Escreveu:E por ultimo ele pingava Militech,ai meu amigo , ele fcava em pé em cima do freio e não conseguia faze para,só conseguiu quando o reloginho marca va 15/20 sei lá,na verdade o militech reduzia quase totalmente o atrito daquele"FREIO", Bom pessoal, eu já fiz alguns cursos de tribologia¹ e tenho algumas considerações. Realmente esse teste citado acima é real e não tem truques. Esse tipo de aditivo é chamado de EP, ou seja, Extrema Pressão. Prá que servem?... para gerar uma película entre elementos rotativos de baixa rotação e baixa temperatura (nada a ver com motores a explosão). Foram desenvolvidos para uso em transmissões de torque elevado, onde a pressão entre os dentes das engrenagens e elementos rotativos podem causar desgaste prematuro. Hoje grande parte dos óleos para transmissão já são EP (exemplo: TEXACO MULTIGEAR EP 90). Porque no teste parece ser a descoberta da roda?...Vamos aos fatos, um disco girando a média velocidade.. a baixa temperatura e tentando ser freado não se parece em nada com a situação que temos em nossos motores. deleon_galvin Escreveu:Nossas motos tem o mesmo óleo que lubrifica o motor, banhando os discos de embreagem e a caixa de marchas. Não é separado. BINGO... Esses aditivos podem até causar problemas pois a embreagem precisa funcionar exatamento inversa ao teste aplicado na demonstração, podendo inclusive causar ressecamento e vitrificação do disco, como disse o nosso amigo Deleon. Já pensei em adicionar no óleo um aditivo para alta carga térmica, já que o motor da Sassa esquenta demais em algumas condições. A primeira dúvida surgiu quando fui tentar descobrir qual o tipo de filtro de óleo é usado na Sahara. Esses tipos de aditivos somente funcionam bem em sistemas que usam filtros acima de 5 micron, o que acredito não ser a condição dos filtros usados em motores de motocicletas. Resumindo, os aditivos ficariam retidos no filtro, dificultando assim a circulação do óleo. Resolvi não arriscar e ficar com o velho e confiável Mobil, que foi testado e homologado pela Honda. É isso ai... desculpem pelo romance que escrevi... hehe 1- Tribologia é o ramo da ciência e da tecnologia que estuda o atrito, o desgaste e a lubrificação. Militec1. - lancelot® - 06-05-2007 Salve Hamilton, fiquei muito satisfeito com a sua explanação e creio que se existia alguma dúvida sobre o uso do militec1, agora não há mais o que se discutir. É bom ouvir opinião das pessoas, mas nem sempre o que nos é sugerido é a melhor opção. Tá resolvido, não vou me aventurar a fazer experiencias com minha Sassá. Abraços Saharentos! - Andarilho - 06-05-2007 Ta galera,lendo agora o q alguns colegas falaram a respeito da possivel merd* q possa dar na embreagem,eu m toquei e humildemente tenho uma coisa a confessar: MInha embreagem já éra,e eu nem tinha m tocado q pudesse ter sido (ou contribuido) o militech,talvez seja só coincidência,mas a embreagem ta patinando demais e vou ter q trocar o conjunto. Inclusive comprei uma tal de fisher,q falaram ser a marca melhorzinha. Um abraço e militech nunca mais! |