![]() |
MARCADOR DE MARCHAS - Versão para Impressão +- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn) +-- Fórum: MECÂNICA - Honda NX350 Sahara (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=9) +--- Fórum: Motor (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=28) +--- Tópico: MARCADOR DE MARCHAS (/showthread.php?tid=1413) |
- herickf - 12-02-2008 Olá pessoal, Sinto falta do marcador... Mas quando se conhece a moto da pra saber em que marcha está! Mas o marcador de combustível me faz muita falta... Alguem ja colocou algum em sua Saha??? Minha moto é louca, cada dia gasta um tanto...rs Vlw! - lazas - 26-05-2008 Genios Nos ajude a fazer essa magica vamos tentar colocar um marcado de combustivel!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ![]() Valeu !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! - Paulino - 27-05-2008 Bom, O circuito não tem nada de complicado. É só montar um contador TTL ou um CMOS com uma década contadora 4017, um bargraph LM 3915 e alguns buffers com diodos e BC548 ou 547. A Ká sabe o que estou falando ![]() Podemos também montar dois flip-flop MS com um 4013 para o acionador da década contadora. Um pulso sobe um e outro pulso desce. Para o acionamento podemos utilizar também dois AOs, com um CA 3914 (duplo 741) e assim fazer o acionamento sobe-e-desce. Vou elaborar o projeto e simular no EWB e depois posto para vocês o resultado. Abraços saharentos! - Saboya - 27-05-2008 Não manjo nada disso :oops: Mas como seria feito com o ponto morto, ele fica entre a 1ª e a 2ª????? 6 5 4 3 2 N? 1 - olobo - 27-05-2008 Paulino Escreveu:Bom, ![]() ![]() ![]() Paulino, estas palavras aí em cima.... Você as aprendeu depois de ser abdusido??? ![]() ![]() []s - Manguaça - 27-05-2008 Teria um sensor no pedal? Mas e no caso de a marcha não entrar corretamente? - jamesleepotta - 29-05-2008 Paulino Escreveu:Bom, Problema seria manter sincronizada as marchas com o contador digital, pois se instalados sensores apenas no pedal acionador das marchas, haverá situações em que a moto estará em uma marcha e o contador achará que está em outra, afial, nei sempre um acionamento no pedal de cambio e certeza de marcha engatada. Quanto a sensores no motor, temos duas opções: Atrás da embreagem, direto no seletor de marcha, havendo nessecidade de peças resistêntes a temperatura e óleo. Sensores ao lado do sensor de neutro, o que acho mais viavel, mas creio que neste caso seria nessesário furar a carcaça e imbutir mas sensores iguais o neutro, não sei se há espaço para isso, e se tantos furos não prejudicarão a resistência mecânica da carcaça, para este seriam necessários mais dois sensores além o neutro, e a desmontagem total do motor, para imbutir dois novos acionadores ao tambor cami da caixa de cambio. Estes três sensores atuaram como codigos Binários. - jamesleepotta - 29-05-2008 Pessoal cheguei a um projeto para está idéia: Tenho que desenhar para postar aqui, fica mais fácil de entender, mas a idéia é ter três sensores, dois a mais que o neutro, e adicionar mais duas esferas ao cami, ou tambor seletor de marchas. cheguei a um posicionamento destes sensores e dos acionadores do cami que darão a seguinte combinação: Sensor 1 Neutro Sensor 2 1 0 0 Primeira Marcha 0 1 0 Neutro (configuração original) 0 1 1 Segunda Marcha 0 0 0 Terceira Marcha 1 0 1 Quarta Marcha 0 0 1 Quinta Marcha 1 1 0 Sexta Marcha Tudo isso é pura teoria, como já havia dito, não sei se há espaço físico para mais dois sensores na lateral do motor, sem contar que será necessário o desmonte completo do motor para retirar o cami. Alguém tem uma carcaça sucatiada pra fazermos experimentos??? - jamesleepotta - 30-05-2008 Aqui vai o meu esboço, falta agora alguém que manje de eletrônica digital para desenvolver um painel e é claro, uma cobaia :twisted: :twisted: :twisted: http://img67.imageshack.us/my.php?image=projetosensorcambiowt0.jpg Desculpem, mas eu não consegui postar a foto aqui, qual era o topico que falava sobre postar fotos, pesquisei mas achei só 58628 respostas para o assunto... - Marião - 30-05-2008 ![]() |