Sahara Maniacos
Corrente de comando.... - Versão para Impressão

+- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn)
+-- Fórum: MECÂNICA - Honda NX350 Sahara (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=9)
+--- Fórum: Motor (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=28)
+--- Tópico: Corrente de comando.... (/showthread.php?tid=70)

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25


- Piske - 09-04-2009

Jailson Machado Escreveu:Olá turma!
Minha Sahara também já está dando sinais de troca de corrente de comando.
Alguém poderia me dizer se dá para trocar a corrente abrindo somente a tampa de válvulas e a tampa do lado direito do motor, assim como na tornado? :?:



- Amaury Morais - 09-04-2009

Jailson Machado escreveu: Olá turma!
Minha Sahara também já está dando sinais de troca de corrente de comando.
Alguém poderia me dizer se dá para trocar a corrente abrindo somente a tampa de válvulas e a tampa do lado direito do motor, assim como na tornado?


Olá Jailson,

É isso mesmo. Tampa de válvulas e lateral direita.
Porém, depois que retirar a lateral, também será necessário desmontar a embreagem e bomba de óleo.

Se você tiver disposição :? , eu escrevi "um livro" contando minha experiência ao fazer esse serviço em casa.

Está neste mesmo tópico, algumas mensagens para trás.

Um abraço.

Amaury


- Amaury Morais - 09-04-2009

Manguaça Escreveu:Tomem cuidado com essa gambitech pessoal, acabei de quebrar os 4 pinos do platô da embreagem usando essa técnica. Vou ter que fazer uma segunda gambitech agora para apoiar no cubo central da embreagem. A brincadeira ta ficando cara.
Olhem o estrago:

Olá Manguaça,

Sinto muito pelo ocorrido, mas creio que deve ter havido algum fato extraordinário para ocorrer essa quebra.
A "gambiarra" proposta é somente uma forma de solucionar a falta de uma ferramenta chamada FIXADOR DA EMBREAGEM (código Honda 07923-KE1000BR).
Esse fixador é instalado na embreagem através desses quatro parafusos. Ele tem um braço de alavanca. Essa alavanca é que trava o movimento de todo o conjunto. O que fiz foi substituir esse braço pela chapa.
Tem uma foto dessa ferramenta na página 9-6 do Manual de Serviço da Sahara.
Como outro colega comentou, é necessário fixar a embreagem, principalmente na montagem, quando o torque especificado precisa ser aplicado.

Abraços.

Amaury


- jamesleepotta - 09-04-2009

Tirar a embreagem sem a ferramenta adequada é realmente complicado, quando fiz o motor da minha também quebrei o dito plato, a boa notícia é que não é difícil de encontrar, é o mesmo da falcon, e também não é lá mui caro.


- Martinez - 10-04-2009

jamesleepotta Escreveu:Tirar a embreagem sem a ferramenta adequada é realmente complicado....

Se não tiver um pito 27 e a tal da "aranha", esqueça Big Grin


- Jailson Machado - 10-04-2009

Olá turma!
Piske, obrigado pelo redirecionamento.
Amaury, obrigado pelas dicas e parabéns pela coragem e sucesso da troca da bendita corrente de comando.
Eu li as 19 páginas, obrigado a todos, pois isto enriqueceu meus conhecimentos sobre esta magnífica moto (Sahara).
Paulinho, fiquei com uma dúvida, o parafuso que você soltou com uma chave 10mm para então girar o tensor com alicate, está para fora do motor ou está dentro do motor?
Eu olhei com atenção na minha Sasa, mais somente visualizo aquele do tensor que o Martinez postou a foto.
Valeu turma.


- Jailson Machado - 10-04-2009

Achei o danado do parafuso, ele faz parte dos que prendem a tampa do cabeçote, eu imaginava que seria um na horizontal e não na vertical.
Para minha surpresa o sextavado dele é 8 e não 10mm e o pior é que tava com o sextavado espanado, estou tentando tirá-lo, mas tá difícil, já tentei com um pequena chave inglesa, um pequeno grifo, e agora estou tentando com uma pequena talhadeira e um martelo. O duro é que tenho as chaves 8mm de boca, estrela e L, mas neste caso não me servem.


- Jailson Machado - 10-04-2009

Finalmente consegui retirar o parafuso, na talhadeira mesmo. rsrsrs
Girei o tensor em 1/4 de volta, mas não consegui retorná-lo de jeito nenhum, então dei uma volta completa e reinstalei o parafuso.
Isto é incrível, mas o barulho parou!!!
Amanhã vou fazer um passeio com a turma, vamos ver no que vai dar, acho que vou rodar uns 350 km.
Depois eu posto aqui, agora posso comer meu bacalhau tranqüilo. rsrsrs
Valeu pessoal, um bom final de semana Santa pra todos.


- Paulinho (In Memorian) - 10-04-2009

Jailson Machado Escreveu:Finalmente consegui retirar o parafuso, na talhadeira mesmo. rsrsrs
Girei o tensor em 1/4 de volta Confusedhock: Confusedhock: Confusedhock: , mas não consegui retorná-lo de jeito nenhum.

Girar o pino apenas, no máximo uns dois milímetros.
Eu particularmente, aperto o dito cujo com o alicate de pressão, desparafuso e , segurando firmemente o alicate dou partida e vejo o barulho
ir embora, então vejo o deslocamento e é isso, volto-o na referida posição
e reaperto e fico feliz...
Big Grin


- Paulinho (In Memorian) - 10-04-2009

Martinez Escreveu:
jamesleepotta Escreveu:Tirar a embreagem sem a ferramenta adequada é realmente complicado....

Se não tiver um pito 27 e a tal da "aranha", esqueça Big Grin

Tchiu, aqui tiramos com chave 27 e pau nela...kkkkkkkkkkkkkkkkk