Sahara Maniacos
Corrente de comando.... - Versão para Impressão

+- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn)
+-- Fórum: MECÂNICA - Honda NX350 Sahara (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=9)
+--- Fórum: Motor (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=28)
+--- Tópico: Corrente de comando.... (/showthread.php?tid=70)

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25


- claudio_guedes - 03-06-2008

Amigos,
Depois de algum tempo voltei a ativa... e já voltei para comentar com vcs que ontem (exatamente, ontem...) troquei a corrente de comando, tensor da mesma, e alguns itens relacionados (pino, mola, etc) e ficou tudo por R$ 590,00 (com a mão-de-obra)!!!
Considerando que moro no interior, e que as peças foram todas originais, achei o preço bom!!! E ainda dividido em 3x.
Ficou com barulho de motor novo!!!!!!!!
E aproveito para reafirmar o que todo mundo já falou: nesse caso, use somente peças originais. Não vale arriscar !!!
Abcs,


corrente de comando - Joelson - 21-06-2008

Dae galera, tudo bem? estou com uma grave dúvida, lendo todos esses tópicos eu percebi que todos estão "masseteados" quanto a troca da corrente de comando. Acontece que por não ter experiência no assunto eu levei a minha sahara 97 ano passado ( mais ou menos no meio do ano) p/ um mecanico que me indicaram aqui em Curitiba p/ trocar a bendita corrente e ele me garantiu que era só a corrente com defeito.Inclusive pediu pra eu comprar a dita e uma junta da lateral da moto.Acontece que quando fui buscar a moto percebi que ele não tinha mexido na lateral do motor,somente na tampa de cabeçote.Enfim a moto tava funcionando bala, sem barulho nenhum e eu mesmo percebendo que ele não abril a lateral direita não fiz nenhum comentario e fui embora com a moto(paguei R$100 de mão de obra).
Acontece que agora (6000Km depois )começou a batedera de novo.E agora? a dúvida é ? é possivel trocar a corrente somente abrindo a tampa do cabeçote?


Corrente de Comando - Amaury Morais - 21-06-2008

Olá Joelson,
No meu caso, fui eu mesmo que realizei a troca alguns meses atrás, e confirmo que é impossível fazer a troca sem abrir a lateral direita do motor do motor (tem que retirar embreagem e bomba de óleo).
A única alternativa seria fazer uma emenda (conectando a nova na velha, e ir puxar a nova com a velha e emendar novamente). Não tenho informação se existe algum dispositivo para travar o pino da corrente de comando igual o de corrente de transmissão.
Não querendo acusar o mecânico, mas considerando a quilometragem que andou, o que pode ter ocorrido foi o mecânico não ter realizado a troca mas apenas um aperto no pino da mola, conforme alguns colegas já relataram. Melhora por um tempo mas depois volta com o barulho.
Um abraço.
Amaury


- felix - 21-06-2008

Pessoal, como vão todos? Bem sou novo na turma e, trago um problema meu que tento resolver há um tempo, porém, sem solucção. A questão é que quando estou sozinho na moto(sahara óbvio), ouço um barulho quando emprego uma aceleração mais forte, parece que a correte (não a de comando) está mastigando e, quando estamos em 2 o barulho agrava. Um mecänico diz não ser nada, outro diz comando. Qaundo ela está em ponto Morto, acelero forte e, naão apresenta o barulho(orientação de outro mecanico), porém há mecanicos que dizem que mesmo em ponto morto, não é possivel verificar corrente de comando. Enfim pessoal não sei...inclusive irei para o Arraiá, mas estou com medo, embora tenho ido direto á Caraguá, mas com certos receios
abraços


- Amaury Morais - 21-06-2008

Olá Felix,

Tentando ajudar no diagnóstico de corrente de comando:

1. A quilometragem é uma boa indicação. A minha troquei com 78 mil, mas temos colegas que realizaram antes. Se estiver com mais de 60 mil, já pode ser um indício.

2. Barulho com motor frio: em geral, começa com um tec-tec quando o motor é ligado frio. Depois que esquenta o barulho para. Isso no início, pois depois o barulho é contínuo.

Considerando o barulho relatado por você, que só aparece quando acelera forte, já tive algo parecido e não era corrente de comando. Foi resolvido com uma revisão e regulagem do carburador e regulagem das válvulas.

Um abraço.

Amaury


- felix - 22-06-2008

Legal Amaury,

Vou levar para dar uma olhada nestes sistemas todos...porém hoje me deu um estalo e fui verificar... bem, não sei, mas tive a impressão de ver a roda meu que fora de centro, como se o lado da coroa e corrente, estive mais puxa para frente que o outro lado, naão sei, mas poderia ser isto não? daí este barulho que poderia ser da corrente rodando torcida e, não a de comando...sera?
Mas valeu a dica vou levar para veificar carburação e valvula,
Valeu, Amaury


corrente de comando - Joelson - 25-06-2008

Valeu Amaury pela dica, acho que realmente eu fui enganado,mas eu me sinto um pouco culpado por isso pois eu nem conhecia o mecanico, só fui lá porque um cara de uma outra oficina do lado me indicou(falou assim: leva alí naquele cara que ele resolve pra você).E além do mais quando fui buscar a moto eu já deveria ter questionado a situação e pelo menos ter pedido a corrente velha p/analizar. Quanto ao barulho eu seguí a sugestão de ajustar aquele parafuso do tensor e por enquanto ta dando certo, o barulho parou.
Abraço
Joelson


- SevenBSB - 16-07-2008

Site do fabricante THL

http://thl.com.br/ :roll:

[]'s


- CARLOS-BSB - 10-08-2008

Fiz todo esse serviço na minha Sahara recentemente numa boa revisão(veja data na nota) e os valores.
Ficou REDONDINHA! Pronta pra mais muitos milhares de KM. Wink
[Imagem: DSC00666.jpg]
[img][Imagem: DSC00596.jpg][/img]


- Castanheda - 07-09-2008

PRONTO Terminei de ler as 17 páginas, em breve relato e ponho as fotos de minhas aventuras recentes, de quando a moto só pegava no tranco e eu usei escovas de fusca pra trocar as escovas do motor de partida, e de como minha corrente de comando, de tão folgada, pulou um dente, tirando a moto do ponto, fazendo com que ela não pegasse mais =(

O mecânico recomendou a troca da corrente, da mola, do braço,
do tensor, do guia, como o Brasil está nessa crise política de
escutas e tal, achei por bem usar as peças que tinha estocado
o braço do tensor, e a mola, só ! E depois abrir o motor de novo
pra trocar o resto...

Despues teremos as fotos, e o vídeo que fiz de como trocar as
escovas do motor de partida, sem tirar o escapamento, e gastando
somente 4 reais hahahah